Além das notícias do Brasil e do mundo, aqui compartilhadas, tudo sobre os bastidores da política em Dourados e no Mato Grosso do Sul, com textos inéditos em artigos, entrevistas e comentários de Valfrido Silva e colaboradores.
O juiz federal Sérgio Moro, que conduz os processos da Operação Lava Jato, aceitou denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira, 19. Agora, Lula se torna réu pela quinta vez em ações penais nas Operações Lava Jato, Zelotes e Janus. Ao todo, o petista é alvo de cinco denúncias: duas da Lava Jato, no Paraná, uma na Operação Zelotes, uma na Operação Janus e uma no âmbito da Lava Jato, em Brasília.
Ainda bem que Délia Razuk deixou para depois do Natal o anúncio do secretariado. Assim, inspirada no jingle bells, poderá fazer os últimos ajustes, como, por exemplo, que fim dar ao assessor Wellington Pael, o locutor oficial que "empossou" Marisvaldo Zeuli como prefeito antes da hora, no Facebook: "Nós sabemos quem vai administrar a cidade", anunciou, passando a bola para o vice, que, todo-todo, fala em gestão pública com criatividade, planejamento, blá-blá e blá.
Há quem garanta, no PT, que Ledi Ferla não é tão intocável quanto parece, por estar perpassando três administrações comandando a Assistência Social. Competente, sim, pelo menos até que apareça um prefeito capaz de encontrar um substituto em condições de abrir algumas caixas pretas, como, por exemplo, dos bolsas família da vida e, principalmente, de algumas generosas consultorias com as quais algumas companheiras foram aquinhoadas ao longo de sua interminável gestão.
Caída de paraquedas na administração Tetila, como parte do espólio da prefeita petista Dorcelina Folador (assassinada em Mundo Novo), a até aqui intocável ex-freira Ledi Ferla caminha para bater recorde de longevidade comandando com mão-de-ferro a Secretaria de Assistência Social em Dourados. E, pelo jeito, mandando mais até que Délia Razuk, tanto que para manter suas companheiras de PT e de convento já está pondo pra correr assessores até do círculo íntimo da prefeita eleita.
Nunca antes na história tão pragmáticos, os secretários murilistas Landmark Rios e Ledi Ferla apressaram-se em se livrar da pecha petista nem bem o último voto dando a vitória de Délia Razuk havia sido computado. Agora, dá-se como certa a ida de ambos para a Rede de Sustentabilidade de Marina Silva. Detalhe: Land, pupilo de Cecília Zauith, vai continuar comandando a secretaria de Agricultura, da cota do vice Zeuli, líder do agronegócio. Tem tudo para não dar certo.
BRASÍLIA — Em reação a cobranças públicas de atraso feitas por ministros do Supremo Tribunal Federal, inclusive o relator da Lava-Jato na Corte, Teori Zavascki, o gigantesco conteúdo de quase uma centena de delações premiadas que promete chacoalhar o país deve ser entregue hoje ao STF pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, no último dia antes do recesso do Judiciário. O conteúdo de arquivos, pen drives e documentos — que abrangem cerca de 800 depoimentos prestados por 77 executivos e ex-executivos da Odebrecht, empreiteira investigada na Operação Lava-Jato — deve começar a ser analisados por Teori na volta do recesso, em fevereiro. Mas já em janeiro ele deverá ouvir os delatores e advogados sobre se foram ou não coagidos a delatar. Caberá a Teori homologar os depoimentos ou não.
RIO — Uma semana após ter sido transferido para a carceragem da Polícia Federal, o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (PMDB) voltou sábado para Bangu 8, no Complexo de Gericinó, na Zona Oeste do Rio. A chegada ao presídio foi marcada por vaias de pessoas que visitavam internos, que acenderam fogos de artifício e levaram um bolo para a porta da cadeia.
"Quem diria, o PR da Lama Asfáltica julgando o PT leproso". Frase de um seguidor de Zeca do PT sobre as condições impostas aos ex-petistas-murilistas Landmark Rios e Ledi Ferla para manterem suas sinecuras na administração Délia Razuk. Pelo acordo, além de deixarem a sigla "leprosa", eles terão que soltar ladeira abaixo os companheiros ocupantes de cargos estratégicos. Será que Délia consegue desfazer o triunvirato tido como insubstituível da Assistência Social?
O ex-zelador do Condomínio Solaris, no Guarujá (SP), José Afonso Pinheiro, afirmou nesta sexta-feira, 16, que ‘todos sabiam’ que o triplex 164/A ‘pertencia ao ex-presidente Lula’. Em depoimento ao juiz federal Sérgio Moro, da Operação Lava Jato, Pinheiro disse que a ex-primeira dama Marisa Letícia se portava lá como proprietária do apartamento. "Nunca a vi se portar como alguém interessada em comprar apartamento."
