O Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados) publicou nota em suas redes sociais oficiais, neste sábado (28), repudiando comentário feito pela candidata a vice-prefeita Gianni Nogueira (PL), que chamou o debate entre os candidatos a prefeito de Dourados realizado pela entidade de “circo”. Gianni é vice na chapa de Marçal Filho, único candidato que faltou ao debate.
O debate aconteceu na última quinta-feira (26), na sede da entidade. Apesar de ter confirmado participação, Marçal Filho enviou uma carta, momentos antes do início, dizendo que não estaria presente e publicou essa mesma carta em suas redes sociais. Em resposta, Gianni Nogueira deu razão ao seu companheiro de chapa. “Certinho Marçal. Quem quer participar de circo é palhaço”. Após a repercussão negativa, Gianni apagou a postagem.
Em sua nota de repúdio, o Simted afirma que debate é “garantia da democracia, e não circo”, e lamenta a maneira depreciativa que foi tratado no comentário. “A fala infeliz citada vai na contramão da repercussão positiva na imprensa e entre os atores políticos que participaram e prestigiaram o debate realizado pelas entidades educacionais e movimentos sociais organizados da cidade de Dourados”.
Segundo a entidade, “o debate com os prefeitáveis já é reconhecido por toda a sociedade significativamente para os eleitores e eleitoras conhecerem as propostas de todas e todos candidatos que se propõem a administrar o município de Dourados”.
Esse foi o segundo debate entre os candidatos a prefeito que Marçal Filho falta. Ele fez o mesmo no encontro promovido pela ACED e OAB, também após confirmar presença. Na próxima semana, estão previstos mais dois debates. No dia 1º de outubro acontece o realizado pela Grande FM e no dia 3, pela TV Morena. As eleições acontecem no dia 6 de outubro.