30.4 C
Dourados
segunda-feira, abril 29, 2024

Lula propõe a Riedel comprar terras para salvar indígenas de Dourados

Ao ouvir a fala, o governador de MS levantou-se e aplaudiu

- Publicidade -

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), propôs ao governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), a compra em sociedade de terra para “salvar” os indígenas guaranis que vivem perto de Dourados.

A afirmação foi feita durante evento no frigorífico JBS, em Campo Grande, para marcar o envio de proteína animal à China.

Riedel, sentado durante toda a solenidade ao lado de Lula, levantou-se e aplaudiu a fala do chefe do Planalto. Houve palmas do público também.

“Eu quero lhe dizer que se você encontrar as terras pra que a gente recupere a dignidade daquele povo, o governo federal será parceiro na compra e no cuidado pra que eles voltem a viver dignamente”, afirmou Lula.

“O que eles não podem é ficar na beira da estrada mendigando”, comentou.

Dourados tem uma das maiores populações indígenas de Mato Grosso do Sul e, volta e meia, é palco de situações conflituosas em razão da disputa por terras. Um ano atrás, por exemplo, 10 indígenas foram presos depois de ocupar uma área onde seria construído um condomínio e é reivindicada como terra dos povos originários.

Não é a primeira vez que se fala em comprar áreas para assentar os indígenas e as iniciativas nesse sentido acabam não vingando.

Existe um debate sobre o que prevê a Constituição de 1988, segundo a qual as terras originariamente ocupadas por povos ancestrais devem ser devolvidas a eles. O Brasil nunca conseguiu cumprir esse item da lei máxima do país.

Marta de Jesus/Primeira Página/G1-MS

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Últimas Notícias

- Publicidade-