Na manhã desta segunda-feira (16), o candidato a prefeitura de Dourados, Marçal Filho, participou do debate promovido pela FIEMS (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), no Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Diversos temas voltados para o desenvolvimento local foram abordados e, Marçal destacou sobre o anseio de trabalhar para consolidar Dourados como um grande polo industrial.
Inicialmente, Marçal Filho destacou a intenção de que o município assuma a gestão do Distrito Industrial de Dourados (DID), o que não acontece na administração atual. Contudo, ele ressaltou que anterior a isso, pretende intermediar diversas melhorias junto ao Governo do Estado para a área, principalmente em relação a infraestrutura, serviços, entre outros.
“Minha parceria com o governador Eduardo Riedel será fundamental para consolidar Dourados como um grande polo industrial. Tenho o compromisso do governador, que na nossa gestão o DID seja revitalizado em relação ao asfaltamento das ruas, iluminação pública, encaminhar mais centros municipais infantis para a região, enfim mais uma gama de ações que existem para que o DID seja realmente facilitador para essas indústrias e seus profissionais. Após o governo implantar essas ações haverá a transferência dessa gestão para a prefeitura de Dourados, tudo isso para dinamizar processos burocráticos e para o Distrito ter de fato o protagonismo que deve ter”, detalhou.
Marçal Filho ressaltou ainda a importância de valorizar os segmentos que são fortes no município como a indústria da proteína animal, produtos agrícolas e do etanol.
“Nossa força atualmente é a agroindústria, temos que ter em mente a consolidação de Dourados como a capital da agroindústria”, ressaltou.
Um ponto que foi amplamente debatido na sabatina é o fato da maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul estar há mais de três anos com o aeroporto interditado devido a obras, o que impacta negativamente para o desenvolvimento da região e, claro para a população que precisa do serviço do transporte aéreo. Neste aspecto, Marçal Filho foi enfático ao citar a falta de liderança da atual administração da cidade e a omissão em resolver a situação.
“O prefeito é o líder da cidade, assim como o Governador é o do Estado o presidente é do país. Nós temos que ter isso em mente e, eu tenho. Para o aeroporto, o recurso veio do Governo Federal, para ampliação da pista, para o terminal de passageiros, o recurso veio do Estado, mas a gestão do aeroporto é da prefeitura de Dourados, a qual não correu atrás de resolver a questão da demora da obra e outras burocracias e, recentemente assinou um termo, para passar a gestão do local”, pontuou.
Marçal Filho encerrou ao citar que pretende estruturar uma equipe que conte com pessoas tecnicamente capacitadas para resolver as questões dos mais diversos setores administrativos. Ele ainda frisou que logo após as eleições, pretende acompanhar ainda mais de perto as demandas existentes nos eixos da indústria e comércio para traçar encaminhamentos e soluções.
“Temos que aliar técnica e gestão. Ao final da eleição me reunir com todos os segmentos, segmentos da indústria, do comércio, conversar com essas pessoas que tem grandes contribuições para dar a Dourados e podem ajudar a construir uma cidade muito mais pujante do que já é”, finalizou.