27.1 C
Dourados
sábado, outubro 31, 2026

Ministros anunciam reforço do efetivo da Força Nacional e investigação rigorosa após ameaças a indígenas em MS

Comitiva esteve em Dourados, Coronel Sapucaia e Tacuru; dois servidores municipais admitiram à Polícia Federal a autoria de áudios que mencionavam envenenamento da água de aldeia, mas negaram intenção de realizar os ataques.

- Publicidade -

A visita de uma comitiva ministerial a Mato Grosso do Sul neste sábado (31) teve como motivação central a escalada de denúncias de ameaças e violência contra comunidades indígenas no sul do Estado, no contexto posterior às eleições presidenciais. Em Dourados, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva, anunciou o reforço do efetivo da Força Nacional na região e prometeu investigação rigorosa dos episódios, com mobilização permanente das forças de segurança para impedir que as ameaças se transformem em tragédia.

A gravidade do caso de Tacuru ajuda a explicar a presença das autoridades federais. Dois servidores da prefeitura foram ouvidos pela Polícia Federal depois da circulação de áudios nos quais se mencionava, entre outras ameaças, a possibilidade de envenenar a água consumida pelos indígenas da aldeia Sassoró. Segundo a PF, ambos admitiram ter gravado as mensagens, mas alegaram que não pretendiam concretizar o que disseram. Um deles teria atribuído as declarações à bebida e ao ambiente de tensão política depois do resultado eleitoral. A investigação, porém, não será encerrada com base apenas nas explicações dos envolvidos.

A própria Polícia Federal deixou claro que continuará reunindo provas para esclarecer as circunstâncias, a motivação e a eventual responsabilidade criminal dos autores. O diretor de Amazônia e Meio Ambiente da corporação, Humberto Freire, afirmou que os investigadores vão apurar os fatos com rigor e celeridade. O material produzido será encaminhado ao Ministério Público e ao Judiciário para as providências cabíveis. A alegação de que tudo não passou de uma brincadeira ou de palavras ditas durante uma bebedeira não apaga a gravidade de uma ameaça dirigida à água consumida por uma comunidade inteira.

Foi justamente para evitar que a situação ultrapasse o terreno das ameaças que o ministro da Justiça anunciou o reforço da Força Nacional. O efetivo terá presença ampliada e atuará em regime de pronta resposta, com possibilidade de deslocamento imediato diante de ocorrências com aparência criminosa ou de maior gravidade. A proposta é integrar as informações recebidas pela Polícia Federal, pela Polícia Rodoviária Federal e pelas forças estaduais, permitindo que as denúncias sejam comunicadas e encaminhadas praticamente em tempo real. O governo pretende, assim, impedir que a demora na resposta transforme uma ameaça anunciada em violência consumada.

A agenda da comitiva incluiu visitas às aldeias Taquapery, em Coronel Sapucaia, e Sassoró, em Tacuru, além de reuniões e coletiva em Dourados. Participaram da missão os ministros Eloy Terena, dos Povos Indígenas; Wellington César Lima e Silva, da Justiça e Segurança Pública; e Janine Mello, dos Direitos Humanos e da Cidadania. A presença dos representantes federais teve também o propósito de ouvir diretamente as lideranças indígenas, avaliar a situação nos territórios e definir medidas adicionais de proteção.

O ministro Eloy Terena apresentou um balanço preliminar das denúncias recebidas pelo governo federal. Segundo ele, foram filtrados dez relatos inicialmente encaminhados, dos quais quatro se referiam a Mato Grosso do Sul. Na avaliação preliminar apresentada durante a visita, apenas o episódio da ameaça de envenenamento da água, em Tacuru, tinha ligação direta identificada com violência política. Os demais casos, inclusive relatos de atropelamentos, não foram descartados e continuam sujeitos à verificação. A distinção é necessária: nem toda ocorrência pode ser atribuída automaticamente à disputa eleitoral, mas nenhuma denúncia de violência contra indígenas pode ser ignorada.

