20.8 C
Dourados
sexta-feira, dezembro 5, 2025

Waltinho Carneiro assume Casa Civil e fortalece representação de Dourados no Governo de MS

Ex-dirigente da Sanesul e articulador discreto do govern, assume a Casa Civil e reforça o peso político de Dourados no primeiro escalão

- Publicidade -

Com DNA político nas veias, Walter Carneiro Júnior, o Waltinho Carneiro, chega ao comando da Casa Civil do Governo de Mato Grosso do Sul. Filho do ex-presidente da Assembleia Legislativa, Walter Carneiro, e sobrinho do ex-prefeito José Elias Moreira, o novo chefe da pasta é conhecido nos bastidores da política sul-mato-grossense como o “carregador de piano” — o homem que resolve os impasses e articula soluções discretamente, mas com eficácia.

Até aqui, Carneiro vinha atuando como secretário-adjunto da Casa Civil, cargo que exerceu com protagonismo e credibilidade. A promoção foi decidida pelo governador Eduardo Riedel (PP), que busca fortalecer sua base política e ampliar o espaço de Dourados no primeiro escalão — cidade que, até então, tinha apenas o vice-governador Barbosinha na cúpula governamental. A posse de Waltinho está marcada para esta quinta-feira (23).

Atualmente, o cargo é ocupado por Eduardo Rocha (MDB), marido da senadora e ministra do Planejamento Simone Tebet. A saída de Rocha já vinha sendo articulada há meses e deve abrir a série de mudanças previstas entre secretários com pretensões eleitorais. Em seguida, nomes como Marcelo Miranda (Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania) e Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) também devem deixar o governo.

Para a chefia da Casa Civil, outros nomes chegaram a ser cogitados — entre eles Sérgio Luiz Gonçalves, secretário-adjunto de Educação, e Cláudio Mendonça, superintendente do Sebrae-MS. No entanto, Waltinho foi considerado o mais preparado para assumir a função de articulador político do governador, papel em que já vinha se destacando.

Ex-diretor-presidente da Sanesul, Carneiro tem uma sólida rede de contatos no interior do Estado, especialmente entre prefeitos e lideranças regionais.

Natural de Dourados, ele tem 49 anos e uma trajetória de destaque na gestão pública. É formado em Direito, com graduação também em Publicidade e Marketing e especialização em Planejamento Estratégico. Concluiu ainda o Programa de Governança para Administradores de Estatais da Fundação Dom Cabral (FDC).

Waltinho já foi secretário de Fazenda de Dourados, adjunto da Semadesc e consultor técnico legislativo da Câmara dos Deputados, em Brasília. Filiado ao Progressistas (PP), disputou o cargo de deputado federal em 2022, obtendo 39.860 votos e ficando com a primeira suplência.

“É uma missão de grande responsabilidade e, ao mesmo tempo, uma oportunidade de contribuir com o fortalecimento institucional e político do nosso Estado”, afirmou Carneiro.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Últimas Notícias

- Publicidade-