O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira que a reunião ministerial da semana passada foi “interessante” para dar uma “harmonizada na equipe de governo”. As declarações foram dadas durante a live semanal realizada pelo petista.
— Foi a melhor reunião que eu já fiz. Eu queria ouvir todos os ministros e ministras, queria ouvir o que eles fizeram, aquilo que eles estão se propondo a fazer e o que falta para entregar a proposta completa […] E foi muito interessante porque demos uma harmonizada na equipe do governo.
E completou:
— Muitas vezes, a gente não se reúne. Cada um começa a falar alguma coisa, responder fofoca de jornal. É importante harmonizar a linguagem do governo. […] É importante dar menos ouvidos a “futrica” e dar mais ouvidos às coisas que são verdadeiras.
Ainda sobre as ações do governo, o presidente voltou a falar sobre o Minha Casa Minha Vida, e afirmou que “para a mulher” a casa é uma “coisa sagrada e meia”, porque “todo o desejo da mulher é ter uma casinha para cuidar dos seus filhos”.
— Para as pessoas que trabalham a casa é muita coisa sagrada. E para a mulher, então, é uma coisa sagrada e meia, porque todo o desejo da mulher é ter a casinha, para cuidar dos seus filhos.
Estreia com anúncios
Na semana passada, na primeira transmissão, ele anunciou que lançaria em julho um “grande programa de obras”.
Um segundo anúncio feito por Lula na ocasião foi o lançamento do programa “Mais Alimentos” para produzir tratores e implementos agrícolas para estimular produção alimentar. O presidente ainda tratou sobre as invasões de terra em seu governo e sobre a sua relação com o agronegócio.
As transmissões são feitas nas páginas oficiais de Lula e pela página da TV Brasil. A TV aberta não reproduz o conteúdo.
A estratégia de lives é a mesma adotada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que fazia transmissões ao vivo semanalmente do Palácio da Alvorada.
Ainda nesta segunda-feira, Lula embarcará para a Europa, onde terá agendas oficiais nesta semana no Vaticano e em Paris. Na agenda, está previsto um almoço com o presidente Emmanuel Macron e com o Papa Francisco.
Taxa de juros
Também na Live desta segunda-feira, Lula voltou a criticar nominalmente o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, pelo patamar elevado na taxa básica de juros, em 13,75% ao ano. Essa semana tem nova decisão sobre juros – tomada tradicionalmente com votos do chefe da autarquia e de oito diretores.
— A inflação está abaixando, o dólar está caindo. Apenas o juros precisa abaixar. Porque também não tem explicação. O presidente do BC precisa explicar, não a mim, porque já sei o porquê ele não baixa, mas explicar ao povo brasileiro e ao Senado que o elegeu porque ele mantém essa taxa de juros — alegou Lula.
Alice Cravo e Renan Monteiro/O Globo — Brasília
