Oito meses depois de subir ao trono após a morte de sua mãe, Elizabeth II, Charles III foi coroado neste sábado (6/5) ao lado de sua esposa, Camilla, em uma cerimônia solene e suntuosa, única na Europa, um evento que não acontecia no Reino Unido há 70 anos.
O rei Charles III foi oficialmente coroado ao redor do meio-dia (8h da manhã no Brasil) pelo arcebispo de Canterbury, Justin Welby. O religioso teve uma breve dificuldade para pôr a peça na cabeça do monarca, rapidamente superada.
Para 86% dos britânicos — percentual da população com menos de 70 anos — estes são ritos inéditos. A última vez que uma cerimônia como a de hoje ocorreu foi há quase 70 anos, em 2 de junho de 1953.
O arcebispo de Canterbury, Justin Welby, líder espiritual da Igreja da Inglaterra, colocou na cabeça do monarca de 74 anos a coroa de Santo Eduardo, que não era utilizada desde a coroação, em 1953, de sua mãe, que faleceu em setembro do ano passado.
A coroação ocorreu no cronômetro. O Rei Charles III e a Rainha Camilla já deixaram a Abadia de Westminster e, a bordo da carruagem, lideram a parada real e militar de volta ao Palácio de Buckingham. São seguidos, também de carruagem, pelo príncipe de Gales, William, a princesa Kate e os pequenos príncipes George, Charlotte e Louis. Muita expectativa para ver quem terá lugar na varanda central do Palácio de Buckingham. Príncipes Harry e Andrew certamente fora.
William se ajoelha diante do pai: ‘prometo minha lealdade’
O príncipe William, primeiro na linha de sucessão ao trono, ajoelhou-se perante ao pai e prestou sua homenagem:
— Eu, William, príncipe de Gales, prometo minha lealdade a você, e fé e verdade lhe darei, como seu suserano de vida e membros. Então me ajude, Deus — afirmou ele.
O príncipe, em seguida, encostou na coroa e deu um beijo no seu pai, que parece ter falado: “obrigado, William”.
Protestos continuam
Enquanto os salamaques da coroação se desdobram na Abadia de Westminster, manifestantes percorrem Piccadilly aos gritos de « não é o meu rei », cercados por políciais. Os protestos são pacíficos, mas o grupo e recibos com vaias pelas pessoas que esperam as portas dos pontos com os telões em que estão sendo grama oi Dadá imagens ao vivo da cerimônia reabrirem.
Correio Braziliense/O Globo, com agências internacionais
