23.3 C
Dourados
terça-feira, abril 23, 2024

Datafolha aponta vitória de Lula no primeiro turno

Petista tem mais votos válidos que a soma dos concorrentes. Na modalidade espontânea, Bolsonaro cresce fora da margem

- Publicidade -

A pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira aponta que Lula (PT) venceria a eleição no primeiro turno no cenário atual, repetindo panorama da última pesquisa, em 26 de maio. O petista teria 53% dos votos válidos (eram 54%), contra 47% da soma dos adversários, sendo 32% do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Na pesquisa anterior, o panorama era de 54% a 46% na comparação entre Lula e a soma dos concorrentes. No recorte de votos válidos, só são consideradas as respostas de quem escolher um candidato.

Na modalidade espontânea da pesquisa, ou seja, quando o entrevistado cita sua intenção de voto sem ser apresentado à lista de candidatos, o petista mantém a dianteira, mas viu sua vantagem se reduzir levemente. O ex-presidente oscilou de 38% para 37%, enquanto Bolsonaro subiu de 22% para 25% – uma dos raros recortes da pesquisa desta quinta-feira em que houve variação fora da margem de erro.

O Datafolha ouviu, ontem e hoje, 2.556 eleitores em 181 municípios de todas as regiões do país. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-09088/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais e para menos, e o índice de confiança é de 95%.

Se considerados todos os eleitores ouvidos no levantamento, o ex-presidente Lula mantém a liderança no primeiro turno da corrida à Presidência com 47% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro aparece na segunda colocação com 28%. Em terceiro lugar aparece o ex-governador Ciro Gomes (PDT) com 8%, seguido pelo deputado federal André Janones (Avante) com 2%, e pela senadora Simone Tebet (MDB), com 1%.

Petista segue à frente no Nordeste e entre mais pobres

Recortes da pesquisa divulgada nesta quinta mostram que Lula permanece com ampla vantagem no Nordeste, entre mais pobres, menos escolarizados e também no eleitorado mais jovem. Bolsonaro, por sua vez, lidera entre evangélicos e empresários.

No Nordeste, Lula soma 58% dos votos, contra 19% de Bolsonaro. Já entre o eleitorado que ganha até 2 salários mínimos e que representa pouco mais da metade da amostra populacional do Datafolha, Lula também vence o presidente por 56% a 22%. O petista tem ainda vantagem entre os mais jovens (54% a 24%) e menos escolarizados (56% a 22%).

Entre os evangélicos, Bolsonaro lidera e se distanciou de Lula, a ponto de deixar o empate técnico. O atual presidente tem entre eles 40%, ante 35% de Lula. Bolsonaro também vai melhor entre os homens (36%, contra 44% de Lula) e nos segmentos com maior renda. O presidente soma 44% entre aqueles com renda mensal de 5 a 10 salários mínimos e 47%, entre os que ganham mais de 10 salários mínimos. Entre os empresários, Bolsonaro tem 43% dos votos. O presidente tem também resultado melhor no Centro-Oeste, onde chega a 40% de intenções de voto.(O Globo).

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Últimas Notícias

- Publicidade-