Além das notícias do Brasil e do mundo, aqui compartilhadas, tudo sobre os bastidores da política em Dourados e no Mato Grosso do Sul, com textos inéditos em artigos, entrevistas e comentários de Valfrido Silva e colaboradores.
09/10/2016 - 19h58Brasília - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso comparou o governo de Michel Temer a uma "pinguela" e pediu que sejam feitas as...
Sob intensa pressão pública e crescente revolta em seu próprio partido depois da revelação de um vídeo com comentários obscenos sobre mulheres feitos por ele em 2005, o candidato republicano Donald Trump partiu para o ataque neste domingo (9), no esperado segundo debate presidencial contra sua rival democrata, Hillary Clinton.
08/10/2016 - 18h19
Candidato a prefeito pelo PSD já havia dado a entender que aliança estava fechada
O prefeito Alcides Bernal (PP) confirmou em entrevista coletiva,...
Números que ficam como parâmetros aos grandes investidores, para os próximos pleitos eleitorais em Dourados. Se quatro dias antes desta última eleição a diferença medida pelas pesquisas entre os ponteiros era de 7% e a verdade das urnas mostrou apenas 3%, significa que com cada um milhão dá para virar apenas mil votos. Talvez por isso André Puccinelli, que só voava num Bandeirantes velho, mas bem maior, sempre foi mais bem sucedido nesse tipo de operação.
O vereador Dirceu Longhi, que levou o PT para o palanque do PMDB nas eleições municipais não foi reeleito, mas deverá continuar na lida legislativa, agora como assessor do deputado Renato Câmara. Desde que, claro, confirme a disposição assinar ficha no partido acusado de dar o golpe em sua presidenta Dilma Rousseff. Enquanto isso, o ex-vereador Marcelo Barros, que sonhava retornar ao legislativo, como chefe de gabinete de Maurício Lemes, terá que aguardar mais quatro anos.
No que depender "companheirada" douradense o PT pode estar muito próximo de realizar um feito que nem Lula, lá, conseguiu, com mensalão, petrolão e tudo mais – o de se manter no poder pelo menos por 20 anos para a implantação das mudanças que Brasil precisava, isto pela na ótica do grande ideólogo Zé Dirceu, que depois de puxar cana por um bom período no presídio da Papuda, em Brasília, agora lidera a cúpula partidária presa em Curitiba. Para isso, basta que a prefeita eleita Délia Razuk ceda às fortes pressões de uma aguerrida ala fisiologista incrustrada na administração Zauith, embora oficialmente o partido tenha se coligado com o peemedebista Renato Câmara.
Não bastasse a gravidade da denúncia de que o deputado Marquinhos Trad foi funcionário "fantasma" da Assembleia Legislativa, agora a proposta, dele mesmo – depois de acuado e com risco de ter prejudicada sua candidatura a prefeito – de abrir uma CPI para investigar o caso. Era só o que faltava, como se precisasse uma CPI para comprovar o óbvio ululante, depois de tantos anos de compadrio e apaziguamento. Neste caso, só o FBI, e olhe lá, para pôr fim a tanta bandalheira.
BRASÍLIA — O ministro Teori Zavascki, relator da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira o fatiamento em quatro do principal inquérito da Lava-Jato, que investiga a existência de uma quadrilha para fraudar a Petrobras. Serão investigadas 66 pessoas – entre elas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ex-presidente será investigado pela primeira vez por suspeita de participação de organização criminosa. Os quatro inquéritos vão apurar crimes supostamente cometidos por pessoas ligadas ao PP (30), ao PT (12), ao PMDB na Câmara (15) e ao PMDB no Senado (9). A decisão foi tomada a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.
Dos 50 mil petistas, entre os apeados do governo federal e, agora, os das 350 prefeituras em que o partido foi derrotado Brasil afora, não devem ser incluídos os de Dourados. Pelo menos a maior parte deles, os que trabalharam para Délia Razuk como se fosse para um de seus iguais. Na pior das hipóteses esperam continuar comandando as secretarias de Assistência Social e da Agricultura Familiar. Respectivamente, com Ivonete Ferreira e Landmark Rios.
Dois ex-vereadores, e que presidiram a Câmara Municipal, só não serão secretários de Délia Razuk se não quiserem – Albino Mendes e Raufi Marques. Albino, presidente do PR, é "da cozinha" da prefeita e interlocutor preferido de Roberto Razuk junto aos partidos, inclusive os de oposição. Raufi, também habilidoso articulador político, e por seu trânsito em Brasília, onde já foi chefe do escritório de Mato Grosso do Sul, deverá cuidar do macro da administração.
05/10/2016 - 14h54Ex-presidente é acusado de influenciar decisão sobre empréstimo do BNDES à empresaBRASÍLIA - A Polícia Federal indiciou o ex-presidente Luiz Inácio Lula...
Para os que estão estranhando a nomeação de Antônio Carlos de Oliveira Nantes para a SUDECO (Superintendência de Desenvolvimento do Centro Oeste), trata-se de um dos melhores quadros da política estadual desde que o Estado foi criado. Deputado federal, candidato a governador, foi um dos fundadores do PT, mas tendo saído do partido antes de se contaminar no mar de corrupção em que os petistas se chafurdaram.
A prefeita eleita Délia Razuk só vai cuidar da análise de nomes para o secretariado depois de sua diplomação. Ela reafirma que não tem compromissos pessoais, mas políticos, levando-se em consideração o currículo dos que vierem a ser indicados, adiantando que tudo será feito depois de criteriosa análise em conjunto com os partidos que fizeram parte de sua coligação. Nem mesmo nomes para a equipe de transição ela está aceitando discutir agora.
Na pior das hipóteses os deputados Geraldo Resende e Renato Câmara estão com suas reeleições garantidas, já que a exposição em uma eleição municipal serve sempre como recall para a eleição seguinte. Mas é claro que – muito mais Geraldo que Renato – "fominhas" com são, não vão dar o braço a torcer, o tucano já fomentando a necessidade de alguém da região para o preenchimento deste importante espaço, quando questionado sobre a possibilidade de disputar o Senado, e o peemedebista, desde a campanha, já disseminando a ideia de que não vai passar encilhado o cavalo marchador rumo ao Parque dos Poderes.
Tanto Geraldo Resende quanto Renato Câmara parece terem assimilado bem os veredito das urnas. Tanto no palavrório do day after aos subordinados de sempre da imprensa, como na prática, no retorno de suas atividades parlamentares, na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal. Geraldo, inclusive, com suas selfies e transmissões "ao vivo" pelos corredores do Congresso, como se estivesse, ainda, em busca de votos. Quem sabe, para o Senado, já, afinal 2018 está logo ali.
RIO - Após o PT eleger menor número de prefeitos nesta eleição, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva minimizou nesta quarta-feira o impacto negativo da derrota nas urnas. Lula ressaltou que a alternância de poder faz parte do jogo democrático. "Uma hora você ganha, outra hora você perde. Assim é a democracia. Se tivesse escrito que o PT nunca pudesse perder, não teria fundado um partido político. Quem ganha agora pode perder em 2018. Alternância de poder é a beleza da democracia", afirmou Lula após participar de uma conferência internacional, que reuniu sindicalistas de todo o mundo no Rio.
A título de colaboração com o tesouro estadual, neste momento em que o passe de Alcides Bernal deve estar valendo mais que o de Neymar depois das Olimpíadas, vai aí um parâmetro de seu peso na hora transferir votos. Seu candidato a prefeito em Dourados, Wanderlei Carneiro, foi o lanterna, com 2065 votos, ficando atrás, também, dos oito vereadores mais votados. Como o PP não atingiu o coeficiente eleitoral, sua candidata a vereadora, a combativa Virginia Magrini, também dançou.
04/10/2016 - 16h41Senador é acusado de utilizar dinheiro de uma empreiteira para pagar pensão alimentíciaBRASÍLIA – O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal...
O Brasil já teve o "pai dos pobres" – o presidente Getúlio Vargas, título que na versão douradense coube ao prefeito e depois deputado petebista Vivaldi de Oliveira, no final da década de 1950. Vivaldi, que fora o maior fenômeno eleitoral antes da chegada de Ari Valdecir Artuzi. Pois foi encarnando esta condição, também, que a republicana Délia Razuk fez cair os últimos fiapos de cabelos ainda em fase de germinação na "hortinha" do tucano Geraldo Resende.