16.4 C
Dourados
domingo, junho 21, 2026

Últimas Notícias

Londres Machado, o prefeito

Na iminência de ter o mandato cassado pela escandalosa compra de votos Ilda Machado nem se dá ao trabalho de ser prefeita de Fátima do Sul, tarefa desempenhada pelo marido, Londres Machado. Tanto que o velho cacique teria desistido até do prometido retorno à Assembleia Legislativa, para alívio da filha e sucessora, deputada Grazielle Machado, que entregou o pai na bandeja ao blogueiro Marcos Eusébio: "Ele está mais para prefeito de Fátima do que para deputado".

Acordão

Nesses tempos bicudos da política, quanto menos se desovarem os retornos milionários e muito bem guardados, melhor. Assim, pelo acordo alinhavado desde já entre figadais adversários, André Puccinelli pegaria uma carona com Nelsinho Trad na viagem ao Senado, parando na Câmara dos Deputados. Mesmo que nenhum juiz estadual resolva adotar o folow the money do federal Sérgio Moro, melhor não correr risco, facilitando, assim, ainda mais, a vida do Azambuja.

Deputado berra nos corredores do Planalto por não ter nomeação de aliado confirmada

BRASÍLIA — A demora do presidente Michel Temer em nomear o novo secretário de Governo está aumentando o nível de estresse entre os parlamentares da base aliada. Nesta quarta-feira, um deputado do Rio, Francisco Floriano (DEM-RJ), esteve em Brasília, no meio do recesso, para exigir a nomeação de um aliado na estrutura federal. Ao chegar ao Palácio do Planalto e não obter confirmação ao seu pleito, seus berros de reclamação, dizendo que não era "moleque", ecoaram nos corredores do quarto andar:

Na despedida, Obama fala em esperança: ‘Sim, nós podemos’

CHICAGO — O último discurso de Barack Obama como presidente dos Estados Unidos, na noite de terça-feira, em Chicago, foi marcado pela emoção. Mais que tratar de seu legado nestes oito anos, o presidente usou palavras de esperança. O tom otimista contrastava com o temor do público, que teme retrocessos nas políticas de Obama no governo de Donald Trump, que assume a Casa Branca em nove dias. Obama definiu dois pontos principais pelos quais os americanos precisam lutar, em sua opinião: o fim da desigualdade econômica e dos conflitos raciais.

André sobrando

Pela lógica da coisa as duas vagas do MS no Senado a serem disputadas ano que já têm donos: o ex-governador Zeca do PT, e o ex-prefeito de Campo Grande, o agora petebista Nelsinho Trad, que além da burra cheia, pelas economias que fez na campanha de governador, deve estourar a boca do balão em votação na capital, dependendo, claro, do sucesso da administração do irmão Marquinhos. Assim, pelo retorno, ops!, restaria a André Puccinelli encarar o Azambuja.

Jornalistas sobrando

Passaredo pra lá de desinformado de barca démodé e quase afundando, como sempre querendo agradar aos poderosos de plantão, prestando um desserviço à categoria que deveria empregar. Não estão faltando jornalistas no mercado, para atender aos recém-eleitos. O que está faltando é peito para as escolhas certas, principalmente da parte dos que preferem trabalhar com "profissionais" medíocres e subordinados.

Pauta indigesta

Délia Razuk faz as honras da casa esta semana a Reinaldo Azambuja. Será o primeiro tête-à-tête oficial. Na pauta, além da polêmica questão da Sanesul, a prefeita vai querer colocar em pratos limpos a ingerência do governo do estado na eleição da Câmara Municipal, o que pode inviabilizar sua administração, além de ‘otras cositas’. Até porque, doido por um retorno, ops!, André Puccinelli já anda rondando o famoso casarão da rua Ponta Porã.

“Homens invisíveis” da PF guardam 30 milhões de documentos da Lava-Jato

Em uma sala sem janelas, com acesso controlado e monitorado 24 horas por câmeras, no terceiro andar da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba (PR), está o centro nervoso da Operação Lava Jato. São planilhas de obras públicas, contratos e registros de pagamentos das maiores empreiteiras do País, arquivos de textos, anotações, agendas de encontros, conversas telefônicas, trocas de mensagens de e-mail e celular de empresários, políticos, lobistas e doleiros.

‘Tentativas de tutelar votação fracassaram’, afirma Jovair Arantes

Líder do PTB e um dos deputados a desafiar a reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) na presidência da Câmara, Jovair Arantes (GO) afirma apostar no histórico da Casa em eleger candidatos nem sempre alinhados com o Palácio do Planalto. O petebista, que nega ser candidato do Centrão, diz representar seu partido e afirma que o presidente Michel Temer lhe garantiu "absoluta isenção" na disputa, marcada para o dia 2 de fevereiro.

O retorno da xepa

Seis dias após assumir a prefeitura Délia Razuk retomou sua rotina de dona de casa. Sozinha, discretamente, percorreu as bancas da Feira, agora Totó Câmara, como sempre gostou de fazer. Uma leguminosa aqui, uma frutinha ali, para o maridão dodói e dengoso, ia colhendo sugestões dos feirantes para o refazimento do espaço recém-inaugurado. Coisas simples, como a ampliação da apertada área de estacionamento para o amplo espaço ocioso da antiga Chácara Rigotti.

