22.1 C
Dourados
sábado, abril 27, 2024

O ‘carinho’ de Lula pelas Forças Armadas

Declaração do presidente foi dada durante o lançamento do submarino Tonelero, em Itaguaí (RJ), com participação do mandatário francês Emmanuel Macron

- Publicidade -

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez novo aceno aos militares na manhã desta quarta-feira, durante o lançamento e batismo do submarino Tonelero em Itaguaí, na Costa Verde do Rio. Acompanhado do presidente da França, Emmanuel Macron, que cumpre agendas no Brasil nesta semana, o petista afirmou que tem “carinho” pelas forças armadas e defendeu que elas sejam “altamente qualicadas” como forma de “garantir a paz”.

— Esse carinho que temos com a Marinha, temos com a Força Aérea Brasileira e com o Exército Brasileiro, porque um país do tamanho do Brasil precisa ter forças armadas altamente qualificadas, altamente preparadas ao ponto de dar respostas e garantir a paz quando nosso país precisar — afirmou Lula.

Nas últimas semanas, Lula vem modulando as declarações sobre os eventos de 60 anos do golpe militar, data lembrada no próximo domingo, e fala em “virar a página”.

Animosidade contra processo democrático

O petista também defendeu a valorização das estratégias de defesa em face de “um processo de animosidade contra o processo democrático” no Brasil.

— Temos que nos preocupar com a nossa defesa, a defesa para quem quer paz. Temos que nos preocupar com a tranquilidade de 203 milhões de brasileiros. Existe um processo de animosidade contra o processo democrático nesse país e no planeta Terra — disse o presidente.

Além de Macron, estiveram ao lado de Lula os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores) e José Múcio Monteiro (Defesa), além do assessor-chefe da Assessoria Especial da Presidência, Celso Amorim, e do chefe da Marinha, o almirante Marcos Sampaio Olsen. O governador do Rio, Cláudio Castro (PL), que acompanhou o evento ao lado do presidente francês. A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, foi escolhida para batizar o submarino, respeitando uma tradição da Marinha.

Ainda acompanharam o evento os ministros Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Nisia Trindade (Saúde) e o general Marcos Antônio Amaro (Gabinete de Segurança Institucional).

Julia Noia/O Globo — Itaguaí (RJ)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Últimas Notícias

- Publicidade-