O candidato a prefeito Marçal Filho (PSDB) propõe uma série de propostas para a educação da cidade de Dourados. As principais são a valorização dos educadores, a ampliação da oferta de vagas em Ceims (Centros de Educação infantil) e a revitalização das escolas municipais.
“Temos uma problemática que se arrasta há pelo menos 15 anos, que é a ausência da revitalização das escolas. Um dos maiores problemas na última década são as instalações elétricas. Elas são antigas e não suportam vários ares condicionados ligados juntos. Como temos enfrentado ondas de calor e isso deverá se repetir por um bom tempo, conforme tem analisado especialistas do meio ambiente, precisamos consertar isso com urgência”, diz o candidato.
Dar uma “roupagem nova” para as escolas com reparos em geral também são propostas de Marçal Filho. “Precisamos deixar os ambientes escolares mais agradáveis, mas é claro, precisamos também valorizar os profissionais da educação e estabelecer um trabalho coordenado entre os representantes das escolas, as Secretarias de Educação e de Saúde para o atendimento dos alunos, especialmente com relação à saúde bucal e o atendimento de crianças neuroatípicas” afirmou.
Um dos gargalos atualmente vivenciados na cidade é a falta de vagas em Ceims. Enquanto isso, três prédios (Parque do Lago II, Vila Erondina e jardim Vitória) estão com obras paradas há uma década, sendo necessário resgatar junto ao governo federal os recursos para a retomada dos serviços. “É preciso fazer essa interlocução em Brasília e como fui deputado federal por quatro mandatos, irei cobrar a retomada das obras e buscar recursos para a construção de mais Ceims, bem como de escolas para atender regiões populosas”, diz Marçal Filho.
Elaborar planejamento estratégico para gestão de equidade, com criação e implementação de um plano de formação continuada que reconheça a diversa realidade dos profissionais da educação em Dourados também são propostas do candidato do PSDB, assim como reorganizar a secretaria de educação, a fim de aprimorar o modelo de gestão da rede municipal de ensino.
Como forma de acompanhar o desenvolvimento do ensino, Marçal Filho também propõe uma política de monitoramento e transparência dos indicadores em todos os eixos da educação, dando publicidade dos diagnósticos e resultados, sempre com a participação democrática da comunidade escolar.
Redação/Assessoria da coligação do PSDB