Além das notícias do Brasil e do mundo, aqui compartilhadas, tudo sobre os bastidores da política em Dourados e no Mato Grosso do Sul, com textos inéditos em artigos, entrevistas e comentários de Valfrido Silva e colaboradores.
BRASÍLIA — Embora publicamente o futuro presidente interino do Senado, Jorge Viana (PT-AC) , tenha dado declarações de que não vai se precipitar e que as consequências do agravamento da crise econômica preocupa o Congresso, participantes da reunião na casa de Renan Calheiros (PMDB-AL) revelaram que , embora compreensivo dos riscos, Viana já avisou que suspenderá toda a pauta de votações dos projetos de interesse do governo. Isso inclui, além do segundo turno da PEC do teto de gastos, a lei de licitações, Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), e créditos adicionais.
BRASÍLIA - A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, afirmou na manhã desta segunda-feira, em evento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que o país vive um momento particularmente grave e que o Judiciário precisa dar respostas à sociedade. A ministra foi responsável por abrir os trabalhos do 10º Encontro Nacional do Poder Judiciário, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que também preside.
A churrascada patrocinada pelo senador sem-votos Pedro Chaves neste fim de semana em Campo Grande lembrou os tempos das grandes mordomias promovidas por antecessores, como Rachidão Dérzi e Lúdio Coelho. Menos mal que tenha sido, sim, pela tentativa de retorno em 2018, e não apenas pela tratativa – pelo nível dos ilustres convidados (só prefeitos eleitos e reeleitos) – de outros retornos, como, por exemplo, os que levaram o titular de sua cadeira à degola.
O presidente Michel Temer recebeu no domingo passado um "apelo institucional" da presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, para que transmitisse ao Poder Legislativo a solicitação de que não discutisse, nem votasse, o projeto que torna crime o abuso de autoridade de juízes e membros do Ministério Público, porque isso poderia gerar uma grave crise entre os Poderes, com consequências imprevisíveis. Temer procurou no mesmo dia o presidente do Senado, Renan Calheiros, que, no entanto, manteve-se irredutível.
Vem exatamente daqueles que deveriam primar pela probidade – suas excelências, juízes e promotores – o maior exemplo de indecência no trato da coisa pública, no Mato Grosso do Sul. A menos que exista alguém, em sã consciência, que consiga admitir como coisa séria um salário que pode chegar a R$ 107 mil. Isso fora os retornos, como os da Assembleia, conforme denúncia, que caiu no esquecimento, do ex-deputado Ari Rigo.
A Câmara dos Deputados bancou, com passagens aéreas e diárias, 1.283 viagens de deputados federais ao exterior desde 2010, em uma média de uma decolagem a cada dois dias. Levantamento da Folha de S. Paulo em dados oficiais da Casa e em relatórios apresentados pelos parlamentares mostra um variado leque de motivações, destinos e explicações para as chamadas missões oficiais, que chegaram a 69 países dos cinco continentes, com especial predileção por Estados Unidos, Suíça e França.
03/12/2016 - 19h42Advogados afirmam que o conteúdo dos anexos é "quente"CURITIBA — Os acordos de delação premiada dos 77 executivos da empreiteira Odebrecht, incluindo...
Depois da eleição municipal o ex-governador Zeca do PT não sai mais de Dourados. Neste sábado tem reunião com petistas da região, e na segunda-feira ele volta para receber uma comissão do parlamento europeu que virá para o Aty Guassu, em Amambai. Por coincidência, nesse período foram confirmados os nomes de petistas e afins como Zé Elias e Raufi Marques, seus ex-secretários, além de Ledi Ferla e Landmark Rios para o secretariado da companheira Délia Razuk.
02/12/2016 - 19h36João Cláudio Genu foi assessor do deputado Janene e recebia propina no esquema da PetrobrasSÃO PAULO — O juiz Sérgio Moro condenou...
Drama shakespeariano ou puro medo de perder a boquinha nas gordas tetas da barrosa? Eis a questão para Landmark Rios e Ledi Ferla. Até outro dia petistas de carteirinha, os secretários murilistas (da Agricultura e da Assistência Social) que fizeram campanha para a republicana Délia Razuk estão pedindo afastamento temporário do PT, como se isso fosse possível, e plausível. Mal sabem eles que ficando no partido de titio Zeca teriam muito mais chances de se manter nos cargos.
SÃO PAULO e BRASÍLIA - O empresário Emílio Odebrecht e seu filho, Marcelo Odebrecht, assinaram acordo de delação premiada e o acordo de leniência da empresa. Emílio assinou o acordo na Procuradoria Geral da República em Brasília. Marcelo, em Curitiba, onde está preso desde junho de 2015. Maior empreiteira do país, a empresa se comprometeu a pagar US$ 2,5 bilhões - R$ 6,8 bilhões na cotação do dólar de hoje - a título de indenização por ter se envolvido em atos de corrupção. No fim da tarde desta quinta-feira, o grupo divulgou nota na qual admite o erro, pede desculpas e diz que está comprometido a "virar a página".
