Além das notícias do Brasil e do mundo, aqui compartilhadas, tudo sobre os bastidores da política em Dourados e no Mato Grosso do Sul, com textos inéditos em artigos, entrevistas e comentários de Valfrido Silva e colaboradores.
BRASÍLIA — Diante do desgaste causado pelas denúncias da cúpula da Odebrecht envolvendo seu nome e os de líderes do PMDB, o presidente Michel Temer intensificou o processo de reaproximação com os tucanos. Ele se reuniu nesta segunda-feira com o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), e o líder do governo no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (SP). No domingo, já se encontrara com o líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA).
Para Delcídio do Amaral "a delação da Odebrecht é a mais democrática de todas". Sarcástico, e do alto de sua condição como um dos mais notórios entre os delatores que provocaram um estrago nunca antes visto na história de seu ex-partido, o PT, o ex-senador que era o orgulho do Mato Grosso do Sul diz também que a caguetagem dos diretores da maior empreiteira do País vai na linha do velho Raul Seixas: ‘Para o mundo que eu quero descer’.
Na primeira denúncia contra o senador Renan Calheiros na Operação Lava Jato, o procurador-geral da República Rodrigo Janot requereu ao Supremo Tribunal Federal a condenação do presidente do Congresso à perda do cargo.
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou ao Estadão na última quinta-feira, 9, que não pretende se colocar como uma alternativa para ocupar a Presidência da República caso a grave crise política se aprofunde ainda mais neste ou no ano que vem e provoque a interrupção do mandato de Michel Temer. "Não sou candidato permanente", afirmou FHC.
Tipo assim... passa lá e pega, se quiser! A esperança da prefeita eleita Délia Razuk, de seu vice Marisvaldo Zeuli e dos dezenove vereadores e suplentes, reeleitos e eleitos, é que haja pelo menos um contínuo da Justiça Eleitoral para entregar hoje, em entre 12 e 15h, os diplomas que conferem a eles o direito de posse como mandatários e legisladores de Dourados. Um pouco caso jamais visto, em se tratando de representantes do povo legitimamente eleitos.
WASHINGTON — Na campanha, Donald Trump foi acusado de fazer bullying com grande parte do eleitorado, exibindo preconceitos e opiniões que discriminam grupos como mulheres, latinos e muçulmanos. Agora, após um mês como presidente eleito, ele parece ter adotado a postura de "valentão", ameaçando países, empresas e a imprensa, como fez com Cuba, com a Boeing, jornais e redes de TV. Nem mesmo líderes sindicais — com quem terá de negociar — escapam. A ferramenta para as duas fases, porém, continua sendo o Twitter.
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, solicitará abertura de investigação para apurar o vazamento para a imprensa de documento sigiloso que seria relativo à delação premiada de um dos executivos da Odebrecht.
Nunca antes na história de Dourados, como diria o companheiro Lula da Silva, um prefeito esteve cercado de tantos conselheiros e agregados. Resultado da arte de fazer e, principalmente, de conservar amizades, Délia Razuk tem um séquito tão grande que está tendo dificuldades para escolher, entre os mais qualificados, os que mais somam para compor sua equipe de governo. Fora algumas famosas eminências pardas que também abundam no entorno do imponente casarão da rua Ponta Porã.
10/12/2016 - 19h01Ex-executivo Claudio Melo Filho cita R$ 10 milhões para presidente. Confira na íntegra a delaçãoA primeira das 77 delações de executivos e...
BRASÍLIA — O Ministério Público Federal (MPF) em Brasília denunciou à Justiça nesta sexta-feira, no âmbito da Operação Zelotes, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelos crimes de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A acusação atinge também o filho do petista, Luiz Cláudio Lula da Silva, além do casal de lobistas Mauro Marcondes e Cristina Mautoni.
Os três principais nomes do PSDB para a disputa da Presidência da República em 2018 já foram citados em delações da Operação Lava Jato. O mais recente deles é o governador paulista, Geraldo Alckmin. Em praticamente todos os casos, o esquema envolveria dinheiro de caixa dois para campanhas.
Uma das maiores expectativas em relação à administração da sempre recatada Délia Razuk é de como ela lidará com duas figuras emblemáticas da política local: os ex-prefeitos José Elias Moreira e Braz Melo, pela ordem, os dois melhores gestores que Dourados já teve. Um como seu secretário de Planejamento, o outro como vereador. Sem contar, claro, o não menos emblemático ex-deputado Roberto Razuk, agora investido na condição de "primeiro-damo", ou "primeiro-ministro", como queiram.
