Além das notícias do Brasil e do mundo, aqui compartilhadas, tudo sobre os bastidores da política em Dourados e no Mato Grosso do Sul, com textos inéditos em artigos, entrevistas e comentários de Valfrido Silva e colaboradores.
CURITIBA — O ex-marqueteiro do PT João Santana e sua mulher e sócia, a empresária Mônica Moura, assinaram termo de confidencialidade com a Procuradoria-Geral da República (PGR), documento que marca o início do processo formal de colaboração premiada. Presos em Curitiba há cinco meses, dessa vez o casal tenta fechar uma delação em dupla — no início de abril Mônica tentou acordo individual, mas os termos não foram aceitos pelos procuradores.
Pelo teto fixado ontem pelo TSE cada candidato a prefeito de Dourados não poderá gastar mais que R$ 1.277.016,95, ou seja R$ 8,40 centavos para cada um de seus 152.164 eleitores. Em outros tempos, com essa grana aí, dava para pagar uma boa produção de rádio e TV. Mas como isso é no oficial e o brasileiro sempre acha um jeitinho para tudo, claro que na hora H a grana aparece. Pelo sim pelo não, bom para candidatos que vivem numa pindaíba danada, como Délia Razuk.
20/07/2016 - 18h40Com reunião transmitida ao vivo pela rede social Facebook, o PMDB Dourados encerrou nesta terça-feira (19) as ações do Participa Dourados, projeto...
Depois dos rumores de que Renato Câmara abriria mão da candidatura a prefeito, cedendo a esposa, Cristiane Iguma, como vice de Geraldo Resende, mais uma provável mexida no tabuleiro sucessório: Wanderlei Carneiro (PP do Bernal) trocando de posição com Keliana Fernandes; ela, de novo, prefeita, ele de vice. Falando mais alto, pelo jeito, o espírito de corpo do meio radiofônico.
A 3ª Vara da Justiça Federal determinou o bloqueio de todo o patrimônio do ex-governador André Puccinelli (PMDB), um dos alvos da operação Lama Asfáltica, realizada pela PF (Polícia Federal). Conforme o advogado Renê Siufi, que atua na defesa de Puccinelli, a decisão considera que o ex-governador teria participado de ato de improbidade.
A coordenação de campanha de Délia Razuk foi rápida no gatilho, ao informar, na manhã de hoje, que não existe compromisso com nenhum dos atuais secretários da gestão Murilo Zauith em caso de retorno da vereadora à prefeitura. "Ledi Ferla fica, se quiser, mas só como funcionária de carreira que é; Landmark Rios até que interessaria, mas quanto a Zito, secretário de governo, nenhuma chance". Assim foi dito, ipsis litteris.
"Vou pra minha casa, cuidar dos meus negócios, com tranquilidade, porque nesses cinco anos ninguém de vocês viu o nome de nenhum membro da nossa administração envolvido em denúncias de desvio de dinheiro, falcatrua ou corrupção; pelo contrário, Dourados ganhou manchetes nacionais com notícias positivas, esse é o resultado do trabalho transparente que realizamos", Murilo Zauith, hoje, no Douranews, dando a senha para a batida em retirada do processo de escolha do sucessor.
O Ministério Público Federal (MPF) reafirmou em alegações finais entregues à Justiça o pedido de condenação do pecuarista José Carlos Bumlai, pessoa próxima ao ex-presidente Lula, por corrupção, lavagem de dinheiro e gestão fraudulenta. No documento apresentado à 13ª Vara da Justiça Federal em Curitiba, os procuradores também pedem a condenação de outros oito réus no mesmo processo.
20/07/2016 - 08h49Investimento na estrutura reflete diretamente na qualidade do atendimento às famílias que necessitam de assistência"Eu já estou indo pra casa, o que...
Aliados desde que o PT chegou ao poder no Estado, Londres Machado e Zeca do PT vão trabalhar até a undécima hora das convenções partidárias para sacramentar uma composição que leve Délia Razuk à prefeitura de Dourados. Que vice-prefeitura, que nada! Pragmáticos, querem que José Jorge Leite Zito Filho continue "primeiro-ministro" e Landmark Rios e Ledi Ferla tocando os programas sociais. Quem sabe, de lambuja, a Educação e/ou a Saúde. Tudo por Dourados, claro!
