20.9 C
Dourados
sábado, junho 27, 2026

Em Dourados, Temer diz que Dilma não cai e elogia Sisfron

- Publicidade -

09/07/2015 – 15h42

Em Dourados, onde conheceu o funcionamento do Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras) na manhã desta quinta-feira (9), o presidente da República em exercício, Michel Temer (PMDB), elogiou o projeto, lançado em novembro do ano passado e garantiu que a presidente Dilma Rousseff (PT) termina o seu mandato, em 2015.

Temer desembarcou no município por volta das 9h30 e do aeroporto Francisco de Matos Pereira seguiu até a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada – Brigada Guaicurus – onde assistiu a palestras sobre o funcionamento do sistema.

“O sistema é uma coisa extraordinária. Acho que a tecnologia aqui implantada está sendo usada para cada vez mais aumentar a segurança nas fronteiras. Recentemente várias operações foram realizadas, mas operações episódicas, como Águia e Sentinela. Agora ela é permanente, preserva a soberania nacional e combate a criminalidade”, comentou.

Questionado sobre a crise econômica e política vivida no país, o presidente em exercício afirmou que Dilma Rousseff (PT) termina o seu mandato e mesmo diante dos recentes episódios que conturbaram a base aliada, o PMDB segue firme no apoio ao governo.

“Não precisa segurar a presidente Dilma, ela não cai. Tem capacidade de trabalho e somos aliados. Naturalmente colaboramos com o país”, contou.

Após a entrevista coletiva, Michel Temer conheceu equipamentos utilizados no monitoramento e combate a ações ilícitas e sobrevoou parte da região de fronteira com o Paraguai. Logo em seguida, retornou para São Paulo, onde cumpre agenda, segundo a sua assessoria de imprensa.

O SISFRON

O Sisfron entrou e funcionamento em novembro do ano passado em Dourados, como piloto do projeto que visa monitorar toda a área de fronteira do país num investimento total previsto de R$ 12 bilhões com previsão inicial de implantação até 2017.

No Mato Grosso do Sul, os recursos consumidos foram de aproximadamente R$ 900 milhões, operando em 600 quilômetros da fronteira do Estado.

No sistema, uma central de comando e controle instalada na sede da Brigada Guaicurus monitora todas as ações ou operações desenvolvidas pelos militares na faixa de fronteira e gerencia possíveis ordens do comando para deslocamento de tropas, entre outras atividades de segurança.

Dezenas de caminhões estão equipados com salas modernas de monitoramento funcionam como unidades móveis de controle interligadas ao comando central. Operadores tem acesso a computadores que estão conectados não apenas a sala de monitoramento dentro da Brigada, como também a satélites que detalham posicionamento e produzem imagens mais amplas.

Os militares que trabalharão em ‘terra’, assim como aqueles que estarão em helicópteros, possuem equipamentos de câmera de última tecnologia e registram toda a ação. Esses dados são transmitidos ‘ao vivo’ para as centrais de monitoramento e comando que armazenam os dados para definir estratégias futuras ou para definir movimentações imediatas durante as operações, como perseguição a criminosos, por exemplo. São utilizados ainda radares e sensores que identificam movimentações suspeitas e também aeronaves não tripuladas.(Adriano Moreto)

O presidente da República em exercício, hoje em Dourados - foto: Joandra Alves.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Últimas Notícias

- Publicidade-