Além das notícias do Brasil e do mundo, aqui compartilhadas, tudo sobre os bastidores da política em Dourados e no Mato Grosso do Sul, com textos inéditos em artigos, entrevistas e comentários de Valfrido Silva e colaboradores.
Inexplicável a cruzada de alguns ditos comunicadores campo-grandenses contra um pobre ator a serviço da candidatura Rose Modesto. Das duas uma, ou é coisa de quem não entende patavina de marketing eleitoral ou de quem está muito necessitado de ficar bem na fita com quem está com a eleição praticamente ganha. O jornalista Francisco Lagos, o precursor desse tipo de contratação – quem não se lembra de seu famoso anãozinho espião? – deve estar tiririca da vida lá de cima.
A Lava Jato vai chegar ao Corinthians. Emílio Odebrecht, presidente do conselho de administração do grupo que leva o seu sobrenome, afirmou em acordo de delação, em fase de negociação, que o estádio construído pela empreiteira foi uma espécie de presente ao ex-presidente Lula, torcedor do time.
Armando Peralta e Giovani Favieri, a dupla dinâmica da VBC/NDEC, de Campo Grande, agora denunciada na Lava Jato por envolvimento em desvios de dinheiro na campanha de prefeito do corumbaense pedetista Dr. Antônio, em Campinas, não são os únicos “publicitários” do Estado que enriqueceram a custa do dinheiro público. Outros devem cair, bastando apenas que o MP e a Polícia Federal escarafunchem melhor esquemas como os da Lama Asfáltica e do Coffee Break.
Aliados do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), decidiram fazer uma ofensiva contra o Judiciário após a deflagração da Operação Métis, nesta sexta-feira (21|) que prendeu policiais legislativos dentro do Congresso Nacional.
A vereadora e prefeita eleita de Dourados, Délia Razuk (PR) participou no início da manhã desta sexta-feira da primeira agenda oficial com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB). Durante o encontro a prefeita estabeleceu uma parceria institucional com o Governo do Estadual e a sua futura administração.
Délia Razuk sequer cogitou assumir sua vaga na iminência de ser aberta na Assembleia com a eleição de Marquinhos Trad prefeito, elegendo-se prefeita primeiro que ele. O agora todo encrencado Paulo Siufi achava mais lucrativo ser presidente da Câmara da capital, sobrando a vaga para o não menos encrencado Daltro Fiuza. O quarto suplente, dr. Loester, acaba de se eleger vereador. Será que para ele compensa trocar quatro anos na Câmara da capital por dois na Assembleia?
Em menos de 48 horas na cadeia, o deputado cassado Eduardo Cunha já afirmou a seus advogados que está disposto a colaborar com a Lava Jato: "Eu quero falar, eu vou falar", disse o peemedebista, conforme fontes próximas ao caso. Para fechar um acordo de delação premiada, o Ministério Público Federal não abre mão de um ponto: Cunha deverá passar pelo menos três anos atrás das grades, segundo reportagem do site Valor. No caso de não colaboração, o juiz Sergio Moro pode condenar Cunha a mais de 20 anos de prisão.
Meio ressabiada, a prefeita eleita Délia Razuk tem seu primeiro encontro oficial com o Reinaldo Azambuja, agora de manhã, durante um cafezinho, na governadoria. Mais para quebrar o gelo, já que as arestas de antes e de durante a campanha só serão aparadas com o correr do tempo. Quando Azambuja se elegeu governador, e ela primeira suplente de deputado, houve uma tentativa aproximação, mas nada do que foi entabulado aconteceu. Por Dourados, ela espera agora fazer acontecer.
Depois de protagonizar um dos maiores espetáculos de puxa-saquismo de que se tem notícia na história do Congresso Nacional, defendendo descaradamente um dos maiores corruptos da República, vem agora o deputado Carlos Marun dizendo que "mal conhece" Eduardo Cunha. Isto, claro, depois que o amigo se tornou hóspede de Sérgio Moro, em Curitiba. Haja óleo de peroba! Menos mal, para o pau-mandado de Puccinelli, que não deve estar precisando recorrer aos ansiolíticos para dormir.
No curto período em que esteve senadora, antes de negociar a cadeira com o boiadeiro sem-voto Antônio Russo, o máximo que a bela-vistense Marisa Serrano fez por Dourados foi uma rápida visita para um cafezinho numa padaria da cidade. Agora, diante de um pedido de audiência da prefeita eleita Délia Razuk, em sua primeira visita a Brasília, a senadora andrezista três-lagosense Simone Tebet mandou uma assessora retornar o telefonema, mas só para cumprimentar pela vitória. Nem cafezinho.
