Pré-candidatos de cinco partidos, representantes de outros, dirigentes de legendas constituídas no Município, lideranças empresariais e convidados participaram, na tarde desta quarta-feira (24), da apresentação resumida da Agenda Dourados 2030, resultado de um trabalho iniciado há mais de dois anos e que envolve segmentos da sociedade internalizados no CODED, o Conselho de Desenvolvimento Estratégico, criado com o objetivo de oferecer contribuições às futuras gestões do Município.
A proposta, conforme explicou na abertura o presidente da Diretoria de Implantação do Conselho, Nilson Aparecido dos Santos, consiste de um plano elaborado com eixos e sub-eixos temáticos em contribuição aos candidatos no pleito eleitoral de 2024 e 2028 “para que haja continuidade nos projetos administrativos e a cidade siga harmoniosa, dando prioridade ao bem estar social, cultural e econômico, com sustentabilidade e inteligência”.
Durante apresentação técnica dos estudos levantados para enfrentamento aos desafios nas áreas da saúde, educação, segurança, inovação, planejamento urbanos e de meio ambiente, desenvolvimento econômico, agronegócio, turismo, atração e retenção de negócios, os coordenadores de cada sub-eixo mostraram o que o CODED considera demandas principais às futuras gestões.
Agora, após a confirmação oficial das candidaturas, pelo processo de convenções, o Conselho vai entregar a cada coligação/federação a cartilha completa com todos os dados compilados junto à sociedade, visando obter o máximo de engajamento daqueles que se propõem a administrar o Município pelos próximos anos. O ato de apresentação da Agenda 2030 ocorreu no auditório da Aced (a Associação Comercial e Empresarial de Dourados), onde o presidente Paulo Roberto Campione e demais diretores recepcionaram as partes interessadas.
Acolhimento
“Muitas ideias, Cidade Sustentável, inovadora, fico feliz em saber que o que a gente tem estudado, se encaixa aqui, muita coisa já está no nosso plano”, disse, ao final da apresentação, a pré-candidata a prefeita Gianni Nogueira. Já o pré-candidato Tiago Botelho considerou o momento muito importante: “A gente vê um corpo técnico discutindo uma Dourados que se conecta com o século 21, que se conecta com meio ambiente, agronegócio, educação e inovação e nós podemos melhorar a gestão”, disse.
A pré-candidata Bela Barros considerou a apresentação o início de um direcionamento correto. ˜Pretendo acatar tudo, está perfeito”, afirmou, acrescentando que tem ainda a preocupação com a retomada do aeroporto de Dourados: “Desde 1998 a gente discute essa infraestrutura e infelizmente ainda não temos um aeroporto a altura da cidade”, opinou.
“Um trabalho muito bem elaborado, a gente percebeu exemplos que já deram certo em outras cidades e está sendo apresentada uma ferramenta poderosíssima pra futuros gestores, os que querem colocar Dourados em um outro patamar de desenvolvimento”, avaliou o pré-candidato Humberto Teixeira Junior.
O prefeito Alan Guedes, que se apresenta como candidato a reeleição, considerou essa oportunidade, extraída do programa Cidade Empreendedora, desenvolvido em parceria pela Prefeitura com o Sebrae, “um resultado muito profundo e que vai ajudar a pensar Dourados como a cidade do futuro, um projeto perene de um Conselho com a participação de várias entidades, que perpassa a questão político-partidária e vai permitir uma cidade melhor organizada”. Para ele, seria inimaginável que qualquer um dos que desejam ser candidatos “não faça adesão a um plano que pensa o futuro da cidade de maneira coordenada”.
O presidente da Diretoria de Implantação do CODED avaliou como positivo o resultado apresentado. ˜Tivemos um público qualificado, interessado, correspondeu às nossas expectativas e reflete o reconhecimento do trabalho que vem sendo proposto”, disse Nilson Santos. Da mesma forma, o presidente da Aced, Paulo Campione, considerou que esse é um dia “pra ficar na história, porque saiu da Casa do Empresário, a Associação Comercial, essa oportunidade para que a sociedade civil possa pensar no que Dourados vai colher no futuro”.