21.8 C
Dourados
quinta-feira, fevereiro 20, 2025

Marçal Filho dá lição de cidadania, com ‘fazeção’ na coleta de lixo pelas ruas da cidade

Enquanto estiver dando ibope, Marçal deve manter seu estilo saltitante de governar, ajudando a população a resolver seus problemas básicos "in loco"

- Publicidade -

O prefeito Marçal Filho definitivamente adotou o estilo da ‘fazeção’ ampla, geral e irrestrita. A questão é: até quando ele vai aguentar nesse pique? Acostumado ao conforto dos estúdios de sua emissora de rádio, agora ele surpreende, colocando, literalmente, a mão na massa. Já ajudou a pintar escolas, carregou nas costas galhos de árvores derrubadas num temporal, pintou guias e sarjetas, empacotou e encheu caminhões com kits escolares, comeu pão com mortadela, pulou numa piscina pública, para o deleite das frequentadoras de uma aula de hidromassagem e, claro, o que deu mais ibope, um Marçal saltitante, com seus pulinhos numa boca de dragão.

Decorridos apenas um mês e meio de gestão, Marçal segue no embalo, indo pessoalmente para as frentes de serviço ao lado do secretariado. Nesta segunda-feira, deu a largada no mutirão de limpeza nos bairros, começando pelo Jardim Canaã I. Moradores que quiserem descartar móveis em desuso têm até sexta-feira para colocar os itens em caçambas espalhadas pelo bairro ou em frente às residências, onde caminhões da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos farão a coleta. Após a limpeza, haverá tapa-buracos e pintura de meio-fio.

Marçal Filho dá lição de cidadania, com 'fazeção' na coleta de lixo pelas ruas da cidade
Prefeito Marçal Filho ajudando garis a rocolherem lixo (foto: A.Frota)

Em apenas quatro horas, as equipes recolheram cerca de 15 toneladas de materiais, exigindo várias viagens de caminhões para dar conta de tanto lixo acumulado. “Olha aqui, tem de tudo: guarda-roupa velho, colchão, cama, máquina de lavar. É isso que queremos, fazer um verdadeiro limpa dos quintais”, disse Marçal, apontando para o caminhão abarrotado de inservíveis. Além de garantir limpeza, o trabalho é um grande auxílio no combate à proliferação de animais peçonhentos e do mosquito Aedes aegypti.

O secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Martins, o Beto, afirmou que será possível até mesmo realizar a troca de lâmpadas em áreas próximas a prédios públicos. “Estamos sem licitação para troca geral de lâmpadas, mas conseguimos algumas unidades e faremos trocas pontuais, priorizando escolas e postos de saúde”, explicou. Segundo ele, a gestão passada encerrou o contrato com a empresa terceirizada de iluminação pública, e uma nova licitação está em andamento.

A ideia do mutirão surgiu há duas semanas, quando Marçal viu um sofá jogado na calçada da principal avenida do bairro Novo Horizonte. Agora, o projeto se expande, com o Canaã I sendo o primeiro beneficiado. Na Rua Álvaro Brandão, os moradores não perderam tempo: despejaram inúmeros materiais nas calçadas, enchendo caminhões da prefeitura. Para acelerar o processo, pás carregadeiras auxiliaram na remoção dos itens.

Os trabalhos no Canaã I seguem até sexta-feira, dia 21, e, em seguida, o bairro receberá a operação tapa-buracos e a pintura do meio-fio. Equipes também estão fazendo roçada e poda de árvores em áreas públicas, incluindo a praça do bairro. O próximo local a receber o mutirão ainda será definido, mas a prefeitura reforça: entulho de construção não entra na coleta.

O ritmo intenso de Marçal Filho impressiona. Mas a pergunta que não quer calar: até quando ele vai manter esse fôlego? O ânimo de quem começou a gestão pulando em piscinas públicas e carregando entulho pode ser louvável, mas administrar uma cidade exige mais do que força física. Cedo ou tarde, o show da ‘fazeção’ precisará dar lugar à gestão técnica e eficiente. Resta saber se, quando esse momento chegar, o prefeito ainda terá energia para manter a mesma performance.

Com informações oficiais da Assecom

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Últimas Notícias

- Publicidade-