29.9 C
Dourados
quinta-feira, março 28, 2024

Lula, que ensaia retorno, vai ‘trazer o Brasil junto com ele?’, pergunta NYT

- Publicidade -

Na home de sábado, com foto, o New York Times destaca a chamada “O presidente Lula está ensaiando um retorno. Ele pode trazer o Brasil junto com ele?” (reprodução abaixo). O texto do correspondente Ernesto Londoño é publicado na página 9 deste domingo.

Na legenda da foto tirada por Mauricio Lima, “A épica ascensão e queda da carreira política de Luiz Inácio Lula da Silva parecia paralela à do Brasil, país que governou duas vezes como presidente. Agora ele quer uma chance de liderar novamente”.

Do texto, que não ouviu o ex-presidente:

“Uma série de vitórias nos tribunais restaurou seu direito de concorrer ao cargo, permitindo que Lula defenda novamente que é o único caminho para uma nação que luta contra o aumento da fome, da pobreza e do aprofundamento da divisão política. ‘Temos total certeza de que é possível reconstruir o país’, disse, recentemente.”

O correspondente ouviu a ex-ministra e ex-presidenciável Marina Silva:

“Enquanto milhões de brasileiros foram tirados da pobreza e da desigualdade sob seu governo, muitos dos projetos que Lula pôs em marcha, argumentam críticos, eram insustentáveis, perdulários e contaminados pela corrupção. ‘Eles não fizeram o que era preciso para o país, mas o que era preciso para se manter no poder ‘, disse Marina Silva.’ Os fins justificam os meios.'”

Ouviu também o ex-procurador Deltan Dallagnol, agora político:

“Dallagnol disse que os governos de Lula e Rousseff possibilitaram ‘um padrão de corrupção estrutural e sistêmica’. Acrescentou que os bilhões que as empresas concordaram em devolver aos cofres do governo, e os depoimentos de réus que confessaram, mostraram ‘que a corrupção virou um meio de governar o país’.”

O FAMOSO BOLSA FAMÍLIA ACABOU

Por diversos veículos nos EUA e pelo mundo, a agência Reuters despachou que a “Câmara aprova substituição do famoso Bolsa Família”. O programa foi “um esteio da política social brasileira por quase duas décadas”.

Nelson de Sá

Jornalista, publica a coluna Toda Mídia e cobre cultura e tecnologia na Folha de S. Paulo

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Últimas Notícias

- Publicidade-