BRASÍLIA — Em um contundente discurso na festa de fim de ano dos militares, o presidente Michel Temer disse nesta sexta-feira que os "arremedos de soluções" praticadas no passado prejudicaram os mais pobres. Referindo-se à aprovação da PEC dos gastos, Temer afirmou que não há mais tempo para "feitiçarias". Mais uma vez repetiu não estar preocupado com aplausos e popularidade. Discursou que poderia se acomodar em passar seus dois anos como presidente instalado nas "mordomias" do Poder, mas que, ao contrário, teve coragem de encampar temas espinhosos, como a reforma da Previdência. À plateia de oficiais do Exército, Marinha e Aeronáutica, reafirmou que os militares devem ser excluídos da reforma.
Mais emblemático impossível! Finalmente o Ministério Público denunciou, a Justiça achou e, o que é mais importante, condenou um funcionário fantasma da Assembleia Legislativa. O nome do gasparzinho solitário, Fiorelo Rigo. Isto mesmo! Sobrinho de Ary Rigo. Mas, peraí... Será que tanta eficiência assim é só uma coincidência, depois de tantas denúncias, ou apenas uma retaliação ao deputado que denunciou, na Uragano, o escandaloso compadrio entre a Assembeia e o Judiciário?
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (16) uma operação que mira uma suposta organização criminosa investigada por corrupção em cobranças judiciais de royalties da exploração mineral. Segundo a Folha de S. Paulo entre os investigados está o pastor Silas Malafaia, que teria participado da lavagem de dinheiro por supostamente ter recebido valores do principal escritório de advocacia responsável pelo esquema. Ele é suspeito de emprestar contas da instituição dele para ajudar a ocultar dinheiro.
A Procuradoria da República, no Paraná, afirma em nova denúncia que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva capitaneou um ‘estrondoso esquema criminoso’. Para o Ministério Público Federal, o petista ‘foi o maior responsável pela consolidação, desenvolvimento e operação do grande esquema de corrupção revelado na Operação Lava Jato, tendo sobre ele domínio de realização e interrupção’.
Nunca antes na história Campo Grande terá tido um prefeito tão incompetente quanto Alcides Bernal. Este, pelo menos, é o diagnóstico da "Felpuda" do Correio do Estado, para quem o "reconduzido", como ele é chamado pela coluna, será para sempre lembrado pelo número recorde de buracos que vai deixar pelas avenidas da cidade morena. Pelo jeito, Bernal só deixará saudades para os donos de oficinas e de revendedoras de rodas e amortecedores.
BRASÍLIA - Uma decisão do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o pacote das 10 medidas anticorrupção, desfigurado pela Câmara com a inclusão de crimes por abuso de autoridade e remetido ao Senado, retorne à Casa inicial e recomece da estaca zero, com o texto original que recebeu apoio popular. Na prática, a ordem suspende toda a tramitação pela qual o projeto de lei já passou e exige que a Câmara adote o rito previsto em seu regimento interno para propostas de iniciativa da população. O projeto idealizado pelo Ministério Público chegou ao Legislativo subscrito por mais de 2 milhões de assinaturas, mas foi apresentado oficialmente ao Congresso por um grupo de parlamentares.
SÃO PAULO — Morreu nesta quarta-feira, por volta das 11h45min, o arcebispo emérito de São Paulo Dom Paulo Evaristo Arns, aos 95 anos. Ele estava internado desde o dia 28 de novembro no Hospital Santa Catarina, região central de São Paulo. De acordo com o comunicado do hospital, ele faleceu em decorrência de falência múltipla de órgãos. Ele será velado na Catedral da Sé, região central de São Paulo, numa cerimônia que deve durar 48 horas. O corpo deverá será enterrado na cripta da catedral.
Principal representante da Rede Sustentabilidade, a ex-senadora e ex-ministra Marina Silva defendeu nesta terça-feira (13), em entrevista à Rádio CBN, a antecipação de eleições direitas para a Presidência da República. Segundo Marina, que desponta ao lado do ex-presidente Lula nas pesquisas de intenção de voto, o governo de Michel Temer é "ilegítimo".
Apreensão no Planalto. No capítulo em que narra a entrega em espécie de retorno para Michel Temer, Cláudio Neto, da Odebrecht, diz que há "elementos relevantes" de prova, como ligações telefônicas. Ressalta que "os dados de corroboração são fortes e permitem que a investigação vá bem além daquilo que o simples acesso ao sistema da empreiteira pode permitir".
BRASÍLIA - Numa votação apertada do Palácio do Planalto, o Senado aprovou nesta terça-feira, em segundo turno, o texto principal da chamada PEC do teto de gastos, que fixa um limite para os gastos públicos por 20 anos. A PEC 55 foi aprovada por 53 votos a favor e 16 contra. O texto principal foi aprovado com apenas quatro votos de folga em relação ao quorum mínimo exigido de 49 votos favoráveis em caso de Proposta de Emenda Constitucional (PEC).
Aproveitando o gancho do ex-senador Delcídio do Amaral, que recorreu a Raul Seixas – ‘para o mundo que eu quero descer’ – para elogiar a delação premiada de seus comparsas da Odebrecht, seria o caso de recorrer a película de muito sucesso na década de 1960 – ‘Deu a louca no mundo’ –, ante a estupefação pelo que rola hoje na historicamente subordinada imprensa douradense. Mais importante, até, que o fato das pedaladas de Murilo Zauith, a forma como tudo veio a público.