14.5 C
Dourados
quinta-feira, junho 25, 2026

Últimas Notícias

O sorriso que mete medo

Boiadeiros com medo de uma amazona? Pode ser este um dos motivos dos atritos entre o Secretário de Governo e Gestão, Eduardo Riedel, e o gestor político do governador-censor Reinaldo Azambuja, Sérgio de Paula. A contagiante simpatia, escancarada no belo sorriso de Rose Modesto, a moça que saiu de Culturama determinada a ser prefeita da capital é vista com uma ameaça aos interesses conservantistas do agronegócio.

Governo e PT veem início de ‘travessia’ para o crescimento

O Palácio do Planalto comemorou nesta quarta-feira, 20, a manutenção da taxa básica de juros em 14,25% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). Nos bastidores, auxiliares da presidente Dilma Rousseff disseram que o momento é de "travessia" para a retomada do crescimento, a partir do segundo semestre, e, se os juros subissem, o pessimismo com a economia aumentaria na mesma proporção.

Promotor instaura pacotão de inquéritos contra Bernal

Não é de hoje que prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), e o promotor de Justiça, Alexandre Pinto Capiberibe Saldanha, são personagens de discussões e polêmicas. Saldanha é responsável por pedido de afastamento de Bernal, e, desde então, se tornou alvo de críticas do prefeito.

Azambuja entre a cruz e a espada

Não é preciso ser expert no assunto para deduzir as razões do descontentamento do pessoal do agronegócio, cujo representante no governo é o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, e o todo-poderoso chefe da Casa Civil, Sérgio de Paula. A questão é saber se na hora de tomar partido o governador-censor vai ficar do lado da classe da qual se diz representante ou se vai se curvar ao pragmatismo dos retornos, ops! da “gestão política” de Paula.

Reunião de pauta

“A turma do agronegócio, ligada ao Reinaldo, anda irritada com o Sérgio de Paula. Parece que o governador também, mas não tem como se livrar dele, por conta das ligações do passado. O Riedel principalmente”. A informação é de um colega de profissão, pelo Facebook (inbox, claro). Só para o leitor entender como surgem as pautas para o Blog. E por que é assim? Porque a redação onde o colega trabalha, se não está sob censura, como este blog, está recebendo tufos de dinheiro.

Mais um

Tido como reserva moral do partido, douradense da melhor cepa, o vice-prefeito Odilon Azambuja parece ter saído da confortável posição de espectador do processo eleitoral – e da administração – para entrar na briga sucessória de Murilo Zauith. Sempre relutante (pelo menos da boca pra fora), ultimamente ele vem dando sinais de que se continuar o tiroteio que vem aniquilando candidaturas peemedebistas ele pode repensar a possibilidade de colocar seu nome à disposição do PMDB.

Marina Silva quer TSE mais ágil na apuração contra a chapa Dilma-Temer

Marina Silva, 57, ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente, estrela da Rede Sustentabilidade, prefere que a crise instalada no Planalto se resolva acelerando-se o processo contra a chapa de Dilma Rousseff e Michel Temer no Tribunal Superior Eleitoral, e não pela via do impeachment no Congresso. "Impeachment não se fabrica, ele se explicita em função dos fatos que o justificam. Não se muda o presidente da República simplesmente porque a gente discorda dele."

Londres já manda, também, em Azambuja

Candidato a vice-governador de Delcídio do Amaral nas eleições passadas – e só por isso, pelo menos oficialmente, fora da Assembleia Legislativa – o cacique fátima-sulense Londres Machado não esperou nem um ano para voltar a ser governo. Ou melhor, a mandar no governo. Tanto que já colocou seu homem de confiança, o tal do Betine, na cola de Sérgio de Paula, para monitorar as ações políticas do governador-censor Reinaldo Azambuja. Vai ser pragmático assim lá na Conchinchina!

Procurador Geral da República quer Delcídio e Collor fora do Congresso

Nas denúncias que apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu que seja declarada, em caso de condenação, a perda do mandato dos senadores Fernando Collor de Mello (PTB-AL) e Delcídio do Amaral (PT-MS), ex-líder do governo no Senado, preso em Brasília. Os dois são suspeitos de envolvimento no esquema de corrupção na Petrobras investigado pela Operação Lava Jato.

A sucessão municipal, hoje

Um blocão encabeçado pelo peemedebista Geraldo Resende, com um pedetista ou um petista de vice, levando junto nanicos como os do PHS e PEN, aí incluídos os jurássicos, para enfrentar Délia Razuk, provavelmente com um vice indicado por Murilo Zauith e o candidato do governador-censor Reinaldo Azambuja, na verdade, de seu fiador Zé Teixeira, que deve ser Barbosinha. Este o quadro, hoje, da sucessão municipal. Tudo dependendo, claro, de um provável aumento da população carcerária.

