Além das notícias do Brasil e do mundo, aqui compartilhadas, tudo sobre os bastidores da política em Dourados e no Mato Grosso do Sul, com textos inéditos em artigos, entrevistas e comentários de Valfrido Silva e colaboradores.
BRASÍLIA — O plenário da Câmara desfigurou completamente o relatório de medidas de combate à corrupção e tirou do texto pontos-chave como a criminalização do enriquecimento ilícito, a criação do figura do "reportante do bem" - que recebe recompensa por denunciar ilegalidades -, o aumento do prazo de prescrição dos crimes e passar a contá-lo a partir do oferecimento da denúncia e não do seu recebimento, excluiu o acordo penal - onde a sanção possa ser negociada e aceita pelo autor do crime - e tira todas as regras sobre celebração de acordo leniência. Os parlamentares ainda incluíram no projeto a tipificação do crime de abuso de autoridade para magistrados e integrantes do Ministério Público.
Virou prefeito, acabou o diminutivo. Marquinhos Trad amanheceu hoje Marcos Trad, no Correio do Estado. Isto lembra a hilária história de Ayres Marques ao descobrir, como prefeito de Ponta Porã, que seu amigo de infância em Tupã, Shigeaki Ueki, havia virado ministro das Minas e Energia do governo Geisel. É que quando criança Ueki era simplesmente "Toco", depois de crescido, e estudado, virou Janjão. E foi assim, sem cerimônia, que Ayres pulou no pescoço do amigo ministro.
Na semana em que o novo acordo de paz entre o governo colombiano e as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) está no Congresso colombiano para ser aprovado ou não, o ex-presidente e atual senador Álvaro Uribe conta porque seu partido, o Centro Democrático, se recusará a votá-lo.
Como é para o bem de todos e felicidade geral da Assistência Social Ledi Ferla fica! O prefeito kue Murilo Zauith só faltou repetir Dom Pedro I, no dia do fico, ao confirmar, para gáudio da companheirada petista, a permanência de sua secretária, também secretária do petista Tetila, Ledi Ferla no comando da secretaria que mais faz política e cuja área de atuação sempre foi o forte de Délia Razuk. O anúncio foi hoje de manhã na inauguração da "nova" sede da pasta.
Ao anunciar apenas parcialmente a relação de seu secretariado a um site de Campo Grande a prefeita eleita Délia Razuk pode estar mandando um recado a seu vice, Marisvaldo Zueli, que teria se antecipado, liberando a relação completa a outro site douradense. Até porque na relação vazada pelo vice constam nomes que ninguém jamais havia cogitado, como o da consogra da prefeita, Bete Balanço, a faz-de-tudo da administração Murilo Zauith. Queimação ou não, o negócio é aguardar.
BRASÍLIA, SÃO PAULO e RIO - A esperada recuperação da economia depois do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff não chegou, e os efeitos da crise atual serão sentidos pelos brasileiros em 2017. Os economistas apostam que o Brasil não crescerá 1% no ano que vem, segundo a pesquisa semanal Focus do Banco Central (BC), divulgada ontem. No auge da euforia com a mudança do governo, em junho deste ano, as apostas eram de 1,36% de expansão. O otimismo foi maior do que a capacidade do governo de Michel Temer de recolocar rapidamente o país na trilha da recuperação econômica.
Ainda que seja aprovada a legislação que tramita em Brasília para liberar jogos de azar no Brasil, o país nunca terá uma Las Vegas. A opinião é de Jan Jones Blackhurst, ex-prefeita da capital do jogo, que depois de seus dois mandatos, na década de 1990, empregou-se no Caesars Entertainment, gigante dos cassino-resorts do qual é vice-presidente responsável pela área de relações com governos.
Carregando o nome do pai, cujo sonho sempre foi fazê-lo seu sucessor político, depois da meteórica passagem pela administração Artuzi, Neno Razuk retoma seu projeto de se eleger deputado estadual. Tanto assim que como principal articulador na formação do secretariado de ‘mamis’ prefeita, tratou logo de reservar à sogra Bete Balanço, (toda-poderosa da gestão Zauith) a estratégica assessoria de comunicação. O uragano Aurélio "sapatada" Bonato é o encarregado da decolagem.
"Todos os corruptos devem pagar pelo preço do descaminho". Palavras do deputado tucano Geraldo Resende, anunciando seu voto no pacote anticorrupção que deverá ser votado amanhã na Câmara Federal. Mas, para ele, "corporações, inclusive o Judiciário, também tem de ser responsabilizadas". Na mesma linha devem votar outros parlamentares do MS, como o dilmista Dagoberto Nogueira e Carlos Marun, que ganhou notoriedade nacional pela defesa canina que faz de Eduardo Cunha.
