Início Últimas Notícias O desafio de Simone

O desafio de Simone

0
A presidenciável do MS, senadora emedebista Simone Tebet

Ungida por partidos de centro como a melhor alternativa para a candidatura presidencial, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) terá agora o desafio de criar uma marca, segundo aliados. De acordo com essa avaliação, a ausência de posicionamentos firmes em relação a temas controversos é algo que precisará ser trabalhado. Ela costuma ficar em cima do muro em algumas pautas, tentando agradar os dois lados da polarização, o que precisará mudar daqui em diante.

Sobre a Operação Lava Jato, por exemplo, na sabatina organizada pela Folha e pelo o UOL, Tebet fez elogios e críticas. “Não fico nem a favor nem contra a questão da Lava Jato. Ela cumpriu um papel importante, escancarou verdadeiros escândalos de corrupção, não adianta o PT dizer que não houve”, afirmou.

Por outro lado, diz que houve “excessos do rito processual”. “Não tenho dúvida nenhuma disso. Tenho um bom relacionamento com o [ex-juiz Sergio] Moro e quero acreditar que houve boa-fé. Mas aí tem que perguntar para ele, para os membros do Ministério Público, do Judiciário, para ver se houve má-fé ou boa-fé”, esquivou-se.

Em entrevista ao UOL, a senadora se posicionou contra o aborto, mas tentou fazer um aceno às feministas ao declarar que o tema não deveria ser tabu. “O feminismo que eu acredito é aquele que luta pelos seus direitos, compreendendo quem pensa diferente, e vice-versa. Aliás, essa é a grande beleza da democracia”, pontuou. Na sequência, afirmou se tratar de um assunto sério que precisa ser debatido com seriedade, e não a cada quatro anos, em campanha eleitoral.

Sobre privatizações, sua posição também é dúbia. Em um esboço de plano de governo divulgado pela CNN, Tebet se diz a favor das privatizações. Mas quando questionada sobre a venda da Petrobras, afirma se contra.

Outro aliado da possível coligação afirma que essa dubiedade pode ser usada como um trunfo, pois é melhor não se posicionar do que fazê-lo de forma equivocada. Disso dependerá ela empolgar a estrutura partidária para trabalhar a seu favor.

Os três partidos partidos que sinalizam apoiá-la (MDB, Cidadania e PSDB) têm 17 candidatos a governador, a maioria com chances de ir ao segundo turno.

O primeiro desafio será no seu próprio partido, o MDB. Parlamentares do Nordeste, como o senador Renan Calheiros (MDB-AL), já declararam apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enquanto diretórios do sul têm preferência por Jair Bolsonaro (PL).

Por meio de sua assessoria, a senadora diz que “ficar em cima do muro não é uma posição que a caracterize”.

“Sua atuação política tem como marca a adoção de posições claras e firmes sobre quaisquer temas. Assuntos complexos, porém, não podem ser abordados de forma superficial, apenas para suprir uma suposta ‘necessidade de contundência’. 

Não é assim que se faz a boa política. Isso seria leviano, mero populismo”, afirma. Ainda de acordo com a assessoria, “como cristã, ela é contra o aborto, mas entende, como democrata, que é preciso ouvir a sociedade e debater o tema no Congresso Nacional”.

Com relação às privatizações, ela é liberal, “mas disse não à desestatização da Petrobras no momento em que o tema era tratado apenas como forma de conter a interferência equivocada do governo federal na política de preços da companhia”.

Quanto à Lava Jato, Tebet diz que reconhece méritos na operação, mas não nega que houve excessos na sua condução. (FOLHAPRESS).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile