28/05/2013 – 15h08
O coronel Adib Massad, que comandou o GOF (Grupo de Operações de Fronteira), serviço criado em 1987 como base de apoio para o combate à criminalidade e a segurança dos produtores rurais, principalmente, foi um dos convidados mais cumprimentados hoje (28), na festa de comemoração do 26º aniversário do atual DOF (Departamento de Operações de Fronteira), realizada em Dourados.
Ao longo desse período, segundo a assessoria de comunicação do Governo do Estado, o DOF comemora resultados significativos através de uma atuação na fronteira que vem servindo de modelo para outras instituições do Brasil. Personalidades civis e militares que contribuíram para o trabalho da corporação foram agraciadas com a medalha Águia da Fronteira durante a solenidade.
O governador André Puccinelli, que participou do evento acompanhado pelos secretários de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini e o de Articulação com os Municípios, Nelson Trad Filho, fez questão de ressaltar a importância da instituição para levar mais segurança e tranquilidade aos sul-mato-grossenses. “Nosso obrigado a todos os componentes do DOF pela excelência do policiamento, assim como a todos que chefiaram o DOF”, ressaltou, também citando o coronel Adib.
André aproveitou a oportunidade para anunciar mais investimentos ao Departamento. “Neste ano ainda haverá incorporação de maior contingente do DOF bem como a instrumentalização com equipamentos de informática. Entregaremos ainda 21 viaturas que ainda estão em fase licitatória”, anunciou. O DOF já recebeu cinco viaturas para incrementar a atuação em 51 municípios, com presença mais efetiva na linha fronteiriça, em especial na área rural. O trabalho é realizado por mais de 120 policiais militares e civis.
Para os prefeitos dos municípios localizados nesta faixa, a atuação do Departamento traz a tranquilidade e a segurança necessária. “É de suma importância para o nosso Estado e é reconhecido nacionalmente”, elogiou o prefeito Murilo Zauith. Ele lembrou que o grupo, antes criado para dar segurança ao produtor rural, hoje tem outro foco. “O trabalho se estende muito mais. O desafio antes era dar a tranquilidade para a produção rural. E hoje o Departamento realiza, entre outras ações, a apreensão de drogas. Temos orgulho do DOF”, ressaltou.
Modelo
Conforme o atual comandante do DOF, coronel Edilson Osnei Nazareth Duarte, foi uma longa caminhada para chegar ao atual modelo e que vem servindo de referência para outras instituições do Brasil. “São 1.517 quilômetros de fronteira com o Paraguai e a Bolívia atuando também nas estradas vicinais. Nestes locais com certeza haverá uma equipe pronta para agir. Este trabalho realizado tem tido reflexos em outras unidades da Federação sendo que grande parte das drogas e armas apreendidas se destinam aos grandes centros do País. Hoje somos reconhecidos nacionalmente”, disse o coronel Duarte ao ler a Ordem do Dia.
De acordo com o balanço apresentado durante a solenidade, no período de janeiro a abril de 2013 foram apreendidos mais de 2.700 quilos de maconha; 36 quilos de cocaína; dois quilos de haxixe e 15 quilos de pasta base. Em todo o ano passado o DOF apreendeu mais de 23 mil quilos de maconha e 103 quilos de cocaína.
Para o secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, o DOF na sedimentação do policiamento itinerante criou uma forma de trabalho e, mais do que isso, deu vida. “Tanto que se tornou uma referência nas dez unidades da Federação. Nos últimos sete anos foram apreendidas mais de 200 toneladas de drogas sem falar em armas, prisões, contrabando e outros crimes. Elogio a forma rotineira e sistemática deste policiamento itinerante”, disse.
Leal
A solenidade contou também com a presença do ex-secretário de Justiça e Segurança Pública, Francisco Leal de Queiroz, responsável pela criação do GOF em 1987, que trouxe cópia do decreto de criação do Grupo, entregue ao coronel Duarte. Leal de Queiroz recebeu, ainda, a medalha Águia da Fronteira, do governador André Puccinelli. Douranews

