Longe de ser uma insubordinada, como diria o deputado tucano Geraldo Resende, a ministra do Planejamento e Orçamento Simone Tebet tem couraça suficiente para resistir a fritura a que está sendo submetida desde que começou a aparecer mais do que a companheirada petista gostaria, na grande mídia. Rede Globo, principalmente, ofuscando, inclusive, o queridinho de Lula na área econômica, o professor Fernando Haddad, seu colega da Fazenda. Fritura com mais óleo, depois do episódio da indicação do presidente do IBGE, outro da cozinha de Lula, o também professor Marcio Pochmann. Nem mesmo a ironia da ministra mato-grossense do Sul ao dizer que nem o nome cidadão – presidente do Instituto Lula – ela sabia, deve afetar os bofes do pragmático chefe. Afinal, Lula pode até passar a impresão de estar meio gagá, mas não a ponto de correr o risco de perder o apoio do MDB, partido de Simone, em sua sedenta base aliada no Congresso Nacional. Mesmo com o assunto pipocando hoje nas mídias sociais, a queridinha da grande imprensa deve continuar firme forte, podendo até balançar, mas não cair. Só se quiser sair, aí já é uma questão mais de brio do que de pragmatismo.
Tertúlia flácida para bovino dormitar – A ex-deputada Janaina Paschoal foi direta ao ponto, em seu Twitter: “Entendo os que pressionam a Ministra Simone Tebet a deixar o governo. Entendo, inclusive, os que sequer compreendem por qual razão entrou. Mas peço que ela tenha paciência e fique. Ainda que tenha sido desautorizada, sua permanência implica certo freio aos arroubos petistas. Se o Presidente quiser que Simone saia, que tenha coragem de dizer e deixar evidente que a tal frente ampla pela Democracia era conversa para boi dormir”.
Mal maior – O cientista político e empresário Felipe D’Ávila foi na mesma linha, também no Twitter, sobre a fritura da ministra: “Como eu disse várias vezes durante a campanha presidencial, citando Hannah Arendt, “aqueles que escolhem o mal menor, esquecem rapidamente que escolheram o mal”.
Charada – Já o Valor Econômico não deixou passar em branco a ironia da ministra do Planejamento e Orçamento, retuitando a afirmação de Simone Tebet de que não titubeará em atender a ordem de Lula. “Terei o maior prazer de atender pedido do presidente Lula”. Como se vê, pragmatismo pouco é bobagem. Lula agradece.
Genética forte – Aliás, não é só nos trejeitos e no jeitinho de andar que Simone Tebet puxou o pai, Ramez Tebet, que, como ela, foi prefeito de Três Lagoas, deputado estadual, senador República e ministro de estado. Basta que se puxe sua “capivara” dos tempos de prefeita para se chegar à conclusão de que, também como os do pai, os olhos da ministra ganham um brilho especial quando o assunto é orçamento. E não apenas o do nome do ministério por ela ocupado.
Gancho – O prefeito Alan Guedes deve se submeter a uma cirurgia no joelho nos próximos dias, com uma convalescença prevista de pelo menos quinze dias. O procedimento estava previsto para este sábado, mas foi adiado, provavelmente para o próximo, por questão de agendamento no Centro Cirúrgico Hospital Evangélico e também porque um dos médicos está em viagem.

Vice – Aos ainda céticos de sua pré-candidatura o ex-presidente da Câmara Municipal, Archimedes Lemes Soares, o legendário Ferrinho, já bate às portas do eleitor com seu provável candidato a vice-prefeito, o médico oncologista Davi Rodrigues Infante Vieira. Ontem, depois de uma visita aos bairros a dupla, escoltada pelo vereador Maurício Lemes, parou para uma espairecida básica num dos botecos de maior movimento da área gastronômica da cidade, onde Ferrinho se diverte, porque já é tratado pela fiel freguesia como “futuro prefeito”.
Saudades do Jaguaribe – Por falta de assunto não é, já que ela apenas transferiu sua pauta de reivindicações como vereadora para a Assembleia Legislativa. A saudade é tanta dos tempos em que vereava que a agora deputada Lia Nogueira teve nesta sexta-feira uma recaída, mandando ver nas redes sociais com um de seus discursos, de arquivo, com uma de suas mais contundentes críticas ao prefeito Alan Guedes. Pode ser também saudades da plateia, aqui mais fácil de ser arregimentada.

Que tal? – O deputado petista Pedro Kemp aproveitou o recesso parlamentar para aparecer nas redes sociais mostrando os resultados do crossfit, a nova mania das academias de ginástica, expondo seus músculos a companheiros e afins. Normalmente, político que se preze costuma se mostrar visitando as bases, ou, como fez sua colega, também petista, Gleice Jane, dando um esticada até Brasília, para um encontro com as ministras Sônia Guajajara e Cida Gonçalves, para tratar de demandas das mulheres de Mato Grosso do Sul. Mas, vai quê, né, como se diz nesses tempos em que os algoritmos ditam os rumos da galera.
