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Obras da duplicação na MS-156 estão adiantadas

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01/12/2009 – 18:12

Foto: Ricardo Minella

Ricardo Minella

Os trabalhos de duplicação da Rodovia MS-156, encontram-se em fase bastante adiantados, sendo que a implantação da segunda pista está praticamente concluída desde o município de Itaporã até a entrada da Reserva Indígena em Dourados. O deputado federal Geraldo Resende, uma das lideranças políticas que luta há vários anos por essa obra, comemorou o fato de que a duplicação, além de embelezar o trajeto entre as duas cidades, já está trazendo mais segurança aos que se utilizam da rodovia.

Segundo Geraldo a MS-156 deverá ser uma das rodovias mais bonitas do Estado, seguindo os padrões das vias que ligam os grandes centros, em outros Estados do país. Ainda de acordo com o parlamentar “essa estrada, que antes foi palco de acidentes que trouxeram tristeza a muitas famílias, com a pista duplicada em grande parte de sua extensão, já reduziu drasticamente essas ocorrências, que em breve serão coisa do passado”.

A duplicação da MS-156 é uma ação do Governo do Estado, demandando um investimento de aproximadamente R$ 14 milhões que atende solicitação de diversas lideranças, tanto de Dourados, quanto de Itaporã. O deputado Geraldo Resende foi um dos que lutou por essa obra, desde quando foi deputado estadual. “Com a duplicação, o governador André atende a uma luta de vários deputados, prefeitos e de segmentos importantes da comunidade dos dois municípios, que ao longo dos anos fizeram articulações e mobilizações em favor dessa obra”, ressalta o deputado.

Nos trechos já duplicados, a MS-156 tem 19 metros de largura, com duas faixas adicionais de 3,5 metros de largura em cada sentido, ou seja, apresenta duas novas pistas de sete metros cada. Nas laterais será implantado acostamento de 2,5 metros, pavimentado e nivelado com as pistas.

A mureta de concreto que está sendo implantada é de 80 centímetros separando as duas pistas. Nos dezoito quilômetros da rodovia serão implantados superpostes a cada trinta metros. Nos três quilômetros em que a via cruza a Reserva Indígena de Dourados será implantada uma tela de proteção de um metro e vinte centímetros sobre a mureta divisória das pistas. Esse trecho terá ainda uma pista lateral, exclusiva para os transeuntes que estejam a pé, de bicicleta ou mesmo veículos de tração animal.

A MS-156 é uma via de tráfego intenso pelo fato de cortar uma região agropastoril muito rica, além de servir de ligação entre grandes centros produtores e consumidores. “É rota para o escoamento da produção agropecuária da Grande Dourados, bem como para os motoristas do Cone Sul e Fronteira de Mato Grosso do Sul que seguem para Campo Grande, região sudoeste ou para a região norte do país, além do fluxo dessas regiões para o sul do país”, afirma Geraldo Resende. 

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