Em meio a um processo de extradição da Espanha, onde mora, o blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio vai lançar no dia 8 de janeiro um livro com um nome sugestivo: Prenda-me se for capaz.
A obra, de 40 páginas, traz a foto de Alexandre de Moraes (STF) de um lado e a imagem do blogueiro do outro lado separados pela bandeira da Espanha.
No livro, Oswaldo Eustáquio fala sobre “perseguição”, “prisão sem crime”, “ditadura de Lula”, “asilo político”, “constituição espanhola”, e ainda desafia Alexandre de Moraes a prendê-lo na Espanha.
Na semana passada, a Justiça espanhola começou o processo de análise para possível extradição dele por causa dos mandados de prisão em aberto por determinação do STF.
Moraes pediu a extradição de Eustáquio em outubro, atendendo a pedido da PF. Ele está na Espanha e é considerado foragido da Justiça brasileira, mas tem pedido de asilo no país.
Em agosto, Oswaldo Eustáquio foi alvo de mandados de prisão expedidos por Moraes, mas estar fora do Brasil, a determinação não pôde ser cumprida. Sandra Terena, então mulher dele, e a filha adolescente que moram em Brasília foram alvos de busca e apreensão.
Naiara Trindade/O Globo