20.6 C
Dourados
quinta-feira, abril 25, 2024

O Carneiro que vai virar livro, e o Carneirinho que pode virar deputado federal

- Publicidade -

Carneirão – A noite de autógrafos deve acontecer em meados de fevereiro, agora. O nome do livro, que será lançado pela editora Life – Um Benedito Guaicuru, de Caneta, Chapa (Tchapa, na grafia cuiabana) e cruz maltino. Para os íntimos, Walter Benedito Carneiro, uma das mais emblemáticas figuras da história política da terra de seu Marcelino. Vereador por dois mandatos, depois três vezes deputado estadual, inclusive, presidente da Assembleia Legislativa. Tanto no Jaguaribe como Guaicurus, Walter Carneiro foi de uma conduta irretocável. O livro, uma encomenda do filho Waltinho Carneiro, é para comemorar os oitenta anos do pai.

Carneirinho – O evento de lançamento da biografia do ex-deputado Walter Carneiro, cujo ghost writer é Edson Moraes, um dos decanos do jornalismo de Mato Grosso do Sul, deve servir também como pontapé inicial da campanha de Waltinho Carneiro, o atual presidente da Sanesul, à Câmara dos Deputados. Se o discurso de candidato for consistente e contundente como o do pai, estará no páreo por uma das oito cadeiras destinadas ao estado no salão verde do Congresso. Mais, na briga pela retomada da representatividade de Dourados perdida desde que Geraldo Resende não conseguiu a reeleição quatro anos atrás. Neste caso, numa briga intestina com o próprio Geraldo, com Laudir Munaretto e o bolsonarista Rodolfo Nogueira, entre outros.

Teste de fogo – Que Waltinho Carneiro é um dos mais habilidosos assessores políticos do estado ninguém tem dúvida. Que o digam o ex-governador André Puccinelli, de quem foi assessor, e o atual Reinaldo Azambuja. Que é também um grande gestor, todo mundo está vendo, pelo trabalho que vem realizando na presidência da Sanesul. Mas aí a água é doce. A expectativa agora é quanto à duração de seu fôlego e a qualidade de suas braçadas nas águas salgadas do mar de intrigas surgido entre seu padrinho político, o vice-governador Murilo Zauith, e o governador Reinaldo Azambuja.

Microfone cortado – Interessante é que antes mesmo de se manifestar, pelo menos publicamente, quanto a uma eventual candidatura, Waltinho Carneiro já estaria sendo vítima de “potenciais” concorrentes. De gente que pentelha o cerimonial da governadoria para que ele seja impedido de falar. Até em eventos por ele presididos! Só a ciumeira pelo grande volume de obras e serviços de sua gestão à frente da Sanesul para justificar tanta mesquinharia. A coluna paga um picolé de groselha a quem adivinhar a origem disso tudo.

Água mole em pedra dura… – Pode não ser Murilo Zauith o candidato a suplente de senador de Tereza Cristina, mas, neste caso, ele certamente indicaria alguém de seu grupo político. E, antes que o guru Zito Leite tire um nome do bolso do colete, o professor, contabilista e comandante da aeronave de Zauith, Domingos Ventorini, põe seu nome na mesa. Ele já tentou em outras ocasiões, e andou sonhando até com a prefeitura. Ah, se Zauith também não topar disputar de novo como vice-governador, ele também topa substituir o chefe, seja quem for o titular da chapa.

Depois do inferno da Covid… – Enquanto o comandante Renato se articula para entrar no jogo, na ala bolsonarista do grupo político do vice-governador a torcida é para que ele aceite o convite da ministra Tereza Cristina para disputar o senado com ela, como suplente. Para eles, com Bolsonaro reeleito, esta seria a grande oportunidade de se acabar com a lenda da cabeça de burro enterrada sob o monumento do herói Antônio João Ribeiro, que impede os candidatos douradenses de chegarem ao governo ou ao senado. Lembrando que, embora nascida em Dourados, a senadora Soraya Thronicke, tem reduto eleitoral em Campo Grande. Bolsonaro continuando no Planalto, e elegendo para Tereza Cristina para o Senado, ela voltaria ao Ministério, e Zauith estaria a um passo do céu, transformando em realidade o sonho dele e do eleitorado douradense de ter um senador.

Fake News – Com o laudo atestando que houve montagem no áudio no qual sugere ataques contra a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, a senadora Soraya Thronicke (PSL) pediu a instauração de inquérito pela Polícia Federal. Conforme a parlamentar, ela é vítima de “uma verdadeira organização criminosa, de forte atuação digital”. Ela diz que objetivo é atingir sua honra e semear discórdia entre os parlamentares.

O retorno de Jerson – Cinco vezes deputado estadual, duas vezes presidente da Assembleia. Depois de um curto período de inferno astral, o ex-deputado Jerson Domingos pode dar a volta por cima. Com a expertise de articulação no legislativo, pode ser o próximo presidente do Tribunal de Contas do Estado, onde é Conselheiro.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Últimas Notícias

- Publicidade-