O PPS que ontem formalizou apoio à candidatura de Délia Razuk em Dourados é o mesmo que em Campo Grande anda de braços dados com Alcides Bernal, tido como um dos piores prefeitos do Brasil. PPS que é presidido pelo cantor Carlos Fábio, secretário de Cultura de Murilo Zauith, cujo time está dividido entre as candidaturas do tucano Geraldo Resende e do peemedebista Renato Câmara.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, determinou que as gravações de telefonemas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva permaneçam na 13ª Vara Federal de Curitiba, sob responsabilidade do juiz Sérgio Moro. A decisão foi tomada em ação apresentada pela defesa de Lula, que queria que o áudio não fosse usado nas investigações da Operação Lava-Jato em curso na Justiça Federal no Paraná.
Desmilinguido, depois de apeado do poder, com algumas de suas principais estrelas atrás das grades e outras de maior grandeza na iminência da tão temida convocação de juiz Sérgio Moro, o PT sequer consegue realizar uma de suas famosas plenárias para decidir que rumo tomar em eleições como a de Dourados, por exemplo. Enquanto o ex-reitor Damião Farias espera a confirmação do cara-crachá, para uma disputa solo, Délia Razuk segura a vaga de vice. Quem sabe, para algum companheiro!
Ante o impasse criado pela lista sêxtupla do PSB de Murilo Zauith, da qual diz ter tido conhecimento só pela imprensa, e como tinha compromisso com o DEM, o tucano Geraldo Resende deixou o pepino da indicação de seu vice para o coordenador-geral de sua campanha, o deputado Zé Teixeira, e para os colegas aliados Barbosinha e Takimoto. Os nomes do DEM: Ailton Stropa, Alan Guedes e Cido Medeiros. O PSB quer enfiar Waltinho Carneiro ou Marinse Misouguchi goela abaixo.
O presidente da Petrobras, Pedro Parente, garante que não haverá "dogmas" na venda de ativos da estatal e admitiu estudar o controle compartilhado com o setor privado de algumas subsidiárias, como a BR Distribuidora ou a Transpetro."Na hipótese de a gente abrir a maior parte do controle, é com cocontrole", afirmou, lembrando que isso será feito obedecendo a três condições: maximizar o valor dos ativos, preservar a empresa verticalizada e manter os seus interesses estratégicos.
Acabou o lero-lero dos dinossauros (Braz Melo, Humberto Teixeira, Valdenir Machado e Zé Elias) de caminharem juntos até o fim nessas eleições. Na primeira sinalização de retorno, ops!, foi por água abaixo o discurso do "tudo por Dourados". Às vésperas das convenções, Braz e Humberto curtem seus momentos de fênix, como eventuais vices, de Délia Razuk e Renato Câmara, respectivamente, Valdenir virou cabo eleitoral de Geraldo Resende e Zé Elias espera Zeca do PT dar a voz de comando.
BRASÍLIA — Ministro encarregado da articulação política, Geddel Vieira Lima, da Secretaria de Governo, admite que o governo trabalhou contra a candidatura de Marcelo Castro, do PMDB, que representava "as forças da oposição" na Câmara. Mas diz que as feridas serão curadas e que a relação com a base será de harmonia. Veja a entrevista concedida a Júnia Gama e Catarina Alencastro, do jornal O Globo.
ANCARA — O governo turco afirmou neste sábado ter conseguido controlar completamente a tentativa de golpe militar que criou um cenário de caos no país desde a noite de sexta-feira. Após o aeroporto de Istambul ter sido fechado na noite passada, os voos estão sendo retomados. Novos tiroteios foram registrados nesta manhã, após confrontos terem feito 265 mortos e 1.440 feridos, segundo o governo — o Exército cita 194 mortos. Na madrugada, os turcos responderam ao pedido do presidente, Recep Tayyip Erdogan, de sair às ruas para resistir. Alguns comandantes militares foram mantidos reféns pelos insurgentes, segundo o ministro turco dos Assuntos Europeus, Omer Celik.
ANCARA E ISTAMBUL — Explosões, tiros e informações desencontradas marcaram a madrugada e a manhã de sábado, na Turquia, com o governo sendo alvo de uma tentativa de golpe militar organizada por "uma minoria no seio do Exército", conforme classificou o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan. Confrontos fizeram 265 mortos e 1.440 feridos, declarou o primeiro-ministro Binali Yildirim — o Exército cita 194 mortos. Mais de 2,8 mil militares foram presos e autoridades turcas removeram neste sábado 2.745 juízes dos seus cargos, além de cinco membros do alto conselho judicial do país.