Além das notícias do Brasil e do mundo, aqui compartilhadas, tudo sobre os bastidores da política em Dourados e no Mato Grosso do Sul, com textos inéditos em artigos, entrevistas e comentários de Valfrido Silva e colaboradores.
"Os nossos municípios, se não estão piores com a crise que assola o País, é graças a visão municipalista do governador Reinaldo Azambuja", disse o presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), Juvenal Neto, prefeito de Nova Alvorada do Sul, ao comentar a mais recente ação do Governo do Estado em apoio aos municípios, o lançamento, nesta quinta-feira, da construção de 66 pontes de concreto em 25 localidades.
BRASÍLIA - Por falta de acordo no texto do projeto das medidas de combate à corrupção, especialmente a emenda que trata e tipifica o caixa 2 cometido no passado, os líderes decidiram com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), adiar a votação do projeto. Mais cedo, por 312 votos a 65, além de duas abstenções, foi aprovada a urgência para a votação das medidas.
Com os aliados e pretensos assessores de comunicação que tem Délia Razuk não precisa de adversários. Na série que vem fazendo para garantir seu retorno, ops!, a partir de janeiro, o radialista Marçal Filho se derrete hoje em elogios a Raufi Marques, que além de articulador político junto aos vereadores é quem vai distribuir a verba da comunicação. Mais que merecido, mas precisava escancarar que o moço é da cota do quase cassado deputado petista Vander Loubet?
BRASÍLIA — Depois de nove meses de longas e tensas negociações, o empresário Marcelo Odebrecht e mais 76 executivos da Odebrecht deverão concluir nesta quinta-feira a assinatura dos acordos de delação firmados com a Procuradoria-Geral da República dentro da Operação Lava-Jato. Os acordos, os mais esperados desde o começo da investigação, têm potencial para colocar em xeque o sistema de financiamento eleitoral do país, como disse ao jornal O Globo uma fonte da operação.
BRASÍLIA - Após a aprovação do pacote de medidas contra a corrupção na comissão especial da Câmara, líderes de praticamente todos os partidos, com exceção da Rede e do PSOL, vão tentar derrubar o texto do relator Onyx Lorenzoni (DEM-RS) e aprovar um projeto substitutivo no plenário da Casa.
BRASÍLIA - A comissão especial da Câmara aprovou por unanimidade na noite desta quarta-feira, com 30 votos, o texto-base do relatório com medidas de combate à corrupção. Foram aprovadas a criminalização do caixa dois, do enriquecimento ilícito, a punição de eleitor que venda seu voto, a criação da figura do "reportante" - que pode denunciar corrupção no local de trabalho -, a medida que torna a corrupção crime hediondo, entre outras. Com o fim da votação dos destaques, a comissão encerrou seus trabalhos na madrugada desta quinta-feira e agora o texto segue para votação em plenário da Câmara.
Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Um dos primeiros nomes definidos do secretariado de Délia Razuk, o médico Renato Vidigal não deverá sentir nem o cheiro dos 223 milhões destinados à sua pasta para o exercício de 2017. É que para cuidar do din-din a futura prefeita pretende colocar um especialista em cifrões. O advogado Paulo Tanamati é um dos cotados. Vidigal vai operar, literalmente, apenas a grande clientela da sempre depauperada saúde pública.
BRASÍLIA - O empresário Marcelo Odebrecht e mais de 60 funcionários da Odebrecht vão assinar ainda nesta quarta-feira acordo de delação premiada com procuradores da República de Brasília e de Curitiba, responsáveis pelas investigações da Operação Lava-Jato. Delatores e advogados de boa parte dos investigados já estão em Brasília desde ontem para concluir uma negociação que vinha se arrastando desde o início do ano.
Uma vez prefeita, Délia Razuk bem que poderia aproveitar a onda exorcizante do Procurador Geral do Ministério Público Estadual Paulo Passos, na Assembleia Legislativa, para acabar com algumas mordomias que perpassam mandatos na prefeitura de Dourados. Fantasmas, sim senhor, mas cheios dos truques. Além de não trabalhar, ainda ganham muito mais do que quem pega no batente. Pior, tem até Gasparzinho queridinho cotado para voltar ao primeiro escalão.
