19.7 C
Dourados
sexta-feira, julho 3, 2026

PMDB com Serra, Murilo senador

- Publicidade -

30/03/2009 – 11:03

Foto: Anita Tetslaff

Além do lançamento da candidatura do vice-governador Murilo Zauith ao Senado, o que se extraiu de mais importante das várias falas (e como fala!) da senadora Kátia Abreu, do DEM do Tocantins, na visita a Dourados, foi sua certeza de que “se as bases do PSDB estiverem em paz” o PMDB fica com o governador de São Paulo, José Serra, nas eleições presidenciais do ano que vem. Ou seja, se o Palácio do Planalto não conseguir cooptar o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, nem intrigá-lo a ponto de rachar a base tucana, pode até haver uma aliança formal entre PT e o PMDB, mas o grosso do partido, na avaliação da senadora, mantém a aliança já tradicional com tucanos e democratas, mais o PPS.

Trazendo a coisa para o nível regional isso significa dizer que, se no Mato Grosso do Sul o casamento entre PT e PMDB já é uma tarefa hercúlea do governador André Puccinelli e do senador Delcídio do Amaral, com as bases tucanas em paz e a maior parte do PMDB apoiando Serra, as coisas ficam quase impossíveis, confirmando-se a lógica da candidatura do ex-governador Zeca do PT. Aí, sim, Puccinelli precisaria rever toda sua estratégia, com a entrada definitiva de Zauith no páreo como seu segundo candidato a senador, já que o primeiro é o deputado Valdemir Moka. Neste caso o governador teria que optar entre o deputado peemedebista e o senador Valter Pereira, que também pleiteia seu apoio, já que precisaria fincar uma estaca na região da Grande Dourados, onde Zeca do PT é forte.

Kátia Abreu foi convicta quando lançou o nome do vice-governador como candidato ao senado, pelo Democratas, esbanjando elogios ao seu ex-colega de parlamento. Zauith ouviu calado, na primeira vez em que isto aconteceu, durante coletiva com a imprensa. Depois, na repetição do lançamento, durante discurso da senadora a políticos e empresários, abriu um enorme sorriso de consentimento, diante dos aplausos, depois indo de mesa em mesa, ouvindo palavras de incentivo. Era tudo que ele precisava. A derrota para Ari Artuzi parece mesmo coisa do passado. 

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Últimas Notícias

- Publicidade-