24.4 C
Dourados
sábado, março 29, 2025

O primeiro pouso no aeroporto de Campo Grande

DIÁRIO DA HISTÓRIA - Pesquisa do jornalista Sergio Cruz, da ASL e do IHGMS - 26 de março de1929

- Publicidade -

Monomotor Blemm, de fabricação alemã, da ETA, Empresa de Transportes Aéreos, aterrissa em Campo Grande, em 26 de março de 1929, inaugurando o sistema aeroviário na cidade. “Este primeiro avião aterrissou em uma pista construída a golpes de enxadão e a coragem, nas proximidades da atual Praça Belmar Fidalgo, região que ficou conhecida como Campo de Marte, nome inspirado no aeroporto da capital paulista”.¹

O fato é registrado pela imprensa nacional:

A Companhia de Transportes Aéreos, a E.T.A., mais conhecida, promove hoje, como noticiamos, seu primeiro grande raid, fazendo partir, pela manhã, o avião “Presidente Mário Correa”, com destino a Cuiabá. São seus pilotos os aviadores Antonio Lisboa, brasileiro e Hans Gusy, alemão, dois pilotos amestrados e conhecidos bastante em nossos centros de aviação pela capacidade que têm demonstrado em todas as provas de que já participaram.

O “Presidente Mário Correa levantará voo no campo de Manguinhos direto a São Paulo de onde atingirá outras etapas cuidadosamente estudadas, Três Lagoas, Campo Grande e Corumbá e, finalmente, a capital mato-grossense.

O aparelho leve, tipo de passeio e de instrução, ele possui duplo comando e está montado com um moto de 2 cilindros, força de 20 cavalos”.

A principal característica é que “o aparelho pode ser desmontado para transporte em cinco minutos e novamente montado para voar em dez minutos”.²

Este voo pioneiro foi uma verdadeira odisseia. Tendo deixado o Rio no dia 7 de março, antes de chegar a São Paulo, o avião, numa decolagem, atingiu uma rede elétrica em Mogy das Cruzes, danificando a hélice, as rodas e o trem de pouso. Em Três Lagoas, o piloto Hans Gusy foi abandonado por seu auxiliar e entre Corumbá e Cuiabá, sofreu uma pane e teve que fazer uma aterrissagem de emergência. No retorno, alguns meses depois, sofreu outra pane e fez outra aterrisagem forçada nas proximidades do forte Coimbra. E, para completar os imprevistos, terminou perdendo o prêmio de 20 contos de réis, oferecido pelo governo ao aviador que conseguisse completar a primeira aterrissagem em Cuiabá.

O primeiro voo comercial em Mato Grosso ocorreu em 16 de setembro de 1930, com a inauguração da linha da empresa Condor entre Cuiabá e Corumbá.

FONTE: ¹PAIS, ¹Luiz Carlos, (artigo) Aviadores nos céus de Campo Grande, Correio do Estado, Campo Grande, 11/01/2022, ²Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 07/03/1929.

FOTO: Campo Grande na década de 30 (ARCA)

LIVRO GRÁTIS

HISTORIA DA FUNDAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL, de Sergio Cruz

Promoção cultural do Contrapontoms, de incentivo ao conhecimento de nossa História. Um flipbook, totalmente gratuito. Tempo limitado. CLIQUE AQUI e saiba como baixar o seu exemplar

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Últimas Notícias

- Publicidade-