BRASÍLIA — O relatório que trata das medidas de combate à corrupção, apresentado na noite desta terça-feira pelo relator Onyx Lorenzoni (DEM-RS), inclui as dez medidas propostas pelo Ministério Público Federal e traz novidades, como a criminalização do eleitor que vender seu voto, com pena de até quatro anos de prisão. Esse foi o quarto parecer do relator, que, na versão final, reduziu de 17 para 12 as medidas. A votação ocorrerá nesta quarta-feira na comissão especial. Caso o relatório seja aprovado, seguirá para votação em plenário.
Se estiver mesmo a fim de exorcizar os fantasmas da Assembleia Legislativa, como afirma hoje ao Correio do Estado, o procurador do MPE, Paulo Passos, nem precisará recorrer aos pendores de Sherlock Holmes. Basta sintonizar a rádio peão de Dourados e chegará a alguns dos mais famosos, inclusive um que exibe o holerite nos botecos, gabando-se do alto salário e de não saber nem onde fica o gabinete em que é lotado. Sem contar um aposentado precoce que ganha mais que deputado.
Após mais de duas horas reunidos com o presidente Michel Temer, os governadores decidiram firmar uma pauta conjunta de medidas de ajuste nos estados para promover um "pacto federativo" com o governo federal. De acordo com o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, os estados e o Distrito Federal devem se comprometer a encaminhar propostas únicas de reforma da previdência nas unidades da federação, a fim de que sejam enviadas junto com a Reforma da Previdência que será fechada pelo Palácio do Planalto até o fim do ano.
"Temos bons nomes, vamos conversar com as categorias, com os segmentos e sabatinar alguns deles, porque as pessoas que vão ocupar os cargos têm que ter atitude e competência técnica". Palavras do prefeito eleito de Campo Grande, Marquinhos Trad, repelindo o compadrio, sobre a formação de seu secretariado. Gente de atitude e competência como Ricardo Ayache, por exemplo, o presidente da Cassems, cotado para presidir o Instituto de Previdência de Campo Grande.
O que é pior para o governo Michel Temer, a crise Geddel Vieira Lima ou a revisão do PIB para baixo em 2016 e 2017? A resposta é difícil, porque são duas más notícias muito importantes e com efeito direto sobre o humor da população. Temer, lembre-se, não é exatamente um campeão de popularidade.
BRASÍLIA — O governo editará nos próximos dias medida provisória transferindo o programa de reforma agrária para a alçada da Casa Civil da Presidência. Com isso, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, comandado pelo ministro Osmar Terra, do PMDB, passará a se chamar Ministério do Desenvolvimento Social. A partir da publicação da MP, Casa Civil e Incra acompanharão as ações federais de regularização fundiária.
Primeiro a denúncia de que o deputado Marquinhos Trad fora funcionário fantasma. Depois o flagra de dois deputados tentando escamotear a lista de "presença" para proteger os que "trabalham" na base. Agora, o presidente da Assembleia Legislativa, Junior Mochi, com a esfarrapada desculpa de que as 53 demissões dos últimos dias são apenas cortes de gastos e preparação para a posse dos primeiros funcionários a serem admitidos por concurso na história da Casa.
Mesmo antes da posse Délia Razuk já começa a dar seus pitacos como sucessora de Murilo Zauith. Ela conseguiu hoje, com o governo do Estado, a reelaboração do projeto de recapeamento da Avenida Hayel Bon Faker, garantindo o alargamento da via para aumentar o espaço de trafego. Detalhe: estava acompanhada do engenheiro petista Jorge Hamilton Torraca, que ficou famoso depois de flagrado dando detalhes da contabilidade dos retornos, ops!, para a turma da Uragano.
O presidente Michel Temer aproveitou nesta segunda-feira (21) a abertura da primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social para criticar a política econômica de sua antecessora no Palácio do Planalto, Dilma Rousseff.
Claro que o deputado federal Zeca do PT não veio só filar bóia na casa da prefeita eleita Délia Razuk na última sexta-feira. Entre um quibe cru e um tabule, especialidades do amigo agora "primeiro-damo" Roberto Razuk, o ex-governador sondou se está tudo certo para a manutenção das sinecuras dos petistas-murilistas, além de tentar emplacar outros de sua cota pessoal, como, por exemplo, alguém para cuidar da estratégica comunicação social.