É nesse ponto que o episódio deixa de ser apenas um caso policial e passa a exigir reflexão política. A derrota nas urnas não autoriza ninguém a transformar comunidades indígenas em inimigas, comerciantes em alvos de boicote ou trabalhadores em suspeitos por suas preferências eleitorais. Nos últimos dias, também vieram a público denúncias de listas de estabelecimentos e pessoas que estariam sendo submetidos a constrangimento e retaliação por supostamente terem votado em Lula. São situações que precisam ser investigadas individualmente, com identificação de autores e provas, mas que compõem um ambiente preocupante de intolerância e intimidação.

O voto é secreto, livre e individual. Não cabe a patrão, comerciante, vizinho ou grupo de mensagens exigir explicações sobre a escolha de cada cidadão, muito menos impor punições econômicas ou profissionais por causa dela. Quando a divergência política passa a servir de justificativa para ameaçar a segurança, o emprego ou a sobrevivência de alguém, a discussão já ultrapassou os limites da disputa partidária. O que se tenta impor é uma espécie de disciplina política pela intimidação, como se a cidadania dependesse da autorização dos que se consideram donos da região.

Por trás desse ambiente, é preciso observar a reorganização de uma extrema direita que saiu das urnas sem o resultado que desejava e que, ao menos momentaneamente, está órfã do sobrenome Bolsonaro como principal instrumento de mobilização. Isso não significa que todos os eleitores conservadores ou adversários de Lula participem de atos de intimidação — seria injusto e irresponsável afirmar tal coisa. Mas os setores radicalizados que confundem oposição com perseguição precisam ser identificados e responsabilizados quando ultrapassam a fronteira da lei. A derrota eleitoral não pode funcionar como salvo-conduto para ameaçar quem pensa diferente.

Mato Grosso do Sul conhece a dimensão histórica dos conflitos envolvendo povos indígenas, território e interesses econômicos. Por isso mesmo, não se pode tratar a ameaça de envenenar a água de uma aldeia como bravata de bêbados, desentendimento de ocasião ou simples exagero verbal. A água é condição de vida. Uma ameaça dessa natureza, ainda que seus autores aleguem não ter intenção de executá-la, exige resposta imediata, investigação técnica e proteção efetiva das pessoas atingidas. O reforço da Força Nacional é uma providência necessária, mas terá de ser acompanhado de presença continuada, comunicação com as lideranças e resultados concretos.

Enquanto isso, no ambiente político nacional, ainda há quem alimente fantasias de uma intervenção salvadora de Donald Trump, como se a soberania brasileira pudesse ser colocada à disposição de um padrinho estrangeiro para corrigir, pela força, o resultado das urnas. Até aqui, essa possibilidade pertence ao terreno da especulação, não ao dos fatos comprovados. Mas a simples disposição de setores inconformados de imaginar uma solução externa para uma derrota eleitoral ajuda a compreender o clima de radicalização que precisa ser contido antes que produza consequências ainda mais graves.

A visita dos ministros não resolve, por si só, conflitos antigos nem elimina o preconceito que alimenta a violência. Mas estabelece uma obrigação pública: investigar, proteger e responsabilizar. O governo federal promete rigor; a Polícia Federal afirma que não se limitará à versão dos investigados; e a Força Nacional terá seu efetivo reforçado para responder a novas ocorrências. Agora, a sociedade sul-mato-grossense precisa acompanhar se as promessas se converterão em segurança real para as comunidades.

A democracia não termina na apuração dos votos. Ela continua no direito de cada pessoa viver, trabalhar, comerciar e circular sem ser ameaçada por sua origem, sua identidade ou sua escolha política. Quem perdeu a eleição tem o direito de fazer oposição. O que não tem é o direito de transformar a derrota em licença para perseguir, intimidar ou ameaçar a vida dos outros.

contrapontoMS/g1

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Últimas Notícias

- Publicidade-