22.3 C
Dourados
sábado, dezembro 27, 2025

O retorno de Alcolumbre

Líderes de todos partidos apontam amplo favoritismo do senador do Amapá para voltar a presidir a Câmara Alta

- Publicidade -

O desfecho mais provável para a próxima eleição de presidente do Senado Federal é uma vitória de Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), na percepção dos próprios parlamentares. A informação é de pesquisa Painel do Poder, do portal Congresso em Foco realizada em setembro com líderes do Legislativo federal.

O levantamento questionou líderes no Congresso a respeito de quem  eles acreditam ser o favorito na disputa pela sucessão de Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Alcolumbre é o mais citado por uma margem ampla, lembrado por 41% dos entrevistados. Atrás dele vêm os senadores Renan Calheiros (MDB-AL) e Rogério Marinho (PL-RN).

Alcolumbre já foi presidente do Senado por dois anos, de 2019 a 2021. É, hoje, o candidato preferencial de Rodrigo Pacheco, atual ocupante do cargo. O senador foi importante articulador da eleição de Pacheco.

Tanto Renan Calheiros quanto Alcolumbre são senadores com proximidade do governo federal, embora de partidos mais associados ao centro político. Os dois estiveram envolvidos com a indicação de ministros na administração federal.

Por outro lado, não há, até o momento, um candidato forte filiado ao PT de Lula. No cenário atual, o presidente da República pode esperar um aliado na presidência da Casa Alta, não um seguidor incondicional. Quase todos os nomes lembrados pelos parlamentares são das regiões Norte ou Nordeste.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Últimas Notícias

- Publicidade-