35.1 C
Dourados
segunda-feira, abril 29, 2024

Irã inicia ataque a Israel

Segundo informações publicadas pela imprensa israelense, drones ainda levarão horas para chegar ao país atacado

- Publicidade -

O Irã iniciou um ataque de retaliação a Israel lançando ‘dezenas de drones’, afirmaram as Forças Armadas de Israel, marcando uma grande escalada de tensões na região do Oriente Médio. A notícia foi inicialmente reproduzida pelos principais sites de notícias de Israel e também pelas redes de TV CNN e al-Jazeera, e posteriormente confirmada por autoridades americanas.

— O Irã lançou drones de seu território em direção ao território do Estado de Israel — disse o porta-voz das Forças Armadas, Daniel Hagari, em comunicado televisionado. — Estamos trabalhando em estreita cooperação com os Estados Unidos e nossos parceiros na região para agir contra os lançamentos e interceptá-los.

Segundo Hagari, a situação está sendo monitorada e que a ameaça levará algumas horas para chegar a Israel.O GPS não estará disponível em certas áreas como parte dos preparativos de segurança, acrescentou.

— Se descobrirmos ameaças específicas com um tempo de chegada mais curto, atualizaremos vocês imediatamente — disse Hagari. — Pedimos que estejam atentos e sigam as instruções do Comando da Frente Interna. Entendemos essas ameaças e lidamos com elas no passado.

O Irã prometeu retaliar o Estado judeu pelo bombardeio ocorrido em 1º de abril contra seu Consulado em Damasco, o qual atribuiu a Israel. Sete membros da Guarda Revolucionária, o exército ideológico da República Islâmica, foram mortos no bombardeio, incluindo dois com o posto de general.

Mais cedo, o primeiro ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, se dirigiu ao país e afirmou que Israel estaria preparada “para a possibilidade de um ataque direto” do país e convocou o gabinete de guerra e o gabinete de segurança para uma reunião ainda hoje.

Israel já havia alertado que o Irã sofreria as “consequências por escolher agravar ainda mais a situação”, à medida que aumentavam os temores de um conflito mais amplo, mais de seis meses após o início da guerra de Israel contra o grupo terrorista Hamas.

Diante da ameaça, o Ministério dos Transportes de Israel anunciou que, a partir das 12h30 da manhã (6h30 no horário de Brasília), o espaço aéreo do Estado judeu será fechado para voos domésticos e internacionais.

O Globo

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Últimas Notícias

- Publicidade-