BRASÍLIA — Num momento de raro entendimento entre os tucanos, a indicação de Antonio Imbassahy para o núcleo do governo teve o aval das três principais forças do partido: o presidente do PSDB, Aécio Neves, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o ministro das Relações Exteriores, José Serra. Com a saída de Imbassahy da Câmara, o deputado Jutahy Júnior (BA), ligado a Serra, deverá ser indicado líder da bancada tucana. Em contrapartida, Serra demonstrou apoiar a permanência de Aécio no comando do partido.
Se antes, com a "pecha" de ivinhemense, Renato Câmara fez um estrago danado nas hostes políticas douradenses, imagina agora, com a certificação digital da Câmara Municipal, como legítimo cidadão douradense. Vai dar uma trabalheira danada. O que é muito bom para a terra de seu Marcelino, pois o jovem deputado parece ser daqueles que conseguem enxergar um pouquinho além das lindes do Parque das Nações e do Cachoeirinha. Inclusive, com a ideia fixa, já, no Parque dos Poderes.
BRASÍLIA - A vitória do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), no Supremo Tribunal Federal (STF) incluiu um acordo político para a aprovação na próxima semana da PEC do teto, além de outras propostas fundamentais para o governo Temer, como a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o Orçamento da União de 2017. Segundo interlocutores de Renan, o acordo também incluiu a desistência de votar o projeto da Lei que Pune o Abuso de Autoridade.
BRASÍLIA - O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou, nesta quarta-feira, por seis votos a três, a permanência do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) na presidência do Senado. O colegiado, no entanto, decidiu que o senador será afastado da linha sucessória da Presidência da República e não poderá assumir o cargo em caso de vacância. A tese vencedora foi levada ao plenário pelo ministro Celso de Mello, como antecipou o colunista Jorge Bastos Moreno.
BRASÍLIA - O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para esta quarta-feira o julgamento da decisão do ministro Marco Aurélio Mello que, em caráter liminar, determinou o afastamento de Renan Calheiros (PMDB) da presidência do Senado. O caso, que agravou a crise institucional entre os Poderes, será o primeiro item da pauta. Após o Senado ignorar a ordem judicial e entrar com dois recursos contra a decisão, Marco Aurélio liberou a ação para análise dos colegas. A Corte pode referendar ou derrubar a liminar. Mas pelo menos três ministros do tribunal citaram ontem a possibilidade de uma solução intermediária: manter Renan na presidência do Senado, mas com o impedimento de assumir a Presidência da República.
O vice-prefeito de Délia Razuk, Marisvaldo Zeuli, conseguiu contornar a crise no PPS, que não aceitava a continuidade do ex-petista Landmark Rio na secretaria de Agricultura. Em contrapartida os socialistas terão o restante dos cargos da pasta. A mesma solução encontrada para saciar a sede de poder do sempre fisiológico PDT de Dagoberto Nogueira, que poderá indicar todos os ocupantes da Secretaria de Saúde, menos, claro, o titular, Renato Vidigal, da cota de Roberto Razuk.
Réu da Lava Jato, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva investiu destemidamente contra a histórica Operação que lhe atribui corrupção e lavagem de dinheiro no esquema de propinas da Petrobrás. Durante jantar com petistas e correligionários, semana passada, o ex-presidente classificou os procuradores da força-tarefa do Ministério Público Federal de ‘moleques que falam bobagem’ e afirmou ser ele a pessoa que ‘pode resistir à essa euforia da insanidade judicial’. A reunião foi filmada. O vídeo corre nas redes sociais.
Tudo lenda essa história de que Zeca do PT está pondo quem quer no secretariado da companheira Délia Razuk. Verdade, verdadeira, é que de sua famosa listinha entregue a Neno Razuk talvez consiga manter o lendário Boca Venâncio no museu municipal. Os outros dados como de sua cota, mesmo seus ex-secretários Raufi Marques e Zé Elias são escolha pessoal da nova prefeita. Os um dia petistas Ledi Ferla e Landmark Rios foram salvos pelo gongo da campanha do voto útil de Murilo Zauith.