20.8 C
Dourados
sexta-feira, dezembro 5, 2025

Trump sobre Lula:”Ele gostou de mim, eu gostei dele. Tivemos uma ótima química e vamos nos encontrar semana que vem”

Fala aconteceu após discurso do presidente brasileiro, que fez várias críticas indiretas ao americano: 'Tivemos uma química excelente'

- Publicidade -

Em seu discurso na ONU, o presidente americano, Donald Trump, disse ter se encontrado com o presidente Lula. Os dois teriam se abraçado e concordaram em se encontrar na semana que vem. A fala de Trump aconteceu após o discurso do presidente brasileiro, que fez várias críticas indiretas ao americano.

— Eu estava entrando e o líder do Brasil estava saindo. Eu o vi, ele me viu e nos abraçamos. Combinamos de nos encontrar na semana que vem. Não tivemos muito tempo para conversar, uns 20 segundos. Tivemos uma boa conversa e combinamos de nos encontrar na semana que vem. Mas ele parecia um homem muito legal. Na verdade, ele gostou de mim, eu gostei dele… Tivemos uma química excelente.

Lula, presente no plenário, mostrou-se surpreso com as declarações. Na delegação brasileira, a possibilidade de um encontro nos corredores da ONU chegou a ser cogitada, e, nesse caso, assessores de Lula afirmaram que o presidente “falaria com Trump como fez com Milei na Argentina”.

Ao falar na abertura da Assembleia Geral da ONU, Lula reafirmou a soberania brasileira e mandou vários recados ao líder americano. O presidente disse que ataques a soberania de países soberanos, imposição de sanções arbitrárias e intervenções unilaterais estão se tornando regra, e são um sinal da desordem internacional e da crise do multilateralismo, que o presidente disse colocar em xeque a própria autoridade da ONU.

— Não há justificativa para as medidas unilaterais e arbitrárias contra nossas instituições e nossa economia. A agressão contra a independência do Poder Judiciário é inaceitável. Essa ingerência em assuntos internos conta com o auxílio de uma extrema direita subserviente e saudosa de antigas hegemonias. Falsos patriotas arquitetam e promovem publicamente ações contra o Brasil. Não há pacificação com impunidade.

Antes da declaração de Trump, circularam entre fontes oficiais brasileiras comentários do tipo “Trump parece estar falando num bar, deveriam levar um chope pra ele”. O discurso do presidente americano está sendo visto como “patético”.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Últimas Notícias

- Publicidade-