A presidente do PT, Gleisi Hoffman, criticou na manhã deste domingo a ideia de mudar o sistema de governo no Brasil do presidencialismo para um semipresidencialismo. A ideia, segundo o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos – PB), tem sido discutida pelo partidos.
“Quem tem um ‘semipresidente’ não tem presidente nenhum. É muito medo da soberania do povo ou muita vontade de governar o país sem ter de ganhar no voto”, declarou a dirigente petista.
Ela ainda lembrou que o Brasil já rejeitou o parlamentarismo em dois plebiscitos (1963 e 1993) e que a atual ideia da Casa é “tirar da maioria da população o direito de eleger um presidente com poderes de fato para governar”.
Já há no Congresso uma PEC protocolada na última quinta-feira que conseguiu 179 assinaturas de parlamentares para a mudança a um sistema semipresidencialista. Os autores são Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR) e Lafayette Andrada (Republicanos-MG). Hugo Motta, à imprensa da Paraíba, afirmou que o debate não terá pressa.
— Discutir o sistema político do Brasil é sempre bom para buscar mais eficiência, buscar mais participação popular e buscar governos sempre de mais resultados para uma população que precisa, que ainda tem muitas deficiências em diversas áreas, como saúde, educação, segurança pública — defendeu o presidente da Câmara.
O Globo – Rio
