A pouco mais de dois meses das eleições de outubro, a nova pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira pelo jornal “Folha de S. Paulo”, aponta para um cenário de estabilidade na disputa presidencial, na comparação com o último levantamento. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a liderança no primeiro turno com 47% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece na segunda colocação com 29%. Na pesquisa anterior, divulgada em junho, Lula aparecia com 47% e Bolsonaro com 28%.
A margem de erro do levantamento é de dois pontos para mais ou para menos. A nova pesquisa indica que Lula poderia vencer a eleição presidencial no primeiro turno, caso o pleito acontecesse no cenário atual.
Em terceiro lugar, Ciro Gomes (PDT) soma 8% dos votos. Simone Tebet tem 2%. Já André Janones (Avante), Vera Lúcia (PSTU) e Pablo Marçal (Pros) marcaram 1% cada. Felipe d’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Eymael (DC), Luciano Bivar (UB) e General Santos Cruz (Podemos) não pontuaram. Outros 6% dos entrevistados declararam voto em branco ou nulo e 3% não sabem em quem votar ou não responderam.
De acordo com os números do Datafolha, Bolsonaro ganhou três pontos percentuais, uma oscilação dentro da margem de erro, entre eleitores com renda de até 2 salários mínimos, principal estrato socioeconômico do levantamento. Lula tem 54% nesse grupo, contra 23% de Bolsonaro.
Nos segmentos mais ricos, Bolsonaro está à frente do petista. No grupo com renda acima de 10 salários mínimos, o atual presidente marca 41% (era 47% em junho). Já Lula tem 33%.
A pesquisa mostra alta acima da margem de erro nas intenções de voto de Bolsonaro no eleitorado feminino, grupo que tem recebido atenção especial da campanha do pré-candidato do PL. O atual presidente ganhou seis pontos percentuais: Lula lidera com 46%, enquanto Bolsonaro soma 27%. Entre os homens, Lula lidera por 48% a 32%.
No segmento evangélico, Bolsonaro tem 43% dos votos. No último levantamento, tinha 40%. Já Lula marca 33% nesse grupo (tinha 35%).
Na estratificação regional, Lula segue à frente no Nordeste. O petista tem 59%, ante 24% de Bolsonaro. No Sudeste, Lula tem 43%, enquanto o presidente marca 28%. No Norte, Bolsonaro empata tecnicamente com Lula. O presidente tem 39%, ante 41% do petista.
A nova pesquisa Datafolha também mostra estabilidade no voto espontâneo, quando a lista de pré-candidatos não é apresentada ao entrevistado. Lula tem 38% (tinha 37%), Bolsonaro marca 26% (27% antes), Ciro tem 3% e Tebet chega a 1%.
O Datafolha entrevistou, nesta quarta e quinta-feira, 2.556 eleitores em 183 municípios de todas as regiões do país. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01192/2022. O índice de confiança é de 95%. (O Globo — Rio de Janeiro).