Com foco em salvar vidas, ampliar o conhecimento técnico e fortalecer a atuação dos gestores municipais, o Governo de Mato Grosso do Sul deu início nesta terça-feira (25) ao I Encontro Estadual sobre Legislação, Educação para o Trânsito e Procedimentos Recursais – 2025. O evento, promovido pela Sejusp e pelo Cetran-MS, segue até o dia 27 de março e reúne representantes dos 79 municípios no auditório do SEST/SENAT, em Campo Grande.
Representando o governador Eduardo Riedel, o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, destacou o pioneirismo de Mato Grosso do Sul, único estado brasileiro com 100% dos municípios integrados ao Sistema Nacional de Trânsito. Com o olhar atento de quem tem a segurança pública como bandeira, Barbosinha enfatizou que o trânsito deve ser tratado como política pública de cuidado com a vida.
“Esse convênio com os 79 municípios é um exemplo de gestão responsável e de atuação preventiva. O trânsito, quando bem administrado, salva vidas. E cada ação educativa ou de fiscalização eficaz é um passo a menos rumo à dor de uma família”, declarou o vice-governador.
Barbosinha também reforçou que o trânsito é uma área estratégica para o desenvolvimento urbano. “Ao prepararmos nossos gestores e operadores, ao promovermos a educação para o trânsito, reduzimos internações, acidentes e mortes. É um trabalho que exige capacitação, comprometimento e visão de futuro”, completou.
A cerimônia de abertura contou com autoridades de destaque nacional no setor, como a diretora do Departamento de Segurança no Trânsito da Senatran, Maria Alice do Nascimento Souza; o presidente do Instituto Brasileiro de Direito no Trânsito, Dr. Danilo Oliveira Costa; o presidente do Cetran-SP, Francisco Pierotti Arantes; e o vice-presidente do Cetran-MS, coronel PM Wagner Ferreira da Silva. A presença dessas lideranças reforçou o caráter técnico do encontro e ampliou o diálogo federativo em torno de soluções para um trânsito mais seguro.
O diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, destacou que o evento é uma ponte entre os municípios. “É uma oportunidade de trocar experiências, ampliar o debate sobre investimentos, fiscalização, educação e sinalização. É mérito de um time comprometido em levar segurança a cada canto do nosso estado”, afirmou.
O secretário de Justiça e Segurança Pública, Carlos Videira, fez um resgate histórico da política de descentralização do trânsito em MS. “Levamos o Cetran para dentro da Assomasul com o objetivo claro de desmistificar a visão de que trânsito é só multa. Mostramos que boa sinalização organiza a cidade e expressa o cuidado do gestor com a vida das pessoas”, explicou.
Videira também apontou os avanços conquistados por meio de investimentos robustos. “Em 2024, destinamos R$ 26,6 milhões aos municípios. Esses recursos estão sendo revertidos em viaturas, sinalização, equipamentos e fardamento. É uma política que fortalece o pacto federativo e aproxima Estado e municípios na construção de uma sociedade mais segura”, pontuou.
Já a presidente do Cetran-MS, Regina Maria Duarte, ressaltou o papel integrador do encontro, principalmente diante da chegada de novos gestores municipais. “Nosso desafio é levar segurança jurídica, conhecimento e confiança aos municípios. E mostrar para o Brasil o exemplo de Mato Grosso do Sul, o único com adesão total ao Sistema Nacional de Trânsito”, destacou.
Com o tema “Fortalecendo o Trânsito dos Municípios Sul-Mato-Grossenses”, o evento oferece uma programação técnica, com oficinas e palestras voltadas à capacitação de gestores. Mais do que um encontro institucional, é um espaço de diálogo e construção conjunta, onde o foco principal é o bem mais valioso: a vida.
Como bem resumiu Barbosinha: “O trânsito é uma das maiores expressões da vida em sociedade. Quando o poder público se reúne para debater, capacitar e construir soluções conjuntas, estamos, na verdade, cuidando das pessoas. Esse é o compromisso do nosso governo com cada sul-mato-grossense — seja nas cidades, nas estradas ou no campo”.