BRASÍLIA - O ex-ministro da Cultura Marcelo Calero acusou o presidente Michel Temer de propor que fosse feita uma "chicana", manobra jurídica para conseguir, via Advocacia-Geral da União (AGU), uma decisão que fosse boa "para todos" no caso do embargo proposto pelo Instituto Nacional do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan) à construção do edifício La Vue, em Salvador, onde o ex-ministro Geddel Vieira Lima tinha comprado um apartamento.
RIO E HAVANA - Era pouco antes da meia-noite de sexta-feira quando o presidente Raúl Castro apareceu na televisão de surpresa para dar a notícia que a maioria dos cubanos sabia que, mais cedo ou mais tarde, viria. Foram menos de dois minutos de um discurso seco, até a imagem de Raúl ser cortada quando as palavras começaram a falhar. Aos poucos, a notícia da morte de Fidel Castro, líder da Revolução Cubana, foi calando a festa e o barulho permanente em Havana. A polícia fechou o acesso à Praça da Revolução, na capital, e o governo decretou nove dias de luto oficial. O jornal "Granma", órgão oficial do Partido Comunista de Cuba (PCC), demorou quase cinco horas para atualizar sua primeira página com a notícia que rapidamente se espalhou pelo mundo — depois de tantos boatos, desta vez era verdade.
WASHINGTON - O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, referiu-se neste sábado, 26, a Fidel Castro como "um ditador brutal que oprimiu seu povo por seis décadas", em reação à morte do líder cubano na véspera. "Embora as tragédias, as mortes e a dor provocadas por Fidel Castro não possam ser apagadas, nossa administração fará tudo o possível para assegurar que os cubanos possam finalmente começar seu caminho rumo à prosperidade e à liberdade que tanto merece", declarou Trump em um comunicado.
Fiel à retórica usada em sua campanha eleitoral, Trump destacou que "o legado de Fidel Castro é o dos
WASHINGTON - Numa referência à célebre frase de Fidel Castro que dizia que a História o absolveria, o presidente americano, Barack Obama, disse que a História julgará o impacto do ex-líder cubano no país e no mundo. Num comunicado, ele prestou condolências à família Castro e ressaltou o fato de que os países realizaram avanços significativos na relação após décadas de tensões.
O TRE nem teve tempo de analisar o recurso (com pedido de efeito suspensivo), da defesa de Ilda Salgado, que teve a candidatura cassada pela Justiça Eleitoral e, consequentemente, a diplomação como prefeita eleita de Fátima do Sul suspensa por compra votos, e uma nova denúncia foi apresentada ontem pelo Ministério Público. Também por compra de votos! Depois da escandalosa denúncia de compadrio entre os poderes, de Ari Rigo, a grande chance de redenção do Judiciário do MS.
O ditador cubano Fidel Castro morreu nesta sexta-feira (25), aos 90 anos, em Havana. A informação foi confirmada na madrugada deste sábado por seu seu irmão, Raúl Castro, em pronunciamento na televisão estatal. "Em cumprimento da vontade expressa do companheiro Fidel, seus restos serão cremados nas primeiras horas de hoje, disse ainda o presidente cubano.
No que depender de assessores mais afoitos (ou seriam desavisados?) de Délia Razuk o prefeito kue Murilo Zauith não terá vida fácil quando deixar a prefeitura. Frequentadores mais assíduos do famoso Casarão da Ponta Porã falam em cifras astronômicas, cujos relatórios já estariam a caminho do Ministério Público para a devida checagem. O que significa dizer que de nada terá valido todo o esforço dos mais chegados de Zauith na reta final da campanha pelo voto útil em Délia.
BRASÍLIA - O ministro Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo), acusado de tráfico de influência pelo ex-ministro Marcelo Calero (Cultura), entregou na manhã desta sexta-feira sua carta de demissão. A situação do ministro se agravou depois do depoimento de Calero à Polícia Federal. Geddel é o sexto ministro a deixar o governo Temer em seis meses.
BRASÍLIA — O ex-ministro da Cultura Marcelo Calero acusou o presidente Michel Temer de também pressioná-lo a liberar as obras do prédio La Vue, na ladeira da Barra, uma das áreas mais valorizadas de Salvador, embargadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Em depoimento à Polícia Federal, Calero disse que Temer o chamou ao Palácio do Planalto e determinou que ele "construísse uma saída" porque a decisão do Iphan teria criado "dificuldades operacionais" no gabinete dele, especialmente com o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima.
Briga boa esta de Reinaldo Azambuja contra a máfia instalada na Assembleia Legislativa desde a criação do Mato Grosso do Sul. Aproveitando a onda de moralização da Assembleia, com o exorcismo, pelo MPE, dos fantasmas que rondam os gabinetes, o governador lançou a candidatura do tucaninho Beto Pereira para peitar o peemedebista-andrezista Junior Mochi. Por trás de tudo isto, claro, a sucessão estadual de 2018.
24/11/2016 - 18h37O senador Waldemir Moka (PMDB) recebeu nesta quinta-feira (24) o prêmio de melhor parlamentar de Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional,...