BRASÍLIA — Apesar de já ser esperada, a prisão de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) foi recebida com apreensão no Palácio do Planalto pela incerteza sobre o que o deputado cassado poderá falar às autoridades, envolvendo o governo, o PMDB e até a figura do presidente Michel Temer.
Reinaldo Azambuja deu um belo exemplo de transparência, mas pode colocar alguns de seus principais aliados na Assembleia Legislativa numa baita saia justa. É que, ao pedir que sejam divulgados os nomes de seus assessores ao tempo em que era deputado estadual o governador sugere que todos os deputados façam o mesmo. Inclusive os que bancam dois dos mais famosos gasparzinhos douradenses, um perigoso jagunço gorduchinho e um ruivinho de língua-solta.
Começou mal a articulação política de Délia Razuk, expondo a prefeita eleita em visitas a parlamentares da bancada de Dilma Rousseff, como Dagoberto Nogueira, Zeca do PT, Vander Loubet, além de Carlos Marun, da tropa de choque de Eduardo Cunha. Pior, visitando o senador Romero Jucá, que só não está preso por corrupção porque tem foro privilegiado, e ignorando o coordenador da bancada, senador Waldemir Moka, o parlamentar do estado mais ligado ao presidente Michel Temer.
BRASÍLIA E SÃO PAULO — O ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) foi preso nesta quarta-feira em Brasília. O juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava-Jato na primeira instância da Justiça em Curitiba, determinou a prisão do deputado cassado. O pedido é de previsão preventiva, ou seja, por tempo indeterminado.
Marquinhos Trad ampliou a vantagem sobre Rose Modesto em Campo Grande. Segundo o Ipems a vantagem agora é de 63,66% dos votos válidos contra 36,34%. A diferença aumentou para 27,32 pontos porcentuais em relação à amostra anterior, realizada há 10 dias, quando a distância medida pelo instituto era de 25,14 pontos. Está tudo no Correio do Estado de hoje.
TÓQUIO - No almoço com empresários japoneses nesta quarta-feira, o presidente Michel Temer destacou que o principal objetivo da visita ao Japão é recuperar e melhorar as relações comerciais e industriais, afetadas pela crise brasileira, e atrair novos investimentos. O presidente aproveitou para ressaltar que a PEC do teto dos gastos públicos é o primeiro passo para seriedade governamental.
No segundo dia de porta em porta em Brasília em busca de recursos para começar bem sua administração, a prefeita eleita Délia Razuk completou hoje o giro por gabinetes ministeriais e parlamentares, visitando os deputados Dagoberto Nogueira, Tereza Cristina, Vander Loubet, Carlos Marun e Luiz Henrique Mandetta. Esteve também na Sudeco, com Antônio Carlos de Oliveira. Claro que o sempre zeloso assessor Raufi Marques só pode ter perdido o número do gabinete do deputado Geraldo Resende.
RIO - A evolução do número de votos nulos e em branco nas últimas eleições, as dificuldades de captar recursos para as campanhas sem a doação de empresas e a proliferação de pequenos partidos dão o tom de urgência para que o Congresso Nacional e a sociedade discutam e encontrem soluções para a crise de representação na democracia brasileira. É o que pensa o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, convidado a debater as propostas de reforma política na terceira edição do encontro "E agora, Brasil?", promovido por O Globo com apoio da Confederação Nacional do Comércio (CNC), no Rio. O evento foi mediado por Míriam Leitão e Merval Pereira, com a presença de empresários e de editores e colunistas do jornal carioca.
Análise sucinta no Facebook do publicitário e pensador político Luca Marimbondo, sobre a disputa eleitoral em Campo Grande entre Rose Modesto, que se acha "a morena mais bonita" do Estado, e Marquinhos Trad, que só chegou aonde chegou porque é um insubordinado da política: "Estou lutando com minhas perplexidades. Ainda não sei quem é o pior. Uma é a Dilma rejuvenescida; o outro é uma assombração que pensa ser capaz de fazer política. Um Temer quimérico e provinciano".
No primeiro dia da maratona de visitas em Brasília a vereadora e prefeita eleita de Dourados Délia Razuk (PR) esteve nos gabinetes de vários parlamentares da bancada do Mato Grosso do Sul em Brasília, onde foi recebida em agenda extra pelo senador, ex-ministro e presidente nacional do PMDB, Romero Juca (PMDB-RR), um dos políticos mais próximos do presidente Michel Temer, aproveitando para entregar a ele uma cópia dos pedidos contendo as prioridades dos recursos pleiteados.