Mário Soares, ex-presidente de Portugal, morre aos 92 anos

LISBOA — Talvez a principal maneira de se conhecer não só o legado de uma pessoa, mas também sua personalidade e caráter, seja apreender o que se disse dela, no que foi mais marcante e quais as palavras mais usadas para defini-la. No caso do português Mário Soares, impressiona a quantidade de vezes em que o citam como um dos principais defensores da democracia em Portugal. Um líder humanista que não hesitou na hora de se tornar um dos maiores combatentes, sem armas, contra a ditadura salazarista.

Luz, câmera, ação!

Olha só que ironia. A administração Délia Razuk começa, efetivamente, com a assinatura, nesta sexta-feira, da ordem de serviço para a reforma do Hospital da Vida, graças a recursos conseguidos por Geraldo Resende. Detalhe: são R$ 2 milhões que estavam mofando em Brasília havia dez anos, segundo o deputado, "por falta de comprometimento de gestores que só tinham discursos vazios". A prefeita fez questão de lembrar o empenho do adversário recém-batido nas urnas.

Acidentes pavorosos

Todo mundo (quase literalmente) concorda que o massacre de Manaus foi "pavoroso", como adjetivou o presidente Michel Temer, três dias depois de um silêncio sepulcral e um depois da manifestação do papa Francisco. Há controvérsias, porém, se esse massacre pode ou não ser chamado de "acidente". Professor e aplicado, Temer despejou sinônimos de "acidente" nas redes para defender sua escolha de palavras: tragédia, perda, desastre, desgraça, fatalidade. Deles, porém, o único que se encaixa é tragédia. Mesmo assim, precisaria um complemento: tragédia intencional.

O retorno de Zito

Depois da bem sucedida audiência do deputado João Grandão com a prefeita Délia Razuk, com a desculpa de liberar algumas Vans (não explicaram se ambulâncias ou não), mas, na verdade, para garantir o retorno de alguns companheiros demitidos, há quem assegure que ao mínimo aceno de Londres Machado e Zito Leite também pode voltar. A esta altura, para alívio de Raufi Marques, que andaria pra lá de arrependido e bastante acabrunhado.

Desagradou geral

Além de Zeca do PT, que conseguiu manter apenas um companheiro de sexto escalão no time de Délia Razuk, outros aliados devem estar pra lá de desapontados. O ex-prefeito Braz Melo, agora vereador, com a exoneração de seu fiel escudeiro, o engenheiro Shinsuke Ono. O ex-prefeito e agora secretário de obras, José Elias Moreira, pelo ex-assessor Jamil de Campos Ahum. Enquanto isso... Murilo Zauith, além da dupla Ledi-Land, segurou o seu motorista Creuzimar Barbosa. Num DAS-1.

Combinação pré-eleitoral de Délia e Murilo por um fio

Menos mal que – na contramão de algumas decisões de Délia Razuk que frustraram e até chocaram companheiros de longa viagem, como, por exemplo, a manutenção dos petistas-murilistas Ledi Ferla e Landmark Rios (ela havia jurado durante a campanha que não aproveitaria ninguém do secretariado antigo) – o novo secretário de Saúde, Renato Vidigal, chutou o pau da barraca, foi para o Facebook e escancarou o que ele chama de "caos na saúde pública", garantindo que vai denunciar tudo o que encontrar de errado ao Ministério Público e à imprensa.

Disputa pela presidência da Câmara pode se transformar em guerra judicial

BRASÍLIA - Líder do PTB e pré-candidato à presidência da Câmara, o deputado Jovair Arantes (GO) partiu ontem para o ataque ao principal adversário, o atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), classificando a candidatura dele como ilegítima e avisando que se ele insistir e for reeleito, irá judicializar a disputa. Numa resposta a Maia, que na véspera cobrou coerência dos adversários e afirmou que a eleição deveria ser ganha "no voto", e não no Supremo, Jovair disse que o presidente da Casa deveria dar o exemplo e cumprir a Constituição Federal e as leis. A eleição está marcada para o próximo dia 2 de fevereiro.

O primeiro “BEÓ”

Nem bem assumiu e a prefeita Délia Razuk já poderá ter que se explicar à polícia por conta de atos de seus subordinados. É que no afã de mostrar serviço, antes mesmo de ser nomeado, seu porta-voz Nicanor Coelho se abancou na assessoria de imprensa e foi mandando para o lixo toda a documentação relativa aos feitos de Murilo Zauith. Indignada, a jornalista Marly Lange promete registrar um B.O. por assédio moral e destruição de documento público.

O que é isso companheira?

De nada adiantou Raufi Marques se apressar em levar Délia Razuk para posar na foto ao lado do ex-patrão Zeca do PT no primeiro tour dela por Brasília depois da eleição. Checando hoje a primeira lista da degola o ex-governador foi surpreendido com o tamanho do seu prestígio: conseguiu manter apenas um companheiro, o emblemático Boca Venâncio, assim mesmo num cargo de sexto escalão. Para os outros pedidos, inclusive dois dos tão cobiçados DAS-1 e DAS-2,nem tchum!

Nem goiabada, nem marmelada!

O novo secretário de saúde, Renato Vidigal, mexeu num vespeiro, mostrando no Facebook o outro lado do Hospital da Vida, um dos xodós de Murilo Zauith. O que deveria ser uma "área de lazer" dos pacientes foi mostrado como um depósito de lixo hospitalar reciclável. Ele promete meter a boca no trombone, chamando a imprensa e o Ministério Público para constatar tudo in loco. Numa alusão à permanência da assessora Andreia Vieira, ironizou: 'vou pôr relógio de ponto'.
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -