31.4 C
Dourados
sexta-feira, novembro 22, 2024

Tiago Botelho prioriza fortalecimento da saúde pública em seu programa de governo

Candidato petista quer que Dourados volte a ser referência na Saúde Pública

- Publicidade -

Durante as atividades de campanha desta semana, o candidato à Prefeitura de Dourados, Tiago Botelho (PT), garantiu aos eleitores que a cidade voltará a ser referência na área da saúde, como cidade polo de atendimento para a região da Grande Dourados.

Em seu plano de governo, Tiago apresenta quarenta propostas focadas no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). As iniciativas visam atender demandas represadas e beneficiar públicos prioritários, como mulheres, indígenas, pessoas com doenças crônicas, síndromes e deficiências, além de reestruturar e qualificar a Rede de Atenção Psicossocial.

Uma das primeiras ações de Tiago, caso eleito, será a realização de mutirões de atendimentos para eliminar as filas existentes. “A ideia é agilizar a realização de exames e cirurgias por meio de uma política estratégica. Já conversamos com a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, e com o presidente Lula, e isso será possível”, destacou.

Tiago e Tetila também propõem a reestruturação e reforma do principal hospital da cidade, o Hospital da Vida, e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). “Saúde é questão de cidadania e vamos resolver os problemas da saúde da nossa cidade com inteligência, criatividade e seriedade”, afirmou Tiago.

Tetila e apoio do Governo Federal

Além do apoio federal, Tiago contará com a experiência de seu vice, Tetila (PT). Durante a gestão de Tetila, Dourados foi contemplada com inúmeros programas e que ainda hoje funcionam no município, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), implantado em seu mandato.

A cidade também recebeu o Hospital do Trauma, hoje Hospital da Vida, e o Hospital da Mulher, desativado em gestões posteriores. Tetila foi o responsável pelo aumento das equipes de Saúde da Família, atingindo uma cobertura de 60% da população à época, passando de 15 para 37, todas fundamentais para o atendimento de promoção à saúde.

Outra vitória da gestão junto ao Governo Federal foi a ativação do Hospital Universitário (HU), o credenciamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), aprovado em seu mandato, e o cadastramento para a construção de várias Unidades Básicas de Saúde. De 96 agentes comunitários de saúde, o prefeito do PT subiu esse atendimento à população chegando a mais de 300 agentes. Os serviços de distribuição de medicamentos foi descentralizando, passando de um único ponto para 11 farmácias.

Tetila sempre manteve o índice de investimento na saúde acima do obrigatório que é 15%, entregando seu mandato com 25% do percentual aplicado. O sucesso do PT na gestão também se estendeu aos trabalhadores, que ganharam um centro de referência à saúde do trabalhador.  

Redação Coligação Federação Brasil Esperança (PT-PcdoB-PV)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Últimas Notícias

- Publicidade-