11/07/2017 – 17h03
BRASÍLIA — O PSDB decidiu liberar a bancada de deputados para votar como desejar sobre a denúncia contra o presidente Michel Temer na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A tendência é que isso se repita no plenário da Câmara. O anúncio foi feito após mais de quatro horas de reunião da bancada. Alguns deputados ironizaram o resultado e saíram da reunião brincando com os jornalistas dizendo “muro, muro, muro”.
— O PSDB decidiu não decidir — disse Nilson Leitão (MT), um dos que já se declarou como pró-Temer. O líder, Ricardo Trípoli (SP), afirma que a posição da maioria da bancada é pela autorização da denúncia.
— A maioria da bancada é pela admissibilidade, mas há um grupo menor que é contra. Estamos discutindo se vai prevalecer a posição da maioria ou se vamos liberar como estamos fazendo na CCJ — disse o líder tucano.
Dos 46 deputados do PSDB, 16 anunciaram voto a favor da denúncia e 8 contrários na enquete do GLOBO. Os demais ainda estão indecisos ou não responderam. Na CCJ, dos sete tucanos titulares, quatro já se manifestaram a favor da denúncia, um contrário e os outros dois ainda não responderam à enquete.
Alguns parlamentares afirmam que o posicionamento da bancada em plenário deve influenciar a reavaliação que o partido fará em agosto sobre permanecer ou não no governo. A visão é que se a maioria da bancada votar a favor da denúncia o partido acabará deixando os cargos no governo, caso Temer sobreviva à votação.
— Se tiver uma posição majoritária a favor da denúncia nessa votação com o governo colocando essa situação como definitiva, acho que os próprios ministros vão acabar deixando os cargos porque não faria sentido continuar se a maioria da bancada é contra. E hoje a situação é essa — afirmou Silvio Torres, que é secretário-geral do partido.

