21.8 C
Dourados
sexta-feira, novembro 22, 2024

Eleições confirmam o PSD como o maior partido do Brasil em número de prefeituras; PT tem leve recuperação e PL se destaca em capitais

MDB, que foi o partido com mais prefeitos eleitos em 2020, ficou em segundo lugar, mas também aumentou o número de prefeituras

- Publicidade -

Com 5.464 prefeitos eleitos no Brasil e 99% das urnas apuradas, o resultado do primeiro turno das eleições municipais mostra uma consolidação dos partidos de centro no comando das prefeituras. O PSD, comandado por Gilberto Kassab, aparece em primeiro lugar com 877 prefeituras, seguido pelo MDB, com 832 prefeituras.

— Estamos satisfeitos com o resultado, consolidando o partido. Fizemos três capitais no primeiro turno e estamos com boas perspectivas no segundo turno como Eduardo Pimentel, em Curitiba; Ricardo Silva, em Ribeirão Preto. E também com a eleição de Ricardo Nunes em São Paulo — disse o presidente do PSD, Gilberto Kassab.

No comando do governo federal, o PT conseguiu uma leve recuperação, após amargar resultados ruins nas últimas eleições, e passou de 182 prefeituras feitas em 2020, para 246. Já o PL esteve longe de cumprir sua meta ambiciosa de alcançar mais de 1.500 prefeitos e fez apenas 510 prefeituras. Por outro lado, o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro teve um desempenho muito forte nas capitais: o partido conquistou duas vitórias, em Maceió (AL) e Rio Branco (AC), mas foi para o 2º turno em outras nove cidades.

Considerando todas as cidades com mais de 200 mil eleitores, isto é, todas as que podem ter segundo turno, o PL elegeu 10 prefeitos e colocou outros 23 no segundo turno. Em comparação, o PT teve só dois prefeitos em cidades desse tamanho, em Contagem e Juiz de Fora, em Minas Gerais.

O resultado ainda é melhor do que os 344 prefeitos que a sigla elegeu nas últimas eleições, em 2020. Os resultados ainda não são definitivos, já que 50 cidades ainda terão segundo turno.

Depois de já perder espaço para o PSD, que se tornou o maior partido do país com filiações realizadas nos últimos anos após as eleições 2020, o MDB permaneceu na segunda colocação, mas, em comparação com 2020, elegeu mais prefeitos. Há quatro anos, o partido elegeu 793 prefeitos, contra 844 este ano. Atualmente, segundo levantamento feito pelo GLOBO antes do final da janela de filiação partidária, o PSD tinha 1.040 prefeituras e o MDB, 918.

— Já passamos o resultado de 2020 e estamos muito feliz porque estamos no segundo turno em São Paulo e em outras cidades como, Porto Alegre. Estamos bastantes satisfeitos com o resultado — disse o presidente do MDB, Baleia Rossi.

Em 2020, o PSD elegeu 656 prefeitos, mas alavancou o domínio ao longo dos anos, com a mudança de partido dos prefeitos, principalmente em São Paulo, onde Kassab é secretário do governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos). Depois de eleger 64 mandatários em 2020, o partido hoje comanda 306 cidades, quase metade das 645 do estado. O partido elegeu 201 prefeituras no estado nas eleições.

O Republicanos foi outro destaque na eleição municipal. O partido foi de 213 prefeituras para 430. A sigla abriga Hugo Motta, considerado um dos favoritos para a Presidência da Câmara dos Deputados em 2025.

— O partido vem crescendo desde sua fundação e isso é resultado de planejamento e organização. Fomos muito bem em cidades, como Campinas, Vitória e Sorocaba — disse o presidente do Republicanos, Marcos Pereira.

O União Brasil, partido que teve um crescimento expressivo em número de prefeituras nos últimos anos, chegando a 605 atualmente, recuou nesse domingo, apesar da sigla ter apostado na força dos comandos estaduais para continuar crescendo. O partido comandado por Antonio Rueda fez 578 prefeitos, enquanto dez ainda disputam o segundo turno. O União foi o resultado da fusão entre PSL e Democratas, criado em 2021 e, portanto, não participou das eleições de 2020 com a configuração atual.

Camila Turtelli e Dimitrius Dantas/O Globo — Brasília

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Últimas Notícias

- Publicidade-