20.8 C
Dourados
sexta-feira, dezembro 5, 2025

A singular poesia de Diane Pilatti

- Publicidade -

Diana é um nome de origem latina que significa “divina” , ou “aquela que ilumina”. Na mitologia romana, Diana era a deusa da caça, da lua e da natureza, conhecida por sua força e independência. O nome Diana é frequentemente associado à beleza, elegância e conexão com a natureza.

E assim que Diana Pilatti precisa ser vista uma mulher inteligente e criativa, com uma mente estratégica e capacidade de resolver problemas complexos com desenvoltura e delicadeza . Seus poemas espelham sua Força e Independência, refletindo a personalidade de uma guerreira que luta pelo que deseja.

Seus Haicais espelham uma Conexão profunda com a Natureza e o mundo natural.
Diana faz parte dos Coletivos independentes “ Mulherio das Letras” e “ Tarja Preta “ , é uma poetisa de grande Carisma e espírito de Liderança ! Diana nasceu no Paraná e , junto com sua família adotou o MS em 1982 , quando tinha 03 anos de idade !

Formada em Letras e Mestra em Estudos da Linguagem ( UFMS) , Diana tem uma produção literária robusta e marcante ! Vou citar os livros de Diana Pilatti, por ordem de publicação, ano e editora:Palavras Avulsas, 2019 Editora Venas Abiertas – 1ª Coleção do Mulherio das Letras (está coleção foi semifinalista do Jabuti, categoria Fomento à Leitura); Palavras Póstumas, 2020, Editora Venas Abiertas; Palavras Diáfanas, 2021, Editora Patuá ; Haicais e outros poemínimos, 2022, Editora Venas Abiertas; Pequenas Sinestesias: Poetrix escolhidos, 2023 Editora Venas Abiertas; Palabras Diáfanas, 2024 , livro em espanhol lançado em Buenos Aires, Editora Caravana; As Cinzas, 2024, Caligo Editora – 3º lugar no Prêmio Tuiuiú de Literatura Sul-mato-grossense- 2025. A escritora também está com um livro bilíngue no prelo.

O livro “Haicais e outros poemínimos”, lançado em 2022, pela Editora Venas Abiertas, é meu predileto, composto por haicais e poemas curtos, é organizado por temas que abordam o instante fotográfico da vida, como a brevidade da natureza, a saudade o tempo ! O livro reúne haicais e poemas curtos, escritos entre 2019 e 2021, e possui Ilustrações de Maria Angélica Chiang, ilustrações em nanquim que enriquecem semioticamente a obra que possui a saudade, como tema recorrente!

Ler Diana Pilatti é necessário e impreterível:

“Tardinha chuvisca
Alguns pensamentos turvos
Café fumaceia”
( Pilatti , 2021 )
Fumacemos os chuviscos da vida ! Turvemos a rotina, pois a leitura de Diana Pilatti é um prazer inexorável! É luz em dias turvos ! É solar mesmo com chuva ! Recomendo e faço fé!

Gicelma Chacarosqui – Pós-doc pela Universidade de Salamanca ( em curso ) ; Pós- doc pelo ECCO, UFMT; Doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP; Mestrado em Estudos Literários e graduação em Letras Português Literatura Brasileira pela UFMS . É professora Titular da UFGD.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Últimas Notícias

- Publicidade-