21.3 C
Dourados
sexta-feira, julho 18, 2025

Frio ou calor?

- Publicidade -

O sol brilha depois de uma semana, elevando a temperatura à qual não estávamos habituados durante o longo inverno europeu.
A chuva, por sua vez — que sempre esperamos quando o termômetro ultrapassa os 25° — esteve tímida neste período; mal deu as caras.

Aqui, no Norte, vejo imagens do Sul, do outro lado do oceano: frio e inverno.
E o nosso Mato Grosso do Sul, que costumo visitar na primavera ou no outono, sob temperaturas agradáveis, agora cobre de roupas quentes as pessoas nas ruas — ou em casas com frestas nas portas e janelas, feitas para deixar passar o vento nos dias quentes.

Frio, calor… parece que nunca estamos contentes!

Penso nas campanhas brasileiras de agasalho, que tentam, no inverno, levar um pouco de calor a quem não tem.
Em tempos de taxas de emprego em alta, após quarenta anos fora do Brasil, me pergunto: por que elas — as campanhas — ainda são necessárias?
Por que a situação de vulnerabilidade social ainda existe?
Porque a desigualdade continua profunda e estrutural!

Os baixos salários não conseguem fazer frente ao custo de vida: comida, aluguel, transporte, saúde, educação.
E roupas para o frio — como agasalhos, cobertores, calçados fechados — são caras.

Não posso deixar de lembrar das cobertas seca-poço da minha infância.
Elas não esquentavam nada. Era o calor humano que funcionava.
Éramos três crianças dormindo numa cama de casal, com blusas de flanela e a famosa seca-poço.

Em quarenta anos, não fomos capazes de garantir acesso à educação de qualidade para todos — tampouco a uma renda mínima digna.
Continuamos a querer tampar o sol com a peneira.

Mais tempo do que a Coreia do Sul precisou — trinta a quarenta anos — para sair de uma condição de pobreza extrema e se tornar uma das economias mais desenvolvidas do mundo.
Lá, o Estado teve um plano estratégico que incluía educação, investimento em infraestrutura, tecnologia, industrialização… um plano estratégico!
O crescimento veio com modernização.

Estou ficando velha? Perdendo as esperanças?
E derretendo com o calor de 30° numa cidade em que tudo é preparado para o frio: janelas bem isoladas ao redor, calefação…

Bons frios!

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Últimas Notícias

- Publicidade-