18.1 C
Dourados
sexta-feira, junho 21, 2024

Enquete da Folha de Dourados aponta para reeleição Alan Guedes, com Ferrinho em segundo lugar

Ferrinho e a bolsonarista Gianni Nogueira supreendem na enquete liderada por Alan Guedes

- Publicidade -

Além do clima de tensão criado pelas declarações de Alan Guedes sobre a “falta de seriedade” de alguns vereadores (assunto do próximo texto aqui) uma enquete da Folha de Dourados fez esquentar ainda mais o clima pré-eleitoral na cidade, nessa antevéspera de inverno. Pelos números do jornal o prefeito caminha para a reeleição, acompanhado de perto por ninguém mais ninguém menos que Archimedes Lemes Soares, o Ferrinho, ex-presidente da Câmara Municipal.

Até o fechamento deste post o prefeito liderava sua própria corrida sucessória com 28% das intenções de voto (8.225 votos), seguido de Ferrinho com 26% (7.617 votos) e por Gianne Nogueira, com 23% (6.709 votos). Marçal Filho, que deve ser o candidato tucano, aparece só em quarto lugar, com 15% (4.461).

Lembrando que as enquetes realizadas por veículos de comunicação, muitas vezes, utilizam amostras não probabilísticas. Isso significa que os participantes não são selecionados de maneira a representar fielmente a população, como nas pesquisas dos Institutos especializados, não aquelas encomendadas por assessorias para “negociações”, nessa fase da campanha.

Normalmente, essas enquetes são conduzidas através de plataformas online ou telefônicas, onde qualquer pessoa pode participar. Isso pode introduzir um viés, já que a amostra pode não refletir a diversidade demográfica e geográfica do eleitorado.

Já os Institutos utilizam amostras probabilísticas, onde os participantes são selecionados de maneira a refletir fielmente a composição demográfica e geográfica da população. As pesquisas podem ser conduzidas de diversas formas, incluindo entrevistas pessoais, telefônicas, e questionários online, com um foco em alcançar uma amostra representativa.  Elas implementam rigorosos controles de qualidade, como checagens de consistência e validações estatísticas, para garantir a precisão dos resultados.

Enquete da Folha de Dourados aponta para reeleição Alan Guedes, com Ferrinho em segundo lugar
Enquete que ainda está “rolando” na Folha de Dourados

Seja como for, a enquete que ainda está no ar, no portal da Folha de Dourados, dá o tom de como será a disputa, ou seja, das mais acirradas, já que indica a disposição dos concorrentes e dos eleitores por uma participação ativa no processo, não apenas candidaturas para marcar posição, visando eleger vereadores ou até mesmo para negociações não muito republicanas.

É o caso de Ferrinho, cuja candidatura algumas ditas lideranças não punham fé, mas que agora surpreende, numa demonstração de que sua equipe não está para brincadeiras, principalmente depois da contratação do também ex-presidente da Câmara, Juarez Fiel Alves, como coordenador de campanha.

Outro exemplo disso é a pontuação de Gianni Nogueira, cuja candidatura só agora foi lançada, depois de muitas marchas e contramarchas conduzidas pelo marido, o deputado Rodolfo Nogueira. Inicialmente o parlamentar bolsonarista se insinuou para o prefeito Alan Guedes, depois para o vice-governador Barbosinha. Por conta disso o prefeito chegou a ter um encontro com o ex-presidente Bolsonaro, em Brasília. Sem contar que Alan Guedes tem como principais âncoras de sua candidatura a ex-ministra, agora senadora bolsonarista e, desde já, presidencial Tereza Cristina, e o ex-chefe da Casa Civil de Bolsonaro, o também senador Ciro Nogueira.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Últimas Notícias

- Publicidade-