BRASÍLIA – A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou nesta quinta-feira pelo recebimento da denúncia contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) por peculato – ou seja, desviar bem público para proveito particular. O Código Penal fixa pena de dois a 12 anos de prisão para quem é condenado ao crime. Ao todo, oito ministros votaram pela aceitação da denúncia: Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Teori Zavascki, Luiz Fux, Rosa Weber, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Cármen Lúcia. Foi rejeitada a denúncia do crime de falsidade ideológica de documento público e do uso desses documentos.
O deputado douradense George Takimoto não acredita na ingerência do governo do estado na eleição da Assembleia Legislativa. Para ele o governador Reinaldo Azambuja é inteligente o bastante para não intervir com a indicação de alguém ou manuseando deputados para direcionar o processo. E sentencia: a eleição está praticamente definida e consolidada, com o retorno "sem traumas" de Júnior Mochi e Zé Teixeira, respectivamente, à presidência e primeira secretaria da casa.
Nada melhor que a paisagem pantaneira, onde abundam as feras, para inspirar as últimas reflexões antes da formação de uma equipe de governo. Assim, a prefeita eleita Délia Razuk vai aproveitar a viagem a Corumbá, onde passará seu aniversário nesta sexta-feira, em companhia da mãe, para, longe das pressões e dos palpiteiros, fazer os últimos ajustes na lista definitiva do secretariado. Confirmados, mesmo, só os que ela adiantou à imprensa no começo da semana.
O ex-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa assistiu praticamente em silêncio ao impeachment de Dilma Rousseff e aos principais fatos políticos deste ano no Brasil. Depois de quase um ano sem dar entrevistas, Barbosa, que montou escritório em São Paulo e hoje dá palestra e faz pareceres jurídicos, recebeu a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, no apartamento de dois quartos que alugou na cidade.
José Elias Moreira, udenista de quatro costados e seu maior adversário, o trabalhista Totó Câmara; o mais pragmático dos tucanos, Geraldo Resende, o jornalista um dia "demo", hoje testemunha de Jeová, Clóvis de Oliveira. Paulo Maluf e Wilson Barbosa Martins! Tantas ideologias num livro só? Para entender esta miscelânea só aguardando o lançamento do livro "O PCB em Dourados", de Ivo Campos da Silva, previsto para o inicio do ano. A "bebemoração" vai dar muito o que falar.
Xodó da primeira dama ‘sainte’ Cecília Zauith, o evento "Dourados Brilha", que entrou para o calendário cultural da cidade, vai merecer atenção especial de Délia Razuk. Como não pegaria bem para o "primeiro-damo" Roberto Razuk sair por aí passando a sacolinha de porta em porta, no empresariado, a futura prefeita já escalou quem vai herdar tão hercúlea tarefa: a consogra Bete Balanço, com o know-how de quem como assessora de confiança dos Zauith já cuida disso.
BRASÍLIA — O grupo de 28 deputados investigados no Supremo Tribunal Federal (STF) por suposto envolvimento na Lava-Jato votou em peso contra as medidas de combate à corrupção na madrugada de ontem no plenário da Câmara. Eles contribuíram para a derrota do relatório de Onyx Lorenzoni (DEM-RS) nas 12 votações em separado de trechos do texto. A exclusão da figura do "reportante do bem" — que previa recompensa para quem denunciar casos de corrupção — contou com os votos de 24 desses parlamentares. Os outros quatro não votaram. Essa medida era a predileta do relator.
Quando o Blog antecipou, ainda durante o período eleitoral, alguns nomes (agora por ela confirmados) para seu secretariado, Délia Razuk ficou tiririca da vida e tratou logo de desmentir, garantindo, entre outras coisas, que não aproveitaria ninguém, mas ninguém mesmo, da turma de Murilo Zauith. Ontem o próprio Zauith anunciou a permanência de Ledi Ferla na Assistência Social e alguns subordinados da imprensa já anunciam a também murilista Bete Balanço para a Comunicação.
Por que a prefeita eleita Délia Razuk não aproveitou as luzes da ribalta campo-grandense para divulgar todo o seu secretariado? Sinal de que pode haver mexida ainda, em função dos muitos blefes e de algumas imposições. Blefe, por exemplo, de quem se dizia apadrinhado por Zeca do PT, que "sartou de banda" e apresentou sua listinha a quem de direito. Imposição do vice Zeuli, que estaria exigindo comandar ou indicar um dos seus para a Agricultura Familiar, da cota do PT.