S.O.S Moka

Enquanto o governador-censor Reinaldo Azambuja põe a moça de Culturama para cuidar da calamitosa situação do Estado, que se derrete em águas, e inicia seu desfrute no exterior, o gabinete do senador Waldemir Moka faz plantão para cuidar dos trâmites da documentação das prefeituras dos municípios em estado de emergência. A assessora Cornélia Manes agendou uma reunião para hoje às 15hs, com a Defesa Civil em Brasília, para encaminhar os pleitos dos prefeitos afogados.

E agora Campo Grande, e o Bernal?

Depois de 37 messes de crises e descontinuidade gerencial que castigam Campo Grande com um dos maiores desastres político-administrativos de sua história, fevereiro vai chegar trazendo o fim do recesso forense e a retomada dos julgamentos pendentes. Um deles refere-se à titularidade do cargo de prefeito, ocupada provisoriamente por Alcides Bernal (PP). Eleito em 2012 depois de derrotar seus mais temíveis adversários e cassado 15 meses após a posse, acusado de improbidade administrativa, Bernal hoje sustenta-se no cargo graças à medida liminar que lhe devolveu o cargo depois de ficar afastado por 17 meses, período em que foi substituído pelo vice, Gilmar Olarte.

A bonanza dos retornos

Depois de desistir de tentar substituir Murilo Zauith na prefeitura, de se arrepender e mandar avisar na imprensa subordinada que ainda “está vivo” na política, eis que Adão Parizotto retorna das férias candidatíssimo – a vice-prefeito! Como naquele chove-não-molha acabou perdendo o guru George Takimoto, quem pule a nova aliança, para ser colocada no dedo de Geraldo Resende, não mais no de Délia Razuk, é Dagoberto Nogueira, para quem Dourados cresce como rabo-de-cavalo.

Insensibilidade oceânica

O Mato Grosso do Sul se acabando em águas, com prefeituras decretando estado de emergência; estradas intransitáveis, não só as da zona rural, por onde agora começaria a ser escoada a safra de soja (se é que vai poder ser colhida, também em consequência do aguaceiro), mas também as rodovias asfaltadas, que começam a ceder em vários pontos; pontes caindo e o governador do Estado... afivelando as malas para curtir férias no exterior! É, realmente, o fim dos tempos.

Será que vai dar samba?

Antes do carnaval, ainda, deve ter fim a novela daqueles que terão sido os mais amargos cafezinhos já servidos nas antessalas dos gabinetes políticos do Estado. Segundo o Ministério Público são cinco figuras principais, ligadas às áreas empresarial e política, que efetivamente desenvolveram uma postura mais ativa. No caso, no episódio da cassação do prefeito de retorno, ops!, Alcides Bernal. Passada a gastrite pelo excesso de cafezinho, vêm os tombos das derrapagens da lama asfáltica.

Delação de Cerveró pode acelerar o impeachment

O Palácio do Planalto entrou em estado de alerta no rastro do conteúdo da delação de Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobras. Os palacianos temem a influência das denúncias no processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, em curso na Câmara dos Deputados desde o final de dezembro do ano passado.

Limpa mesmo!

Mais sugestivo impossível o nome da prestadora de serviços ao Tribunal de Contas do Estado, em tese, o órgão encarregado de fiscalizar as contas públicas. Cerca de meio milhãozinho por mês, pelo trabalho não muito suado de 15 funcionários, como garçons, telefonistas e recepcionistas. Foi o que bastou para o Gaeco pegar no pé do presidente da Corte, Waldir Neves. Interessante é que Waldirzinho bate o pé e não informa ao MP os detalhes do contrato com a tal “Limpamesmo’. Aí tem.

Macaco gordo

Nem bem o senador Delcídio do Amaral havia se acostumado a ver o Sol nascer quadrado numa cela da carceragem PF em Brasília e o companheiro Zeca do PT já caia de joelhos aos pés do governador-censor, o tucano Reinaldo Azambuja. Agora, com as coisas enfeando a cada dia mais para os lados de Lula da Silva, ele já pulou para o barco do pedetista cearense Ciro Gomes, a quem vê com maiores chances de assumir o Planalto em lugar do petista amigo do peito e companheiro de biritas.

Faca de dois legumes

Candidato que é candidato precisa deixar a carranca em casa ou guardá-la no armário do escritório, na hora do famigerado selfie para as redes sociais, principalmente para o perigosíssimo (para eles) Facebook. Não que tenham que aparecer arreganhados, também, mas nada que um tiquinho de bom senso ou bom gosto não dê jeito. No mais, é produção, produção e produção, com consultoria profissional, e aí, só com retorno, ops!

Ao denunciar Vander Loubet, Janot afirma que Lula loteou BR Distribuidora

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou que o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) concedeu ao senador Fernando Collor (PTB-AL) "ascendência" sobre a BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras, por volta de 2009, "em troca de apoio político à base governista no Congresso Nacional".
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -