27 C
Dourados
sexta-feira, abril 4, 2025

“Coração e pulmão de MS”: Barbosinha exalta papel da UEMS como força de transformação social

Vice-governador participou de abertura do Encontro de Coordenadores da UEMS, que acontece em Dourados de hoje até quarta-feira (02)

- Publicidade -

Com metáfora de impacto e elogios à atuação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, destacou nesta segunda-feira (31) o papel estratégico da instituição no desenvolvimento regional e na transformação da sociedade sul-mato-grossense. A fala ocorreu durante a abertura do Encontro de Coordenadores da UEMS, em Dourados.

“Aqui se reúnem o pulmão e o coração, a alma dessa extraordinária universidade. É um encontro importante para fortalecer a gestão acadêmica e transformar cada vez mais a vida das pessoas, dentro e fora da instituição”, afirmou Barbosinha, que representou o governador Eduardo Riedel na solenidade.

Ao chamar a UEMS de “a universidade mais plural do Estado”, o vice-governador ressaltou o compromisso do Governo com o ensino superior público, a ciência e a inovação como motores de transformação social. Para ele, universidades devem ultrapassar os próprios muros e se fazer presentes na vida das pessoas. Como exemplo, citou o programa “UEMS na Comunidade”, que recentemente levou atendimentos à população do Parque das Nações I, em Dourados.

“A UEMS é grandiosa, mas ao mesmo tempo é simples. É uma universidade que se faz viva na vida das pessoas”, afirmou.

Reconhecimento e investimento

O reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho, agradeceu a presença de Barbosinha e anunciou uma conquista importante para a instituição: pela quinta vez consecutiva, a universidade será contemplada com emendas de bancada, que somam R$ 12,5 milhões. O anúncio foi feito pelo senador Nelson Trad na última sexta-feira (28), em Brasília.

“Conseguir recurso de emenda não é algo tão simples. Estivemos na capital federal, apresentamos nossas necessidades e, entre tantas outras demandas, a UEMS foi escolhida pelo governador para ser contemplada. Estamos muito felizes e muito gratos também”, declarou o reitor.

Barbosinha também comentou a destinação dos recursos. “Quando a bancada define os recursos, não é uma escolha aleatória, ocasional. É pela força da sua credibilidade”, completou.

Tecnologia e inovação

Durante a cerimônia, foi realizada ainda a entrega simbólica de 100 notebooks para unidades da UEMS em Dourados, Amambai, Aquidauana, Campo Grande, Coxim, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Cassilândia, Maracaju, Nova Andradina, Mundo Novo, Paranaíba, Ponta Porã e Naviraí. Os equipamentos foram adquiridos com recursos de emenda federal e do Governo do Estado, totalizando R$ 343.165,99.

Integração e planejamento

Com programação até quarta-feira (2), o Encontro de Coordenadores de Graduação e Pós-Graduação da UEMS busca alinhar estratégias para modernização dos processos acadêmicos, integração curricular e otimização das ações de Ensino, Pesquisa e Extensão. O evento acontece na sede administrativa da universidade, em Dourados.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Últimas Notícias

- Publicidade-