As principais lideranças do PT de Dourados estarão reunidas na tarde deste sábado (19), a fim de aprovar a prorrogação dos mandatos da direção municipal e preparar o partido para as eleições de 2024. A plenária atende resolução da direção nacional e a nova configuração da Executiva e do Diretório decidirá o rumo do partido até meados de 2025.
Ao longo dos últimos meses, o presidente João Carlos Joca de Souza conversou com lideranças das forças partidárias e construiu consenso em torno dos membros do diretório (com um e outro remanejamento e algumas substituições), para oxigenar o PT e prepará-lo para disputar à sucessão do prefeito Alan Guedes (PP). A permanência de Joca na presidência é também consensual entre as forças internas.
A direção do PT de Dourados é formada por cinco correntes: Democracia Socialista (DS), Construindo um Novo Brasil (CNB), Articulação de Esquerda (AE), Núcleo Universitário e Independentes, representados, respectivamente, por João Grandão, José Henrique Marques, Natal Ortega, Damião Duque de Farias e Zonir Tetila.
A atividade deste sábado contará com a presença do presidente Regional do PT, Vladimir Ferreira, da deputada estadual Gleice Jane, do vereador Elias Ishy, do ex-prefeito Laerte Tetila e do ex-deputado federal João Grandão. É esperada, também, a participação de outras lideranças estaduais e locais.
“Vamos debater como o PT está presente nas diferentes regiões da cidade. Estamos organizados de diferentes formas: em Secretarias, das Mulheres, da Juventude e de Formação; em Setoriais, de Combate ao Racismo, Indígena, Meio-ambiente e de Cultura. Temos Núcleos por local de trabalho e profissão, o Universitário e o dos Correios, assim como novos núcleos em algumas regiões da cidade. Estes são espaços onde ocorrem debates e formação política da nossa militância, organização de luta por direitos relacionados às demandas da cidade. Essas experiências, dentre outras, vão contribuir para a construção de propostas para a cidade de Dourados”, afirmou Joca.
Para orientar o debate na plenária, o partido propôs a seguinte pauta: organização territorial de base; formação política dos filiados e filiadas; desafios e avanços do Governo Lula; planejamento para as eleições municipais.
Joca entende que “com o governo Lula, vivemos um momento de reconstrução do país, depois de um período de desmonte de políticas públicas, que são propulsoras da cidadania, principalmente para as populações mais vulneráveis. O combate à fome através de vários programas, a geração de emprego e renda, a retomada da industrialização, os investimentos em saúde e educação já estão apresentando resultados, na perspectiva de gerar vida digna para a população. Além disso, a preservação do meio-ambiente nunca se fez tão necessária, várias medidas já foram tomadas. Dourados é beneficiada com todas essas atuações”.
Quanto às eleições que se avizinham, o PT de Dourados discutirá a organização do partido e aprovará o calendário de debates para construção do programa e definição das pré-candidaturas que deve ocorrer até o final de 2023.
Para a disputa da prefeitura, já está colocada a pré-candidatura do professor Tiago Botelho. Jovem liderança, que teve ótimo desempenho como candidato ao Senado nas últimas eleições, ele recentemente assumiu a Superintendência do Patrimônio da União em MS. Um outro nome é Elias Ishy, que não descarta a possibilidade de concorrer a disputa majoritária.
O PT de Dourados aposta numa chapa forte na proporcional para conquistar de três a quatro cadeiras na Câmara de Vereadores e, assim, ampliar a bancada. “Levamos em consideração o cenário que vivemos, com o governo Lula, assim como o desempenho do partido nas últimas eleições em Dourados, as votações das nossas candidaturas Gleice Jane, Elias Ishy e Tiago Botelho, bem como o desempenho em Dourados de companheiros e companheiras do PT de outras regiões do estado”, explica Joca, que a partir da plenária deste sábado, levará esse debate à Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB e PV).
A Plenária Municipal de Dourados acontecerá a partir das 13h30, na sede do Sindicatos dos Servidores Público (Sinsemd), à rua Floriano Peixoto, 1072, no Jardim América.
José Henrique Marques/Folha de Dourados
