Os incêndios na região oeste de Los Angeles, na Califórnia, nos Estados Unidos, deixaram cinco mortos e mais de 1,9 mil imóveis destruídos, e ainda estão sem controle nesta quinta-feira, 9. As informações são de jornais norte-americanos.
Três dos cinco grandes incêndios que atingem Los Angeles continuam queimando propriedades, segundo o Departamento estadual de Silvicultura e Proteção contra Incêndios (Cal Fire). Esse conjunto de incêndios já é considerado o mais devastador da história da cidade. Ao todo, cerca de 11 mil hectares foram queimados em Pacific Palisades.
O local fica próximo a pontos turísticos de Hollywood, como a calçada da fama, além de residências de várias celebridades. Algumas delas relataram ter perdido seus lares devido às chamas descontroladas.
A Prefeitura de Santa Mônica declarou um toque de recolher até o amanhecer desta quinta-feira, 9, devido aos incêndios florestais. A ordem vale para todos os bairros da cidade onde houve ordem de evacuação obrigatória. A cidade está perto de Pacific Palisades, onde os incêndios estão mais intensos.
Imóveis destruídos
Os incêndios na Califórnia forçaram 130 mil pessoas a deixarem suas casas, e devastaram comunidades da costa do Pacífico até Pasadena, nas proximidades de Los Angeles, segundo a agência de notícias Associated Press (AP). A empresária e socialite Paris Hilton e o ator e escritor Billy Crystal estão entre as celebridades que perderam suas casas.
Quase 1,9 mil imóveis, entre casas, prédios comerciais e escolas, foram destruídos pelo fogo. O número ainda deve aumentar, já que os incêndios continuam descontrolados, apesar dos bombeiros atuarem contra as chamas.
Um dos focos de incêndio estava a cerca de 1,6 km da Calçada da Fama, um dos pontos turísticos mais famosos dos Estados Unidos. A polícia determinou evacuação da área.
Bombeiros de outros estados chegaram para auxiliar no combate, e centenas de agentes atuam na operação, mas a grande proporção do fogo mostra que o problema ainda está longe de acabar, segundo a AP. Operações aéreas também acontecem na tentativa de combater as chamas, segundo a prefeita de Los Angeles, Karen Bass.
Terra/Reuters