23.2 C
Dourados
quarta-feira, janeiro 8, 2025

‘Totalmente premiada’: Fernanda Torres conquista o Globo de Ouro de melhor atriz drama

É o primeiro artista brasileiro a conquistar este prêmio por sua atuação; cerimônia aconteceu na noite deste domingo (5)

- Publicidade -

Você viu a Fernanda Torres? Totalmente premiada! Fernanda Torres conquistou o Globo de Ouro de melhor atriz drama pelo trabalho em “Ainda estou aqui“. A atriz recebeu o troféu das mãos de Viola Davis e dedicou o prêmio à mãe.

A filha de Fernanda Montenegro se tornou o primeiro artista brasileiro a conquistar um Globo de Ouro de atuação. O país já havia concorrido no passado com Sonia Braga, Wagner Moura e a própria Fernandona, por “Central do Brasil”.

Para receber o troféu, Fernandinha desbancou Nicole Kidman (“Babygirl”), Angelina Jolie(“Maria Callas”), Kate Winslet (“Lee”), Tilda Swinton(“O quarto ao lado”) e Pamela Anderson (“The last showgirl”).

‘À minha mãe’

Em seu agradecimento, com já com o prêmio em mãos, a atriz se mostrou muito surpresa e emocionada:

“Meu Deus, eu não preparei nada porque já estava feliz. E este é um ano incrível para performances femininas, com tantas atrizes aqui que eu admiro profundamente. E, claro, quero agradecer ao Walter Salles, meu parceiro, meu amigo. Que história, Walter!”, disse Fernanda. “E quero dedicar este prêmio à minha mãe. Vocês não têm ideia: ela esteve aqui há 25 anos. E isso é uma prova de que a arte pode perdurar ao longo da vida, mesmo em momentos difíceis, como essa história incrível da Eunice Paiva que eu conto no filme. Há algo acontecendo agora no mundo, com tanto medo. E este é um filme que nos ajudou a refletir sobre como sobreviver em tempos difíceis como estes.”

E o Oscar?

O Globo de Ouro mal chegou ao fim e os brasileiros já se perguntam: o que a vitória de Fernanda Torres na categoria de melhor atriz em filme dramático significa na corrida por uma indicação ao Oscar?

É certo que o Globo de Ouro já não é o principal termômetro para o Oscar nas categorias de atuação há alguns anos. Como a premiação divide as categorias em drama e comédia/musical, o Globo de Ouro indica mais que o dobro de concorrentes do que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Enquanto o Oscar conta com cinco indicadas a melhor atriz, o Globo de Ouro conta com 12, divididas entre os gêneros.

Cena de 'Ainda estou aqui' — Foto: Divulgação
Cena de ‘Ainda estou aqui’ — Foto: Divulgação

Mas é inegável que a vitória ajuda. A votação para o Oscar, dentre os membros da Academia, começa na próxima quarta-feira (8), ainda em um momento em que o resultado do Globo de Ouro está quentinho.

Apesar de a Academia ter corpo de votantes completamente diferente, a premiação de Fernanda ajuda na promoção do nome da atriz em Hollywood. Os indicados ao Oscar serão anunciados no próximo dia 17 de janeiro.

Reação da mãe

Em casa, cercada de amigos, Fernanda Montenegro torceu, sofreu de ansiedade e então explodiu em comemoração pela conquista da filha. “Ela tinha certeza. Eu dizia ‘mas mamãe…’, e ela: vai ganhar. Mamãe, né?”, declarou na entrevista. E ela não exagerou. Em dezembro, numa entrevista ao jornal O Globo, Fernanda Montenegro foi só elogios à filha e à produção de Walter Salles:

“Há 25 anos, no que concerne ao sistema amplo da indústria do cinema americano, tudo era muito mais poderoso, glorioso e asfixiante. Hoje, lá, tudo está um pouco mais aberto. A Nanda oferece uma atuação extraordinária. Com ou sem Oscar, o filme já atravessou nossa fronteira. O filme acontece no Mundo”.

O Globo/Rio de Janeiro

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Últimas Notícias

- Publicidade-