21.5 C
Dourados
quinta-feira, janeiro 22, 2026

‘O agente secreto’ é candidato a melhor filme

Filme de Kleber Mendonça Filho, protagonizado por Wagner Moura, tem quatro indicações na cerimônia marcada para 15 de março, em Los Angeles

- Publicidade -

O cinema brasileiro viveu mais uma manhã histórica nesta quinta-feira (22). “O agente secreto”, de Kleber Mendonça Filho, recebeu quatro indicações ao Oscar 2026, superando as três nomeações de “Ainda estou aqui”, no ano passado, e igualando a marca histórica de “Cidade de Deus”, em 2004.

Assim como o filme de Walter Salles, o drama de Mendonça Filho conseguiu uma indicação na categoria principal: melhor filme. O longa também concorre nas disputas de melhor ator, com Wagner Moura, melhor filme internacional e melhor elenco, categoria estreante na 98ª edição do prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

A indicação a melhor filme é a grande notícia para “O agente secreto” na lista. Como aconteceu com “Ainda estou aqui”, a nomeação joga um holofote especial no filme, fazendo com que seja mais visto pelos membros da Academia que votam na premiação. A verdade é que nem todos os mais de 10 mil votantes conseguem assistir a todos os filmes indicados, mas a presença na categoria principal praticamente garante que as pessoas irão buscar o longa.

'O agente secreto' é candidato a melhor filme
‘O Agente Secreto’ é um thriller ambientado no Brasil de 1977. Na trama, Marcelo (Wagner Moura) é um especialista em tecnologia que foge de um passado misterioso e volta ao Recife em busca de paz. Foto: Victor Jucá

A grande chance do brasileiro está na categoria de melhor filme internacional, que representaria um bicampeonato para o Brasil no Oscar. Ignorado na categoria principal, “Foi apenas um acidente” mostra que perdeu força na temporada. O principal rival de “O agente secreto” é “Valor sentimental”. Com nove indicações ao Oscar, o drama norueguês se posicionou como um dos destaques da temporada e pode brigar com força na categoria internacional.

Mas também é verdade que “Valor sentimental” tem força em outras categorias no Oscar, como melhor ator coadjuvante, o que pode fazer com que os votantes prefiram optar pelo brasileiro na categoria internacional.

Nas outras disputas, a situação é mais difícil para “O agente secreto”. A categoria de melhor filme deve ficar entre “Uma batalha após a outra” e “Pecadores”, recordistas em indicações ao Oscar 2026. E o mesmo deve ocorrer na disputa de melhor elenco.

Já na categoria de melhor ator, Timothée Chalamet é bem favorito pelo trabalho em “Marty Supreme”, e por ter chegado perto no ano passado, quando sua atuação em “Um completo desconhecido” perdeu para Adrien Brody em “O brutalista”. Isso significa que Wagner está descartado? Não, mas as ausências no SAG e no BAFTA dificultam para o brasileiro.

Para além de “O agente secreto”, o Brasil também chega como favorito em outra categoria no Oscar: melhor fotografia. Adolpho Veloso está indicado pelo trabalho em “Sonhos de trem”, e tem sido um dos destaques da temporada.

A questão é que agora é uma nova corrida. É esperar para ver…

A 98ª edição do Oscar acontece no dia 15 de março, com apresentação de Conan O’Brien.

Lucas Salgado/O Globo — Rio de Janeiro

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Últimas Notícias

- Publicidade-