Não se sabe ainda se será menino ou menina. O certo é que a “Passarela do Dioclécio Artuzi”, ainda em gestação nas planilhas da Agesul, já tem fila de pretendentes à paternidade e até à maternidade, como manda o figurino da nova política performática e de redes. Por enquanto, o berço ainda é virtual, mas o batismo político já tem data, local, palanque e muitos padrinhos — com direito a rivalidade doméstica, ciúmes partidários e birra no grupo de WhatsApp.
A mãe número um se apresenta como Lia Nogueira, a youtuber-deputada que, não bastasse sua prolífica fertilidade de emendas, agora reivindica também a autoria da calçada pintada em frente à Creche do Canaã I — obra de grande impacto urbanístico que talvez ganhe placa e QR code. A segunda mãe, ou quem sabe madrasta — com direito a coice e relincho — é Isa “Cavala” Marcondes, vereadora e pré-candidata assumida ao trono de Lia na Assembleia, mesmo que a atual dona da cadeira insista em não arredar o traseiro.
No meio do parto, surge o deputado Zé Teixeira, autodeclarado pai original da criatura. Segundo ele, a gestação é longa e dolorida: desde 2017 vem pedindo a benção para erguer a passarela entre o bairro Harrison de Figueiredo e o Residencial Dioclécio Artuzi. A boa nova, enfim, saiu no Diário Oficial do dia 18 de junho, com direito a mais de R$ 1,7 milhão de dotação para licitação. E se o orçamento for ampliado, até o finado “uragânico” Zézinho da Farmácia poderá sair do além para reivindicar a autoria espiritual da obra — alegando, claro, que foi tudo pedido ao padrinho Reinaldo Azambuja em algum ritual invisível da Agesul.
E o prefeito Marçal Filho? Ora, sem ele não se pinta nem meio-fio em Dourados. Reza a lenda que nada anda, nem o asfalto quente para o tapa-buraco, se não tiver o crivo da voz suave do apresentador-prefeito, hoje empenhado em formar sua própria bancada na Casa de Londres Machado. Cavala é o primeiro nome, mas dizem que pelo menos mais dois asseclas do Casarão da Coronel Ponciano ou do Jaguaribe já estão em preparação para a missão — um para se sentar na cadeira de Lia, outro para não deixar Geraldo Resende posar sozinho de pai da saúde.
E por falar em Geraldo, Renato Câmara e Neno Razuk também já ajeitam os cabelos para a foto de inauguração, cada um com um discurso pronto sobre segurança, mobilidade, acessibilidade e preocupação com as crianças e os idosos. Neno, inclusive, já se antecipando com a certidão de nascimento nas redes sociais. Faltará apenas combinar com os buracos da MS-156 que, enquanto não recebem passarela, seguem servindo de obstáculos naturais à travessia dos que sobrevivem à espera da “grande obra”.
Além da madrasta Cavala, claro que seus colegas vereadores Dill do povo do Canaã e sargento Prates também vão querer sair nessa selfie. O do suco garante: nem que tenha que usar seu taco de beisebol para parar o trânsito de novo na região, se o governo começar a embromar.
Em resumo: a passarela ainda nem saiu do chão, mas já tem fila no cartório para a certidão de nascimento, briga de família no Facebook e palanque montado para a futura inauguração — com fita tricolor, selfie, drone e jingle de campanha. O povo mesmo? Segue esperança de que agora vai!